Peixes para aqua 100 litros
Boa noite,
Estou a pensar em comprar um aqua com 100 litros e gostaria que me ajudassem na escolha dos peixes que pretendo colocar nesse aqua.
Nas minhas escolhas entram escalares, ramirezis, kribensis, colisas, gouramis.
Já ouvi falar que alguns destes que referi não são compativeis, mas também já ouvi o contrario, pelo que gostaria da vossa opinião.
Obrigado a todos.
Cumps
Estou a pensar em comprar um aqua com 100 litros e gostaria que me ajudassem na escolha dos peixes que pretendo colocar nesse aqua.
Já ouvi falar que alguns destes que referi não são compativeis, mas também já ouvi o contrario, pelo que gostaria da vossa opinião.
Obrigado a todos.
Cumps
Boa noite.Xico86 Escreveu:Boa noite,
Obrigado a todos.
Cumps
Também tenho um aquário de 100l e adorava ter kribensis. Nunca tive mas conheço quem tenha e são peixes fantásticos e adoráveis.
São territoriais, portanto é importante ter bastante cuidado com as espécies que se escolhe para lhes fazer companhia no aquário.
Tirando isso, o meu amigo que tem esta espécie possui um aquário densamente plantado e os kribensis adoram nadar por entre as plantas acompanhados das suas crias. Algo muito giro de se ver.
Olá.
Eu excluiria os escalares. São peixes que crescem muito ( podem chegar a atingir os 20 cm ) e não aconselho colocá-los num aquário tão pequeno.
Em relação aos ramirezis e aos kribensis, considero-os peixes lindíssimos. Já tive ramirezis e não acho que seja um peixe para principiantes. Digo isto porque são peixes muito sensíveis, que não podem ser colocados com qualquer um e que, por vezes, são muito esquisitos na questão da alimentação ( há muitos que só aceitam alimento vivo ) e há muitos principiantes que não contam com isto. O mesmo digo para os kribensis.
Tirando isso são peixes que realmente valem a pena ter.
Em relação ás colisas, nunca tive, mas são atractivos e simples de manter.
Tem também outras opções:
- Tetras ( Serpae, Limão, Pristela, Fantasma Negro, Néon, etc. )
- Poecilídeos ( Guppy, Molly, Platy, Cauda de Espada, etc. )
- Ciclídeos ( são peixes com necessidades muito próprias, por isso, pesquise bem se quiser ter um aquário com estes peixes )
Há muitas outras opções, desde aquários monoespécie, a comunitários, biótopos, paludários, etc. Escolha os peixes que mais gosta e veja se são compatíveis. Depois poderá colocar aqui a sua decisão e nós poderemos alertar possíveis incompatibilidades.
Boa sorte
.
Eu excluiria os escalares. São peixes que crescem muito ( podem chegar a atingir os 20 cm ) e não aconselho colocá-los num aquário tão pequeno.
Em relação aos ramirezis e aos kribensis, considero-os peixes lindíssimos. Já tive ramirezis e não acho que seja um peixe para principiantes. Digo isto porque são peixes muito sensíveis, que não podem ser colocados com qualquer um e que, por vezes, são muito esquisitos na questão da alimentação ( há muitos que só aceitam alimento vivo ) e há muitos principiantes que não contam com isto. O mesmo digo para os kribensis.
Tirando isso são peixes que realmente valem a pena ter.
Em relação ás colisas, nunca tive, mas são atractivos e simples de manter.
Tem também outras opções:
- Tetras ( Serpae, Limão, Pristela, Fantasma Negro, Néon, etc. )
- Poecilídeos ( Guppy, Molly, Platy, Cauda de Espada, etc. )
- Ciclídeos ( são peixes com necessidades muito próprias, por isso, pesquise bem se quiser ter um aquário com estes peixes )
Há muitas outras opções, desde aquários monoespécie, a comunitários, biótopos, paludários, etc. Escolha os peixes que mais gosta e veja se são compatíveis. Depois poderá colocar aqui a sua decisão e nós poderemos alertar possíveis incompatibilidades.
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
o problema dos ramirezis é que são, segundo ouvi, EXTREMAMENTE sensíveis á amónia, por isso só os deve colocar após uns meses de funcionamento do aquário.
eu, em seu lugar deixava isso ciclar, e depois colocava uns neons para ver como se davam. Se tudo estivesse bem, punha mais uns neons, e os colisas (um casal).
eu, em seu lugar deixava isso ciclar, e depois colocava uns neons para ver como se davam. Se tudo estivesse bem, punha mais uns neons, e os colisas (um casal).
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Foi mesmo o que ouviste...Porque não são extremamente sensiveis o meu (quando tive m problema de pico de amónia no aqua) era dos mais saudáveis...doctorbrinco Escreveu:o problema dos ramirezis é que são, segundo ouvi, EXTREMAMENTE sensíveis á amónia, por isso só os deve colocar após uns meses de funcionamento do aquário.
