Há cerca de dois meses comprei um aquario e na loja ofereceram-me umas plantas. Depois de montado e passados 4 dias se nao me engano, coloquei as plantas la dentro. Quando o fiz pareceu-me ver um caracol muito pequeno numa delas, mas pensei que nao tivesse importancia.
Pois bem, passados os dois meses tenho o aquario infestado dos tais caracois, então o filtro, que acho que é o que chamam de biobox, e as plantas estão mesmo cheios deles. Como posso fazer para os remover?
Praga de caracóis
Existem várias maneiras de acabar com as pragas de caracóis.
Há produtos no mercado próprios para isso, mas eu desaconselho-os, pois eu defendo que quanto menos químicos no aquário, melhor.
Pode adquirir uma espécie que coma caracóis ( por exemplo, as bótias ou os caramujos helena ) se tiver parâmetros e aquário para isso. Se ponderar esta hipótese lembre-se de pesquisar e informar-se acerca da espécie que quer colocar.
E pode também recorrer à remoção manual, que foi a forma que eu sempre utilizei para acabar com estas pragas.
Quando tive praga de physas e caramujos trombeta no meu aquário, acordava de noite ( pois estes caramujos são nocturnos ) e retirava-os com a rede para outro aquário que tinha preparado apenas para eles. Nunca matei nenhum. Ía removendo até que acabou.
Boa sorte
.
Há produtos no mercado próprios para isso, mas eu desaconselho-os, pois eu defendo que quanto menos químicos no aquário, melhor.
Pode adquirir uma espécie que coma caracóis ( por exemplo, as bótias ou os caramujos helena ) se tiver parâmetros e aquário para isso. Se ponderar esta hipótese lembre-se de pesquisar e informar-se acerca da espécie que quer colocar.
E pode também recorrer à remoção manual, que foi a forma que eu sempre utilizei para acabar com estas pragas.
Quando tive praga de physas e caramujos trombeta no meu aquário, acordava de noite ( pois estes caramujos são nocturnos ) e retirava-os com a rede para outro aquário que tinha preparado apenas para eles. Nunca matei nenhum. Ía removendo até que acabou.
Boa sorte

Eu defendo que os caracóis não são praga...Eles são bem beneficos para o aquário...Não sei qual é a espécie que tem no aquário, mas por exemplo eu tenho no meu physas, melanoides sp. e planorbis...Os melanoides arejam o solo e comem os restos de comida e as outras duas espécies alimentam-se de algas, tiram as algas das plantas sem as estragar...Ou seja eu ate gosto de ter estes caracois...Para controla-los ponho alguns no meu nano e os meus peixes balão anões encarregam-se do resto...Acho que o ideal ou é tirar manualmente, ou arranjar um predador natural...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...