Iniciante na aquariofilia - Considerações e dúvidas
-
- Registado: sexta set 14, 2012 3:34 pm
Boas.
Sou novo neste fórum, portanto se estiver a fazer algo errado, avisem-me.
Estou a iniciar-me no mundo da aquariofilia. Os aquários sempre me fascinaram, adoro olhar para este pequenos mundos isolados... Mas só agora tomei "coragem" para iniciar um aquário meu, da minha responsabilidade.
Estou a pensar comprar um kit de 96 litros que há a venda no jumbo. As medidas são de 80,5 x 30 x 40 (c x l x altura da agua). Este kit traz já os equipamentos necessários (filtro, bomba de ar, termostato e calha para iluminação), mas o filtro é de esponja. Devia comprar um filtro biológico, ou as bactéricas nitrificantes fixar-se-ão noutro lado?
Quanto à fauna, gostava de colocar:
1 betta macho
5 Tetras Cardinais;
2 ramirezis (casal);
2 colisas (casal);
4 barbos cereja
4 corydoras (ou outros peixes de fundo)
Acham que está superpopulado?
Alimentação, vou dar-lhes os flocos ditos normais, com um "mix" de artémias, tubifex, dáfnias, bloodworms,..., liofilizados.
Para as corydoras, pastilhas para peixes de fundo e o mix
Flora, ainda não escolhi, sugestões? Devo usar o SE** floredepot, preciso por substrato/areão por cima?
Agora quanto aos testes de água, comprarei PH - GH - KH - NO3 - NO4 - NH3/NH4. São suficientes/indispensáveis?
A minha última dúvida (por agora) reside na ciclagem. Utilizando o SE** nitrivec e o aquatan, o processo é acelerado, mas a eficácia é a mesma, ou devo esperar as 3-6 semanas?
Obrigado e peço desculpa pelo testamento. Prefiro ouvir da boca dos experientes, do que divagar pela internet e ler informações erradas.
Cumps e obrigado mais uma vez
Estou a iniciar-me no mundo da aquariofilia. Os aquários sempre me fascinaram, adoro olhar para este pequenos mundos isolados... Mas só agora tomei "coragem" para iniciar um aquário meu, da minha responsabilidade.
Estou a pensar comprar um kit de 96 litros que há a venda no jumbo. As medidas são de 80,5 x 30 x 40 (c x l x altura da agua). Este kit traz já os equipamentos necessários (filtro, bomba de ar, termostato e calha para iluminação), mas o filtro é de esponja. Devia comprar um filtro biológico, ou as bactéricas nitrificantes fixar-se-ão noutro lado?
1 betta macho
5 Tetras Cardinais;
2 ramirezis (casal);
2 colisas (casal);
4 barbos cereja
Acham que está superpopulado?
Alimentação, vou dar-lhes os flocos ditos normais, com um "mix" de artémias, tubifex, dáfnias, bloodworms,..., liofilizados.
Para as corydoras, pastilhas para peixes de fundo e o mix
Flora, ainda não escolhi, sugestões? Devo usar o SE** floredepot, preciso por substrato/areão por cima?
Agora quanto aos testes de água, comprarei PH - GH - KH - NO3 - NO4 - NH3/NH4. São suficientes/indispensáveis?
A minha última dúvida (por agora) reside na ciclagem. Utilizando o SE** nitrivec e o aquatan, o processo é acelerado, mas a eficácia é a mesma, ou devo esperar as 3-6 semanas?
Obrigado e peço desculpa pelo testamento. Prefiro ouvir da boca dos experientes, do que divagar pela internet e ler informações erradas.
Cumps e obrigado mais uma vez
Antes de mais bem-vindoEscalarezi Escreveu: Devia comprar um filtro biológico, ou as bactéricas nitrificantes fixar-se-ão noutro lado?