Porque excluir os escalares? As pessoas ás vezes exageram não estamos a falar de altums ok? Quais as medidas certas do aqua?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass Escreveu:Foi mesmo o que ouviste...Porque não são extremamente sensiveis o meu (quando tive m problema de pico de amónia no aqua) era dos mais saudáveis...doctorbrinco Escreveu:o problema dos ramirezis é que são, segundo ouvi, EXTREMAMENTE sensíveis á amónia, por isso só os deve colocar após uns meses de funcionamento do aquário.
Porque excluir os escalares? As pessoas ás vezes exageram não estamos a falar de altums ok? Quais as medidas certas do aqua?
Boas!
Obrigado pelas ajudas!
Em relação aos escalares, são os zebra.
O aquário que ando a ver tem as seguintes medidas: 100 x 301 x 48cm.
Em termos de altura, penso que para os escalares não será muito bom para os mesmos, mas também já me disseram que há piores....
Em relação aos ramirezi, são peixes que só gostaria de os colocar no aqua passado uns bons tempos, até ver que está tudo a funcionar como deve ser.
Será que posso juntar ramirezi com kribensis e colisas?
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
bem, eu não sou um grande pro nisso das misturas de espécies, mas eu se fosse a ti, escolhia só peixes da mesma área geográfica, e que estejam habituados a viver em conjunto, é sempre mais seguro do que inventar e fazer uma "sopa" de espécies diferentesXico86 Escreveu:Rikass Escreveu:Foi mesmo o que ouviste...Porque não são extremamente sensiveis o meu (quando tive m problema de pico de amónia no aqua) era dos mais saudáveis...doctorbrinco Escreveu:o problema dos ramirezis é que são, segundo ouvi, EXTREMAMENTE sensíveis á amónia, por isso só os deve colocar após uns meses de funcionamento do aquário.
Boas!
Obrigado pelas ajudas!
Em termos de altura, penso que para os escalares não será muito bom para os mesmos, mas também já me disseram que há piores....
Em relação aos ramirezi, são peixes que só gostaria de os colocar no aqua passado uns bons tempos, até ver que está tudo a funcionar como deve ser.
Cumps

como já disse, podes por os ramirezis, são bons peixes, mas apenas quando o aquário tiver uma ÓPTIMA colónia de bactérias.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Se a altura for 30 cm esquece...Mas se for os 48cm é optimoXico86 Escreveu:Rikass Escreveu:Foi mesmo o que ouviste...Porque não são extremamente sensiveis o meu (quando tive m problema de pico de amónia no aqua) era dos mais saudáveis...doctorbrinco Escreveu:o problema dos ramirezis é que são, segundo ouvi, EXTREMAMENTE sensíveis á amónia, por isso só os deve colocar após uns meses de funcionamento do aquário.
Boas!
Obrigado pelas ajudas!
Cumps

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Os peixes que refere são incompatíveis. O betta aprecia um pH neutro ( 7.0 ) e eu aconselho a mantê-los sozinhos, pois tendem a ser agressivos. Os guppys preferem um pH alcalino ( cerca de 7.2 ) e, tendo rabos e cores atraentes, podem muito bem ser um potencial alvo do betta. Já os néons são peixes de pH ácido ( cerca de 6.5 ).teliana Escreveu:tenho um aquario de 100l e gostaria de ter la betta guppys e neons. alguem me pode dizer se sao compativeis e qual a quantidade de cada especie a ter no aquario. aguardo uma resposta de alguem que me posa ajudar. obrigado
Pode ter, sim senhor.
Está visto que a Nitara não está familiarizada com o conceito do aquário comunitário... os néons e os guppys suportam amplitudes relativamente grandes de pH e dão-se bem em pH neutro.
Está visto que a Nitara não está familiarizada com o conceito do aquário comunitário... os néons e os guppys suportam amplitudes relativamente grandes de pH e dão-se bem em pH neutro.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Tem que levar em linha de conta o facto dos guppys se reproduzirem com muita facilidade. Eu colocaria um cardume de 12 néons, um trio de guppys, um macho e duas fêmeas e colocaria umas 5 coridoras para povoarem o fundo, assim tem todos os níveis de natação do aqua preenchidos: os guppys nadam muito à super´fície, os néons ficam entre duas águas e as coridoras são peixes de fundo. é só uma sugestão.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Neons e guppys são incompativeis a nivel de pHdinodane Escreveu:Tem que levar em linha de conta o facto dos guppys se reproduzirem com muita facilidade. Eu colocaria um cardume de 12 néons, um trio de guppys, um macho e duas fêmeas e colocaria umas 5 coridoras para povoarem o fundo, assim tem todos os níveis de natação do aqua preenchidos: os guppys nadam muito à super´fície, os néons ficam entre duas águas e as coridoras são peixes de fundo. é só uma sugestão.
pH ideal neons: 6.5-6.8
pH deal guppys: 7.2-7.4