Abri este tópico porque gostaria que me ajudassem aqui numa coisinha. Mas primeiro vamos ao set up da praxe.
Cá em casa tenho dois aquários ( 50 L e 160 L reais), os filtros são: aquaclear 30 (500 LH ou coisa que o valha) e um boyu ef45 (1100LH),a iluminação são dois candeeiros de led ( 1 para cada um, ainda tenho que comprar outro quando o dinheiro assim o permitir). Os residentes são guppys (muitos), mollys (9), coridoras (13, 6 são anãs), olhos de fogo (4), tetra limão(3), bêbados verdadeiros (3), pristelas (5), plattys (4),otos(2) e um verdadeiro batalhão de camarões (à volta70).( camarões e guppys é sempre a bombar). O verde é básico (Valisnérias e Anúbias) houve outras mas com raízes mais rasas que não vingaram aqui. PH é 7.4, amónia zerada e nitritos não superior aos 0,2mg/l ( testes da Prodac). temperatura é 26/27º no Inverno e 24/25º no verão.Cascalho de rio com 3 cm de espessura.
Durante as muitas "fornadas" de guppys e algumas de mollys) que já tive e tenho, houve 4 (penetras) que ficaram para trás ( durante dois ou três meses ali com milímetros) no aquário hospital (26 L).
Inicialmente pensámos que fossem guppys, depois olhos de fogo mas como faltava-lhes o fogo nos olhos e a barra preta na cauda, voltamos á estaca zero

Estive a investigar na net e estou quase certo que se trata de 2 "Carassius carassius" (os outros dois morreram).
O azar é que não sei postar imagens aqui e também não tenho máquina fotográfica.
O que andei também a ver é que podem viver numa grande amplitude de temperatura (8 º a 28º) desde que a variação não exceda os 2º de uma vez.
Mas agradecia uma segunda opinião.
Os dois estão grandalhões e gostaria de ficar com eles se fosse possível.
A outra pergunta é:
Donde é que apareceram? Só se fossem com as plantas, mas como é que sobreviveram à viagem?
[/img]