Peixes de Lago

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça jul 31, 2012 1:13 am

Boas malta dos peixinhos :) !
Tenho participado já desde algum tempo neste fórum mas na parte dos répteis mas chegou a altura de me aventurar neste 'lado' :b

Tenho um lago no jardim onde abrigo uma turtle (Pseudemys Concinna) e queria lá meter alguns peixes mas primeiro quero fazer-vos algumas perguntas para não fazer asneiras. O lago como é óbvio é de água fria, não uso termostato mas filtro estou afim de comprar um, mas para já tenho trocado sempre a água quando começa a ficar suja. O que vos queria perguntar era o seguinte:
- Há peixes que fazem a limpeza da água e do lago correcto ? Quais são esses peixes ?
- Queria também peixes que possam conviver com a tartaruga sem esta os comer, vocês sabem-me dizer quais os peixes que dão para 'limpar' e conviver com a tartaruga ?
- Se conhecerem mais algum tipo de peixe que achem util para o meu lago digam :)

Desculpem o testamento e desculpem a falta de informação mas sinceramente nem sei por onde começar a procurar :|

Obrigado desde já ;)
Pedro1998
Membro Júnior
Registado: domingo fev 12, 2012 2:39 pm

terça jul 31, 2012 8:00 am

Olá. Apesar de não ter muitas mensagens nesta área já tenho uns aninhos de experiência, por isso aqui vai:
O meu primeiro conselho, não ponhas peixes vermelhos e carpas, há opções mais bonitas. Quanto ao apetite da tartaruga, varia muito, já vi alguns casos em que em espaços muito mais pequenos que um lago (Já agora, convinha saber quantos litros tem) em que tartarugas conviviam pacificamente com os peixes. Um dos que te aconselho são coridoras, mas apenas as paleatus. Visita estes dois links, um sobre a tua pergunta das espécies e o outro sobre o filtro:
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=198076

http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=163101

Espero ter ajudado.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça jul 31, 2012 2:35 pm

Pedro1998 Escreveu:Olá. Apesar de não ter muitas mensagens nesta área já tenho uns aninhos de experiência, por isso aqui vai:
O meu primeiro conselho, não ponhas peixes vermelhos e carpas, há opções mais bonitas. Quanto ao apetite da tartaruga, varia muito, já vi alguns casos em que em espaços muito mais pequenos que um lago (Já agora, convinha saber quantos litros tem) em que tartarugas conviviam pacificamente com os peixes. Um dos que te aconselho são coridoras, mas apenas as paleatus. Visita estes dois links, um sobre a tua pergunta das espécies e o outro sobre o filtro:
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=198076

http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=163101

Espero ter ajudado.
Pois, mas o lago é de água fria e cá em Portugal pode mesmo chegar a temperaturas muito baixas, por isso se não á termostato nem abrigo as corydoras morreriam...

Não á muitas opções mais bonitas aqui...

Além disso a user não tem experiência nisto logo, mais vale começar pelo básico...

Bem primeiro, as trocas de água são feitas de quanto em quanto tempo mais ou menos? E quanta água muda?

Segundo não á peixes que façam a limpeza do lago, nem á peixes que comam a porcaria dos outros peixes num lago, isso é uma tarefa que nós temos de fazer... A peixes sim que aproveitam os restos de comida dos outros peixes e que comem algas, etc. mas na maioria é tudo tropical, logo sem termostato nada feito...

Terceiro temos mesmo de saber o tamanho e litragem do lago para poder ajudar na quantidade, espécies, e tamanho de peixes que pode por aí...

Só depois de responder a isto é que posso ajudar mais...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Pedro1998
Membro Júnior

terça jul 31, 2012 5:49 pm

As coridoras não são complicadas de manter num lago, desde que se escolham as espécies adequadas, porque estas aguentam perfeitamente num lago em Portugal, e para confirmar aquilo que eu escrevi, existem muitas pessoas que já mantiveram estes peixes no exterior.
Mas quanto à litragem tem toda a razão.
Rikass
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 7:06 pm

20 graus é o que aguentam...Por isso menos será mau...