Não. Acho que está optimo... Talvez até um pouco mais de corydoras, 6 talvez, por exemplo 6 panda, ou 6 bronze ou pimenta ou albinas, tem imensas estirpes por onde escolher.Escalarezi Escreveu:Acham que está superpopulado?
Sugiro cabomba, ou fetos de java por exemplo, musgo de java, anubia nana, estas podem agarrar-se a troncos naturais e a rochas vulcâncias ou placas de xisto...Sim convém por o substracto por cima, mas eventualmente com as aspirções de fundo esse substracto vai acabar por ficar misturado...Escalarezi Escreveu:Flora, ainda não escolhi, sugestões? Devo usar o SE** floredepot, preciso por substrato/areão por cima?
São mesmo esses os necessários não vai precisar de comprar mais nenhum...Escalarezi Escreveu:Agora quanto aos testes de água, comprarei PH - GH - KH - NO3 - NO4 - NH3/NH4. São suficientes/indispensáveis?
É assim não acredito muito nisso das bactérias considero tretas, mas principalmente não uso para cortar nos químicos que entram na água, a única coisa que uso é só um acondicionador para a água, mais nada...Escalarezi Escreveu:A minha última dúvida (por agora) reside na ciclagem. Utilizando o SE** nitrivec e o aquatan, o processo é acelerado, mas a eficácia é a mesma, ou devo esperar as 3-6 semanas?
Acho que as coisas devem levar o seu tempo e acontecer naturalmente... Não compre isso das bactérias, apenas, quando acabar de por as plantas a decoração, etc, coloque um pouquinho de comida de peixe dia sim dia não durante 2/3 semanas, mas é mesmo um bocadinho, vai servir para alimentar as bactérias nitrificantes que se vão formar...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
-
Muito obrigado pela resposta rápida
A nível de compatibilidades, não haverá problemas, correto?
E quanto às plantas, a lampada comvem ser de UV, ou é dispensável? As plantas vou colocar ditas "normais", que se fixam ao fundo (não quero colocar muita decoração, apenas um tronco, um ou dois esconderijos e plantas)
Se calhar, vou só deixar o substrato fertil, ou é desaconselhável devido às corydoras?
Quando encontrar o kit na net, ponho aqui para darem a opinião
Obrigado!

A nível de compatibilidades, não haverá problemas, correto?
E quanto às plantas, a lampada comvem ser de UV, ou é dispensável? As plantas vou colocar ditas "normais", que se fixam ao fundo (não quero colocar muita decoração, apenas um tronco, um ou dois esconderijos e plantas)
Se calhar, vou só deixar o substrato fertil, ou é desaconselhável devido às corydoras?
Quando encontrar o kit na net, ponho aqui para darem a opinião

Obrigado!
Na minha opinião, os bettas devem ser mantidos sozinhos. Mas sim, é possível mantê-los com outros peixes.miketica Escreveu:Desculpem a pergunta mas os betta machos podem estar com outros peixes? achava que eram peixes de briga.
Por exemplo, peixes como guppys ou escalares é complicado. Os guppys têm uma cauda grande e colorida, que pode atrair a atenção do betta e o guppy acabar morto ou sem rabo. Os escalares têm barbatanas longas e os bettas têm uma predilecção por barbatanas assim.
Ou seja, peixes com rabos grandes e coloridos e com barbatanas compridas devem ser evitados junto de bettas.
O nome deriva das lutas que os machos efectuam entre si, muito violentas e muitas vezes fatais para o peixe mais fraco.
É assim depende imenso do betta tenho um amigo com um betta macho e uns guppys no aqua, dão-se ás mil maravilhas...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Sim, também é verdade e esqueci-me de referir isso.Rikass Escreveu:É assim depende imenso do betta tenho um amigo com um betta macho e uns guppys no aqua, dão-se ás mil maravilhas...
O relacionamento do betta com os outros peixes também depende muito da própria personalidade do peixe

-
Pois, eu também tinha lido isso que a Nitara referiu, mas não é preciso ter só atenção ao que o betta faz, também há peixes que gostam de morder as barbatanas do betta...
