Boas, agora com estas subidas de temperatura estou a deparar-me também com graves subidas das mesmas nos meus aquarios, nenhum deles tem termostato ligado sequer e os dois estão a 30 graus!!!
O meu maior (100cm comprimento, 40cm altura, 30cm profundidade) não me preocupa tanto, pois só tenho espécies amazónicas e 30 graus não faz muito mal, o que me preocupa mais é o nano (18 L) as espécies são todas asiáticas e não apreciam temperaturas altas (temperatura que custumava ter no aqua - 25 graus) neste tenho muito medo que morram alguns peixes como a minha borboleta de rio chinesa que nem sei como está viva, também tenho 2 carinotetraodons travancoricus, red cherrys e crias, e 1 comedor de algas siames pequeno (temporário só para acabar com a praga de algas do nano)...
A minha pergunta é o que hei de fazer? Vi algo sobre colocar ventoinhas daquelas do PC, mas como é que adapto isso a uma ficha? Obrigado e respondam rápido sff, porque se com esta te,peratura ambiente os aquas estão a 30 então nos proximos dias que vai aumentar não sei até onde a temp. pode subir :S
Problema grave temperatura
Para além das ventoinhas ( que já falei no outro tópico ), podes ainda colocar uns sacos com gelo dentro do aquário. Era o que eu fazia quando ainda não tinha os Coolers.Rikass Escreveu:Boas, agora com estas subidas de temperatura estou a deparar-me também com graves subidas das mesmas nos meus aquarios, nenhum deles tem termostato ligado sequer e os dois estão a 30 graus!!!
O meu maior (100cm comprimento, 40cm altura, 30cm profundidade) não me preocupa tanto, pois só tenho espécies amazónicas e 30 graus não faz muito mal, o que me preocupa mais é o nano (18 L) as espécies são todas asiáticas e não apreciam temperaturas altas (temperatura que custumava ter no aqua - 25 graus) neste tenho muito medo que morram alguns peixes como a minha borboleta de rio chinesa que nem sei como está viva, também tenho 2 carinotetraodons travancoricus, red cherrys e crias, e 1 comedor de algas siames pequeno (temporário só para acabar com a praga de algas do nano)...
A minha pergunta é o que hei de fazer? Vi algo sobre colocar ventoinhas daquelas do PC, mas como é que adapto isso a uma ficha? Obrigado e respondam rápido sff, porque se com esta te,peratura ambiente os aquas estão a 30 então nos proximos dias que vai aumentar não sei até onde a temp. pode subir :S
Como tenho sempre gelo na arca, colocava algum em dois os três sacos ( para os peixes não tocarem no gelo directamente ) e punha num cantinho do aquário. Em cerca de 10 minutos quase todos os peixes íam para o local onde estava o saco e repousavam ali bastante tempo.
Se usares esta técnica tem atenção, pois há sacos muito fininhos e não convém os peixes tocarem em coisas tão frias. Os sacos que eu colocava eram bastante grossos.
Podes também ligar uma ventoinha direccionada para o vidro do aquário nas horas de maior calor.
Evita completamente que a luz solar incida directamente no aquário ( mas isso é básico, não é só no Verão ).
Num aqua tão pequeno não deves colocar "gelo", seja em que forma for lá dentro, vais causar variações muito bruscas. Podes colocar garrafas de água congeladas encostadas aos vidros e vais trocando.
As ventoinhas devem ser direccionadas directamente para água para ajudar na decipação.
As fans de pc podes liga-las a carregadores de telemovel
As ventoinhas devem ser direccionadas directamente para água para ajudar na decipação.

Obrigado, estou a ponderar colocar ventoinhas mesmo daquelas ja montadas que vende-se nas lojas de aquariofilia.Nitara Escreveu:Para além das ventoinhas ( que já falei no outro tópico ), podes ainda colocar uns sacos com gelo dentro do aquário. Era o que eu fazia quando ainda não tinha os Coolers.Rikass Escreveu:Boas, agora com estas subidas de temperatura estou a deparar-me também com graves subidas das mesmas nos meus aquarios, nenhum deles tem termostato ligado sequer e os dois estão a 30 graus!!!
Como tenho sempre gelo na arca, colocava algum em dois os três sacos ( para os peixes não tocarem no gelo directamente ) e punha num cantinho do aquário. Em cerca de 10 minutos quase todos os peixes íam para o local onde estava o saco e repousavam ali bastante tempo.
Se usares esta técnica tem atenção, pois há sacos muito fininhos e não convém os peixes tocarem em coisas tão frias. Os sacos que eu colocava eram bastante grossos.
Podes também ligar uma ventoinha direccionada para o vidro do aquário nas horas de maior calor.
Evita completamente que a luz solar incida directamente no aquário ( mas isso é básico, não é só no Verão ).
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Como? É que sou super leigo no ramo da electricidade XDepicrates Escreveu:Num aqua tão pequeno não deves colocar "gelo", seja em que forma for lá dentro, vais causar variações muito bruscas. Podes colocar garrafas de água congeladas encostadas aos vidros e vais trocando.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Estou com o mesmo problema... a água está a 31 graus... tenho um betta que está mais parado do que o normal. Não sei o que fazer para a temperatura descer. Não tenho acendido as luzes do aqua para não aquecer ainda mais. Colocar gelo na água também não me parece muito boa ideia... Acabei de colocar um saco de gelo mas por fora do aqua, num dos lados, junto ao vidro. Espero que ajude um pouco...
O que acham de colocar algumas pedras de gelo dentro de uma maternidade para que vão descongelando a pouco e pouco sem estarem em contacto com os peixes? Ou coloco as pedras dentro de um saco e este dentro da maternidade? Sei que é uma solução temporária e que talvez as ventoinhas fossem o mais indicado mas não tenho ventoinhas e tenho que tentar descer a temperatura.
Quanto ao saco de gelo junto ao vidro o betta encostou-se logo a ele...
Quanto ao saco de gelo junto ao vidro o betta encostou-se logo a ele...
Tudo o que for electrico funciona com polaridade, ou seja, um + e um -.Rikass Escreveu:Como? É que sou super leigo no ramo da electricidade XDepicrates Escreveu:Num aqua tão pequeno não deves colocar "gelo", seja em que forma for lá dentro, vais causar variações muito bruscas. Podes colocar garrafas de água congeladas encostadas aos vidros e vais trocando.
Neste caso especifico das fans de pc com carregadores de tlm, o ideal são os carregadores antigos da nokia, que têm um "jack" mais largo.
Resumindo: a entrada do carregador é "oca", enfias lá dentro um dos fios da fan, o outro fio da fan enrolas na parte de fora e isolas bem com fita isoladora.
Olha aqui um amigo com paciência que fez um tutorial, apesar de ser para um terrário, a ligação é a mesma http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73303