Eu também já vi corys em lagos, mas estes tinham termostato todos (no Inverno claro)...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Pedro1998
Membro Júnior

terça jul 31, 2012 7:20 pm

Experimentaste ver os links que postei?
E caso não saibas, há corydoras na argentina, que tem na sua maior parte um clima semelhante ao nosso.
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça jul 31, 2012 7:57 pm

Os links que me deste são óptimos, gostei daquele do lago sem filtro :) ! Mas continuo com a mesma dúvida.. Peixes para fazer a limpeza do lago não percebi quais são :b E posso arriscar por qualquer um desses com a tartaruga ?

Em relação ao lago, não tem termóstato porque a tartaruga hiberna todos os anos, mas se for preciso adquiro um, isso é o mais fácil .. Filtro é que não queria muito visto que já li que há peixes que fazem de filtro (até com mais qualidade), não sei é quais são.
Pedro1998
Membro Júnior

terça jul 31, 2012 9:53 pm

se tiveres bastantes esconderijos (Plantas) em princípio safam-se. Por acaso conheço a pessoa que criou ambos os tópicos, e é sem dúvida de confiança. Tem mais anos de experiência do que eu tenho de vida!
andbela
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 11:33 am

Oh Rikass peço desculpa mas nem respondi às tuas perguntas, nem sei porquê :o.. Quanto à litragem o lago tem 170/190L e deve medir para aí 1,3m e deve ter 0,70 de profundidade, se estiver a errar não é por muito ;) ! Mudança de água depende muito da sujidade mas normalmente todos os fins-de-semana muda-se a água ..
Eu não percebo nada de peixes por isso é que vim aqui colocar as minhas dúvidas, só que como já li e já vi fotos de muita gente com lagos com tartas e peixes e dizem que os peixes limpam tudo olha arrisquei :lol: ..
Rikass
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 12:00 pm

Realmente não sabia das paleatus sobreviverem em climas como o nosso (sei que são muito resistentes)...

Bons tópicos, mas o do filtro depende da pessoa e da maneira de pensar...Porque nem ele nem os contras estão certos...

O tamanho do lago permite ter 2 ou 3 kinguios, nada de carpas...

Pois, mas peixes de limpeza não existem... Existem sim peixes que aproveitam os restos de comida (corydoras) e como o Pedro1998 disse á algumas espécies que, pelos vistos, sobrevivem bem ao nosso clima...
andbela
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 12:13 pm

Então a ver se percebi: Paleatus, Kinguios e Corydoras é isso? Eu tenho 2 kinguios mas num aquário dentro de casa, já lá estiveram no lago mas tivemos medo que a tartaruga os comesse. Posso pô-los lá e comprar 2 Paleatus e 2 Corydoras, ou depois é peixe a mais ?
Pedro1998
Membro Júnior

quarta ago 01, 2012 2:20 pm

As corydoras são paleatus :D . É uma espécie de corydoras. Quanto aos kinguos podes, e até podes não pôr filtro, mas no caso de não o pores tens de cobrir o fundo com vallisnérias e cobrir no máximo metade da superfície do lago com flutuantes, mas o melhor seria um terço. Quanto às flutuantes podes pôr as que gostares mais, inclusive lótus, que tem uma flor lindíssima. Se conseguires arranjar põe Atyaephyra desmaresti que são ótimos a limpar algas e adoram comer os restos. Quanto a comida pões pelo menos uma vez por semana, porque eles arranjam muitas larvas de mosquito, os próprios mosquitos e outros alimentos vivos que possam surgir. O engraçado das paleatus é que em lago ficam enormes e de vez em quando vêm à superfície em excursões. Outros peixes que podes pôr mas são um pouco mais difíceis de arranjar são os lindíssimos Aphanius mento, que ficam com umas cores lindas na época de reprodução. Depois tens outras opções dentro dos ciclídeos, mas esses teriam de ter o lago só para si (Uns dois casais de Gymnogeophagus meridionalis ficariam aí lindos.) Todos os peixes que referi reproduzem-se em lago. Basicamente tens bastantes opções, mas tens de decidir por apenas uma. Os cíclideos que referi têm também a vantagem de serem pouco agressivos, dando assim para manter com os Aphanius, por exemplo.
Espero ter ajudado e peço desculpa pelo tamanho do texto, mas se quiseres mais informações visita o link das espécies que sobrevivem no nosso clima.
Rikass
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 4:24 pm