Alterando a fauna, colocar 1 escalar apenas no aquário é cruel, ou é possível? a minha ideia inicial era colocar um escalar pois li que precisavam de 25 litros por peixe e alturas de, no minimo, 40 cm. O aquário que vou adquirir é este: http://www.aquapor.com/pt/aquarios_em_k ... 5_14w.html
O filtro é abaixo da capacidade, mas como tenho outro (de cascata, assim dispenso a bomba de ar, que afinal não vem com o kit) vou aproveitá-lo para por as cerâmicas para as bactérias nitrificantes...
Alterando a fauna, colocar 1 escalar apenas no aquário é cruel, ou é possível? a minha ideia inicial era colocar um escalar pois li que precisavam de 25 litros por peixe e alturas de, no minimo, 40 cm. O aquário que vou adquirir é este: http://www.aquapor.com/pt/aquarios_em_k ... 5_14w.html
O filtro é abaixo da capacidade, mas como tenho outro (de cascata, assim dispenso a bomba de ar, que afinal não vem com o kit) vou aproveitá-lo para por as cerâmicas para as bactérias nitrificantes...
É assim tudo bem, mas ele não pode estar sozinho, os ecalares na realidade dão peixes de cardume, e quando crescerem comem muitos dos peixes pequeninos que vais por no aqua...
-
Mas sozinho no aquário, ou sozinho com a espécie?
Se colocasse 1 escalar, colocaria também 2 ramirezis, 2 colisas e 4 corydoras... Mas assim fica superpopulado, correto?
Se colocasse 1 escalar, colocaria também 2 ramirezis, 2 colisas e 4 corydoras... Mas assim fica superpopulado, correto?
Não fica superpopulado simplesmente ele não pode ser só um, ele tem de ter mais da espécie, como você possivelmente os irria comprar jovens ainda n tinham formado casal, porque quando é um casal (como o meu) não faz mal estarem sós, mas em pequenos eles não fomam casale sentem-se mais seguros em grupos de 3... E isso o seu aqua não pode albergar :S
Continue com a ideia de pequenos peixes no aqua, fica sempre mais bonito do que uns peixes maiores a serem agressivos com os mais pequenos...
Ponha neons, e outros tetras...E corys, e pode por cilcideos anões (ramireziz, apistogrammas, etc.)
Continue com a ideia de pequenos peixes no aqua, fica sempre mais bonito do que uns peixes maiores a serem agressivos com os mais pequenos...
Ponha neons, e outros tetras...E corys, e pode por cilcideos anões (ramireziz, apistogrammas, etc.)
-
humm, compreendo, obrigado!
Em principio vou colocar a fauna que referi no primeiro post.
Se me surgirem mais duvidas, coloco aqui.
Quando inicar o projeto, colocarei fotos!
Em principio vou colocar a fauna que referi no primeiro post.
Se me surgirem mais duvidas, coloco aqui.
Quando inicar o projeto, colocarei fotos!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
Vou só acrescentar uma coisa: Vá acrescentando os peixes devagar, por exemplo o cardume de tetras primeiro, e passado uma semana um casal, etc. para a colónia de bactérias ter tempo para se adaptar a uma quantidade maior de matéria organica. Também devo aconselhar a que os ramirezis sejam os ultimos a ser colocados, pois são muito sensíveis á amónia, e necessitam de um aquário bem ciclado.Escalarezi Escreveu:Boas.
1 betta macho
5 Tetras Cardinais;
2 ramirezis (casal);
2 colisas (casal);
4 barbos cereja
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
-
Ainda bem que me avisou quanto aos ramirezi, pois era dos que eu estava a pensar colocar primeiro...
Vou por pela ordem:
Corydoras;
Tetras e betta;
Colisas;
Barbos;
Ramirezis.
Obrigado pelas ajudas!
Vou por pela ordem:
Corydoras;
Tetras e betta;
Colisas;
Barbos;