Boas!
gostava de saber se para ter plantas verdadeiras num aqua é necessario ter alguma espécie de luz?
Plantas verdadeiras
Sim. É necessário ter uma luz para as plantas poderem realizar a fotossíntese.
Há plantas que são fáceis de manter e que não necessitam de grandes lâmpadas XPTO, como por exemplo:
- Elódea
- Cabomba
- Rabo de Raposa
- Musgo de Java
- Feto de Java
etc.
Há plantas que são fáceis de manter e que não necessitam de grandes lâmpadas XPTO, como por exemplo:
- Elódea
- Cabomba
- Rabo de Raposa
- Musgo de Java
- Feto de Java
etc.
E á outras que desenvolvem-se e dão-se bem apenas com a luz natural, sem necessidade nenhuma de luzes uvb, etc.
Por exemplo: fetos, anubia nana e pelo que observo no meu nano a bola de musgo também n necesita....
Off topic: desculpe estar a perguntar isto aqui, mas no meu nano noto que o musgo de java não se está a desenvolver quase nada e está com um verde ranhoso...Alguém sabe o que será? Só tenho luz natural lá e uma lampada normal de 5 watts...
Por exemplo: fetos, anubia nana e pelo que observo no meu nano a bola de musgo também n necesita....
Off topic: desculpe estar a perguntar isto aqui, mas no meu nano noto que o musgo de java não se está a desenvolver quase nada e está com um verde ranhoso...Alguém sabe o que será? Só tenho luz natural lá e uma lampada normal de 5 watts...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
-
- Membro
- Registado: quinta set 15, 2011 4:22 pm
Tenho bastantes plantas diferentes e estão todas a desenvolverem-se bem e não tenho nenhuma luz especial. O que elas precisam também e de um substrato fértil ou de umas pastilhas ou uns líquidos.
PS: rikass experimenta deitar um fertilizante na agua não e caro e para o nano quase não gastas nada.
PS: rikass experimenta deitar um fertilizante na agua não e caro e para o nano quase não gastas nada.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m
Os musgos dão se bem só em aguas frias...em aguas quentes a cima de 25ºc começam mesmo a morrer...Porem o musgo de java é o mais resistente aguentando bem 30ºc mas vai ficando castanho e algumas partes morrem.
Para os aquarios não se usa luz UVB, nem nada do genero....mas tens luzes melhores que outras dependendo de aquilo que queiras no aquario.
Mas isso tem a ver com o espectro por exemplo para plantas um lamapada com 4900 Kelvin a 6000 kelvin ou ate mesmo uma combinação destas duas realça as cores e ajuda no crescimento das plantas e realça a cor dos peixes. Depois tens tambem as superiores as 6000kv mas já é uma lampada para aquarios de Malawis ou tanganikas e ate mesmo de agua salgada não é boa para plantas.
Cumps
Para os aquarios não se usa luz UVB, nem nada do genero....mas tens luzes melhores que outras dependendo de aquilo que queiras no aquario.
Mas isso tem a ver com o espectro por exemplo para plantas um lamapada com 4900 Kelvin a 6000 kelvin ou ate mesmo uma combinação destas duas realça as cores e ajuda no crescimento das plantas e realça a cor dos peixes. Depois tens tambem as superiores as 6000kv mas já é uma lampada para aquarios de Malawis ou tanganikas e ate mesmo de agua salgada não é boa para plantas.
Cumps
<p>NAMASTÉ</p>
Pois, mas para este nano (mantenho a temperatura nos 26ºC) achas que meta uma luz boa para plantas é que tenho luz normal de candeeiro :S
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m
Não justifica colocares mudares a lampada. devias era tentar baixar a temperatura.
Já agora que fauna é que tens?
Já agora que fauna é que tens?
<p>NAMASTÉ</p>