Pedro1998 Escreveu:As corydoras são paleatus :D . É uma espécie de corydoras. Quanto aos kinguos podes, e até podes não pôr filtro, mas no caso de não o pores tens de cobrir o fundo com vallisnérias e cobrir no máximo metade da superfície do lago com flutuantes, mas o melhor seria um terço. Quanto às flutuantes podes pôr as que gostares mais, inclusive lótus, que tem uma flor lindíssima. Se conseguires arranjar põe Atyaephyra desmaresti que são ótimos a limpar algas e adoram comer os restos. Quanto a comida pões pelo menos uma vez por semana, porque eles arranjam muitas larvas de mosquito, os próprios mosquitos e outros alimentos vivos que possam surgir. O engraçado das paleatus é que em lago ficam enormes e de vez em quando vêm à superfície em excursões. Outros peixes que podes pôr mas são um pouco mais difíceis de arranjar são os lindíssimos Aphanius mento, que ficam com umas cores lindas na época de reprodução. Depois tens outras opções dentro dos ciclídeos, mas esses teriam de ter o lago só para si (Uns dois casais de Gymnogeophagus meridionalis ficariam aí lindos.) Todos os peixes que referi reproduzem-se em lago. Basicamente tens bastantes opções, mas tens de decidir por apenas uma. Os cíclideos que referi têm também a vantagem de serem pouco agressivos, dando assim para manter com os Aphanius, por exemplo.
Espero ter ajudado e peço desculpa pelo tamanho do texto, mas se quiseres mais informações visita o link das espécies que sobrevivem no nosso clima.
Pronto disse tudo, mas não vale a pena inventarmos muito por agora... Porque a user tem 2 kinguios num aqua, e acho que a prioridade agora seria colocá-los no lago, não sei o tamanho do aqua que eles estao, mas de qualquer maneira o lago é o ideal para eles... E quanto aos Atyaephyra desmaresti realmente são optimos comedores de algas, mas a user tem uma tartaruga acho que não é muito boa ideia já que eles ficam com 2 (machos) a 3 cm (femeas)...Seria uma mariscada para a tartaruga...

E os cilcideos que referiu são lindos e se tivesse condições eu proprio ja tinha feito um lago com esses meninos 8) , mas a user também não tem espaço, e como ja disse mais vale irmos devagar...

Quanto ao filtro, como já referi, existem muitos prós e muitos contras em ter um em lago... Eu acho que mais vale gastar dinheiro num filtro do que gastar dinheiro em carradas de substracto, valisnerias, plantas flutuantes, etc. Fica mais caro que um filtro para o lago do tamanho da user...

Eu aconselho a adquirir só um cardume de 5 corydoras paleatus, depois ponha os dois kinguios que tem e mais a tartaruga e tem um lago muito bem, e como o Pedro disse pode colocar também plantas flutuantes...
Pedro1998
Membro Júnior

quarta ago 01, 2012 7:22 pm

Os ciclídeos que referi, apesar de serem um pouco fora do alcance da user são até relativamente pequenos... Eu tenho a sorte de ter um quintal, mas ainda não tive a sorte de encontrar estes ciclídeos à venda numa loja comum, e mesmo na internet só conheço uma que os tem. Para estes ciclídeos são necessário uns 120 litros para um casal. Mas há que aproveitar o que se tem, por isso os kinguos deviam ir para o lago, como sugeriu.
Rikass
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 10:21 pm

Pois, eu já vi a venda os Aphanius mento numa loja cá em Almada...Se quiser mando por pm...
Responder

Voltar para “Peixes”