Uma dúvida.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
JoseLS12
Registado: sábado jun 02, 2012 5:42 pm

sábado jun 02, 2012 5:58 pm

Boas,

Acabei de me registar. Uns amigos falaram-me de vocês por aqui e lembrei-me de colocar aqui uma questão que me está a baralhar desde ontem.

Tenho um aquário comunitário há mais de um ano estabilizado. Nunca tive problemas nem mortes, no entanto ontem comecei a ver uma platy dormir de cabeça para baixo. Não liguei porque já era muito tarde e não quis estar a acender luzes para não incomodar os peixes.

Hoje reparo que está outra vez assim. já pesquisei na net mas não encontro uma resposta especifica para este caso só hipóteses... e duvidas já eu tenho!

Noto que ela anda na vertical e de cabeça para baixo. Não tem manchas nem as nadadeiras esbranquiçadas. Que poderá ser?

Dou o set up do meu aqua:

Aqua de 80 litros
Filtro interno de esponja.
Aquecedor c/termostato 150 Tetra

Fundo: areão de rio
Rochas vulcanicas e tronco

Flora:
Musgo de java
feto de java
Anubias nana e normal
Outras que já não me lembro o nome, porque já as tenho há imenso tempo.

Fauna:

6 platys (3 machos e 3 fêmeas)
6 nariz de bebados
2 corydoras paleantus
1 oto
1 comedor de algas chines
3 guppys ( 1 macho e 2 femeas)

Parametros da agua medidos hoje:

amonia - zero
nitritos - 0,1
ph - 7,5 estavel durante toda a existencia
temperatura - 27

o que eu preciso mesmo é de opinião sobre a possivel causa do comportamento dessa platy... poderão ser parasitas?

Obrigado se me puderem ajudar.

José
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado jun 02, 2012 6:25 pm

Que é uma doença é sem dúvida agora o que..É melhor esperar por outras respostas...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
JoseLS12

domingo jun 03, 2012 3:38 pm

Bom.. pensei que este forum tivesse mais visualizações ou participações... parece que aqui não me safo!

Entretanto, continuo cada vez mais intrigado. A platy hoje de manhã estava normal, mas depois de lhes dar comida voltou ao mesmo. Agora de tarde estou a ver todos os meus peixes pousados na areia... isto definitivamente não me parece normal!

Mas também me parece que não vou obter aqui qualquer resposta.

obrigado e até outra altura.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 03, 2012 3:40 pm

Baixe a temperatura para 25º.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JoseLS12

domingo jun 03, 2012 4:27 pm

Oi...

Obrigado forista Dinodane... já baixei. Mas sabe dizer-me algo mais sobre isto que se está a passar?

Há mais de 2 anos que tenho peixes e nunca vi tal coisa. Já andei a pesquisar e não tenho respostas... apenas duvidas: bexiga natatória ou parasitas

Todos os meus peixes parecem que estão a dormir no fundo, apenas os nariz de bêbado apresentam alguma actividade, juro que nunca vi...
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 4:29 pm

Pois gostaria de ajudar mas não sei do que se trata. Se estivessem todos à superfície seria falta de O2...
Já experimentou para lém de baixar a temp, fazer uma boa tpa?

JoseLS12

domingo jun 03, 2012 4:34 pm

dinodane Escreveu:Pois gostaria de ajudar mas não sei do que se trata. Se estivessem todos à superfície seria falta de O2...
Já experimentou para lém de baixar a temp, fazer uma boa tpa?
Ontem fiz tpa de 40%... antes de o fazer fiz medição de parametros e estavam todos normais. Ontem em consulta noutro forum aconselharam a subir a temperatura para 28%.. mas achei de mais. não tenho ictio no aqua e como tenho alevinos, estou bem indeciso...

Agora baixei um pouco a temperatura e adicionei agua fria. vamos ver a reacção. Eles não parecem doentes e alimentam-se bem... é só essa prostação no fundo do aqua que parecem todos a dormir!!!

à excepção daquela platy que por vezes faz o pino!
É mesmo estranho!
JoseLS12

domingo jun 03, 2012 4:36 pm

Dinodane você tem aquários? Alguma vez fez alguma desparasitação?

Tenho ouvido falar disso mas nunca fiz e gostava de ouvir alguma opinião.
dinodane
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 5:06 pm

Tenho aquas claro ou não estaria aqui a opinar. Só usei tratamentos quando tive peixes doentes.

JoseLS12

domingo jun 03, 2012 5:20 pm

Bom... podia ter tido e já não ter ;) não se ofenda com a minha pergunta.

Eu também nunca usei nada na agua, nem aquele aquasafe. A minha água descansa durante uma semana para as tpas.

bem, por agora vou aguardar a ver o que resulta do meu aqua, depois virei dar algum feedback .
Obrigado.
José
Rikass
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 7:39 pm

Eu aconselho SEMPRE a fazer desparasitação com flagyl 250 mg e optimo e quando o fiz os meus peixes parece que ressuscitaram :D Se quiser saber como se faz eu digo ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
JoseLS12

domingo jun 03, 2012 7:55 pm

Já agora! Se puder dizer como se faz eu agradeço... saber não ocupa lugar!

Mas eu tenho alevinos no meu aqua... será aconselhavel mesmo assim?

Mas pode dizer que eu depois vejo a melhor oportunidade para fazer se realmente optar por isso.

Obrigado :wink:
Rikass
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 10:47 pm

Um comprimido e meio de 250mg por cada 50 L de agua. Antes de colocares no Aqua, coloca comida dentro de um copo com a mistura do flagyl (atenção tens de partir os comprimidos e mexer muito bem) durante 10 min e depois alimenta os animais com essa comida. A comida congelada adere melhor ao flagyl mas nao exageres. Dá alternadamente uma refeição congelada e duas de flocos. O tratamento tem 4 dias. Assim atacamos pela água e pela comida :)
JoseLS12

segunda jun 04, 2012 10:38 am

Bom dia

Obrigado Rikass pela dica. Vou esperar mais uns dias que os alevinos cresçam mais um pouco.
Mas essa mistura é para ser repartida pelos 4 dias ou é uma dose dessas de cada vez durante 4 dias?

Hoje de manhã andava tudo normal no aqua e isso é que me deixa intrigado.
Vamos a ver logo quando eu chegar do trabalho.

---
José
Rikass
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 4:55 pm

Uma dose por cada dia...Não tem problema algum com os alevins. Mas tem de fazer TPA de 20% diária enquanto o tratamento decorre...
Responder

Voltar para “Peixes”