enguia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

quinta jul 05, 2012 10:24 pm

Boas pessoal, estava eu a pescar barbos e apanhei uma enguia linda de 55cm e nao a consegui matar para meter na caldeirada :?
Tenho-a em casa dentro de um aquario, as minhas questoes sao:
Como a alimentar?
E qual o tamanho de um aquario ideal para ela?
Cumps
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta jul 05, 2012 11:50 pm

Enguia? Mas selvagem? Que espécie é? Apanhou no mar ou no rio? So depois de me responder a estas questoes é que posso ajudá-lo
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
ReptilXxX
Membro Veterano

sexta jul 06, 2012 12:06 am

Sim é selvagem, especie Anguilla anguilla pescada no rio...
Rikass
Membro Veterano

sexta jul 06, 2012 1:10 am

Volte a por onde estava essa espécie, conhecida como enguia europeia, está em risco de extinção, por causa da pesca excessiva, da poluição, etc...E é muito grave:
Fundamentação: A redução da espécie nos últimos 18 a 24 anos pode ter atingi-
do 75% do número de indivíduos maduros e prevê-se que possa continuar a veri-
ficar-se nos próximos 18 a 24 anos ou em qualquer período com a mesma ampli-
tude que abarque o passado e o futuro. As causas da redução, embora geralmente
compreendidas, não são reversíveis nem cessaram. A avaliação da redução é
baseada em dados de abundância, no declínio da qualidade do habitat, nos ele-
vados níveis de exploração actuais e também nos efeitos de agentes patogénicos
e poluentes.
Fonte: ICNB
Última edição por Rikass em sexta jul 06, 2012 1:19 am, editado 1 vez no total.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano

sexta jul 06, 2012 1:13 am

E além disso para te-la precisaria de um aquário de a volta 1000 litros, ficam com 1 metro e meio (femeas) e 50 cm (machos) e chegam a pesar 10 kg...

Existem montes de enguias para aquário a venda no mercado, enguias essas que podem chegar so os 25 cm...Não fique com ela se quer que a espécie tenha uma chance devolva-a ao habitat natural...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta jul 06, 2012 12:24 pm

Totalmente de acordo com tudo o que o Rikass disse.

Por favor, para o bem da Natureza e para ajudar a conservar esta espécie, devolva-a ao habitat natural.
ReptilXxX
Membro Veterano

sexta jul 06, 2012 1:48 pm

Já esta!
Hoje de manha bem cedinho fui devolve-la ao rio...
Mas sem antes lhe dar umas minhocas...
Ja agora sabem onde posso encontrar moreias de agua doce?
Cumps
Rikass
Membro Veterano

sexta jul 06, 2012 11:55 pm

Antes de mais, obrigado pela sua atitude muito nobre, pode ser que esta espécie tenha uma chance de recuperar!

Moreias de água doce é um bocadinho dificil XD

Enguias sim, existe uma espécie, que pessoalmente adoro, fica com um MAX. de 50cm (nem tanto) e pode mesmo vir comer a mão, etc..

A espécie é mastacembelus circumcinctus (achp que esta bem escrito)
Mas pronto é comum conhecê-la como enguia zig-zag...

O pH é mais para o alcalino, mas não é um factor que se deva preocupar...

O aquário deverá ter um minimo de 150/160 litros (quanto mais melhr)

Temperatura entre os 23 e os 27 graus esta bom.

A alimentação é a coisa mais complicada nas enguias todas, porque elas rejeitam quase sempre o alimento seco (flocos/granulado), apenas aceitam comida congelada, mas preferem viva claro... Larvas-vermelhas (bloodworms), tubifex, artémia, miolo de camarão, miolo mexilhão, miolo ameijoa, etc.

São compativeis com imensas espécies, menos com as mais pequenas (neons, danios zebra, rasboras pequenas, guppys) são peixes que desaparecem do aquário ao por enguias, principalmente esta espécie...

Mas existem muitas outras é uma questão de procurar, as desvantagens da manutenção das mesmas é mesmo a alimentação e o alojamento já que aquário com menos de 120 litros não são recomendados para nenhuma espécie...

Aqui está uma foto da mastacembelus circumcinctus

Imagem
ReptilXxX
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 11:39 pm

Comprei uma especie de enguia, ropefish, o peixe é lindo mas so pega no tenebrios, pastilhas de fundo nao lhes toca e artemias nunca tocam no fundo porque os meus 7 serpaes, 1 viuvas negras e o beta nao deixam.
Alguma sugestao?
Cumps
Rikass
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 12:44 am

Pois esse peixe é mais conhecido por senegalus (não pertence as enguias) e um peixe muito prehistorico que ate tem um pulmão para respirar ar atmosferico... Muito cuidado alem de ficarem grandes (50cm ate 60cm) eles custumam comer os olhos dos peixes mais pequens que ele, isto ate conseguir come-los todos...Não acho que fizeste uma boa escolha :S, e eles sao complicados com a alimentação sim... Que tamanho e o teu aquário?
ReptilXxX
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 12:54 am

Tem 80 litros.
Rikass
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 2:31 am

ReptilXxX Escreveu:Tem 80 litros.
Pois não chega, para ele viver em condições aconselho o dobro ou mais...Não é por acaso que ele é costume ver com peixes de grandes dimensões (ciclideos africanos, etc.)
Rikass
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 2:42 am

Olha enganei-me eles so ficam com um MAX de 36 cm, mas em relação a capacidade do aquário isso estou certo, necessitam de um aqua com um mínimo de 160 litros... Pelo que tive a ver NÃO PODEM ser mantidos com peixes com menos de 10 cm, eles se não os comerem desfazem-nos mesmo...O que se passa e que eles são muitos lentos, por isso e que ainda tens peixes no aquário... Eu aconselho a arranjar um aqua bem maior e colocar ciclideos e o senegalus, ou então devolvê-lo a loja porque 80 litros simplesmente não dá... E se arranjares um aqua maior certifica-te que circula ar, mas ao mesmo tempo não pode haver brechas grandes na tampa porque eles fogem e morrem porque secam... Tive a ver e costumam aceitar lindamente comida em granulado (vai ao fundo bem mais rapido do que os flocos) para ciclideos...
ReptilXxX
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 9:24 pm

Rikas acho que fiest confusao com a especie.
http://www.youtube.com/watch?v=UEo-Spv0 ... re=related
é igual á mais fininha que esta no filme aos 19 segundos cumps.
Rikass
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 9:48 pm

Olha mais me ajudas então disse bem essa espécie ( Erpetoichthys calabaricus) fica com mais de 60 cm, lol era a que estava a fala inicialmente, um aquario de 170 litros sera o ideal...Eu disse-te que a mastacembelus era o ideal e ficava mais pequena, mas quiseste maior só tens duas opções:
*Compras um aqua maior
*Dás a alguem

E muito bonito, mas fica enorme e 80 litros não chega mesmo nada:

Imagem
Responder

Voltar para “Peixes”