Aquário com água "baça"

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
orlandoreef
Registado: domingo out 14, 2012 5:34 pm

domingo out 14, 2012 5:42 pm

Boas! sou novato nestas andanças, ajudem-me se possivel...
Tenho aquário de àgua quente de 60L que estava funcionar lindamente, no entanto quando coloquei os 2 primeiros peixes(são pequenos) a àgua começou a ficar "baça". No dia anterior tinha colocado umas pedras decorativas e uma planta artificial, mas tive o cuidado de passar bem por àgua. Não sei se o problema é da decoração, dos peixes ou do aquário? agradeço desde já vossa preciosa ajuda
GustavoK
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 5:09 pm

domingo out 14, 2012 6:53 pm

Portanto, se as pedras decorativas e as plantas artificiais compradas são mesmo para aquario, o problema não deve ser dai, mas desde já, digo-lhe que qualquer peixe gosta de um ambiente o mais natural possivel, decorações não são boas, mas isso fica ao critério de cada um.
Dos peixes duvido muito.
Fez a ciclagem? - deixar o aquario pronto(com areia, plantas etc) com o filtro ligado durante algumas semanas, para criar uma boa colonias de bactérias - é a primeira coisa a se fazer, nunca se poe logo os peixes num aquário novo.
A água quando é nova, mesmo com o acondicionador, pode ficar esbranquiçada no começo; Só com o tempo, com o filtro e com as bactérias é que a aguá vai ficando 'verde', boa para os peixes.
orlandoreef

segunda out 15, 2012 10:36 am

Obrigado Gustavo, efectivamente só esteve 1 semana sem peixes, mas porque segundo instruções do fabricante(é um aquário Biorb), bastava adicionar 2 produtos para criar o ambiente natural para os peixes, bastando para tal aguardar 48h. Os peixes parecem bem, mas a água continua esbranquiçada, não há nada para resover isto? Qual é tua opinião acerca destes aquários? Sei que não posso inventar muito com eles, mas começo a ficar desanimado. Um abraço e mais uma vez obrigado
GustavoK
Membro Júnior

segunda out 15, 2012 8:09 pm

Bem orlandoreef, quando a esses aquários a minha opinião é simples: são lindíssimos e super caros, quando ao resto não percebo, por isso não opino!

Pelo que sei, se seguiu as instruções corretas do aquario, se juntou os tais produtos que com ele vinham e se os peixes parecem bem, não venho nenhum problema.

Essa névoa na água deverá desaparecer com o tempo, certifique-se apenas:
-que o filtro funciona bem, para fazer uma boa filtragem nessa névoa branca;
-que faz as trocas parciais da água do aquario (1/4 da agua todas as semanas) (nao se esqueça do condicionador e deixar a agua em repouso 48h, para eliminar os metais pesados e prejudiciais ao peixes, e que, de facto, deixam a água turva);
-que os peixes estão bem, comem, nadam e respiram bem.

É importante também, manter-se atento aos níveis de ph, nitratos, amonia, temperatura, etc, principalmente no início quando a água é nova.

Com as trocas de água o problema e com o tempo deve desaparecer :wink:
Vá nos informando, e ponha umas fotos do seu aquario, que é lindíssimo! :D
orlandoreef

terça out 16, 2012 4:20 pm

Mais uma vez obrigado Gustavo, a sua ajuda tem sido preciosa.
Mas se bem percebi está a sugerir que troque 1/4 da àgua do aquario todas as semanas e devo deixar a água em repouso com o condicionador antes de adicionar ao aquario? isso nunca fiz, mas vou fazer. Quanto ao Ph, nitratos amonia nunca vi isso, quais os valores que devem estar? Um abraço Cumps.
GustavoK
Membro Júnior

sábado out 20, 2012 1:12 pm

Ora essa. :wink:
Quanto aos níveis de pH e etc, eles são bastante importantes, diferentes tipos de peixes gostam de diferentes tipo de ph, temperatura.., existem testes nas lojas de animais, são baratos e duram muito tempo.
Faça uma pesquisa dos tipos de peixes que tem no aquario para saber o nivel de pH suportado por eles!

Relativamente às trocas de água, são essenciais! Como sabe, deve-se ir renovando a água do aquário, e a melhor forma de o fazer é ir trocando aos poucos, daí, 1/4 mais ou menos da água do aquário sempre que possa, todas as semanas ou de 2 em 2 semanas no máximo!
Isto, para quê?
Para oferecer uma água fresquinha aos seus peixes: com o tempo a agua ganha substâncias prejudiciais aos peixes (a tal amonia, nitrados, etc), os testes medem os níveis das mesmas, mas a forma de manter bons níveis de seja o que for, é fazendo as trocas de água. :D Também ajuda a prevenir doenças e fungos que a água usada por muito tempo pode ter.

E quanto à questão do acondicionador, é crucial! A água, tanto da torneira como do garrafão, tem níveis muito altos de metais e minerais pesados, que, a nós não nos afetam, mas para os peixes são muito maus. Por isso, a cada troca de água, deixe a água repousar num garrafão de água, por exemplo, com o condicionador (super barato em qualquer loja), para eliminar todos esses metais e só ai, proceder à troca. :wink: Utilize sempre água da torneira, pois a mineral, normalmente, tem um pH mais ácido.

Muito provavelmente, a origem do seu problema da água baça veio do facto de não repousar a água. Essa névoa branca, são os metais e minerais pesados da água que devem sempre ser eliminados, orlandoreef!

Com isto, estou certo, que tudo correrá bem no seu aquário! :lol:
Qualquer dúvida, estaremos cá.
orlandoreef

sábado out 20, 2012 6:48 pm

Ok, Gustavo, obrigado mais uma vez pelas dicas. Entretanto a água melhorou e está praticamente limpa. Tou a fazer as trocas de água (1/4) todas a semanas conforme o teu conselho. Mas persiste-me a duvida de quanto tempo tenho de deixar a água com o acondicionador antes de colocar no aqua. Entretanto queria que me ajudasses numa duvida: tenho um filtro de fundo, mas faz-me um pouco de barulho. Achas muito importante o uso de uma bomba? já me disseram que as bombas de ar é só para ver as "bolhinhas" e não serve para mais nada... Conheces uma bomba silenciosa?
GustavoK
Membro Júnior

sábado out 20, 2012 10:30 pm

Deixa-a de repouso 48horas :)
O filtro é crucial!! Não só porque limpa a água, mas porque são as 'bolhinhas' que dão oxigénio aos peixes, e como é obvio, sem oxigénio, os peixes morrem.
Há sim filtros silenciosos, podes procurar em qualquer loja. Mas uma boa opção é mudar a forma com que o filtro funciona. Normalmente, além das 'bolhinhas', os filtros têm a opção de apenas agitar a água(a superfície), fazendo com a água se mexa e assim, absorve oxigenio do ar, podes mesmo ver as bolhinhas na água. Eu, utilizo-o assim, porque nao faz tanto barulho e porque não gosto de ver as bolhinhas na água, e como também tenho plantas naturais, elas dão oxigénio aos peixes, mas um bomba nunca é de mais!
É questão de veres o que o teu filtro oferece. Ou então tenta nas lojas :D
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo nov 04, 2012 12:22 pm

Para acrescentar ao que o user disse.

Quando monta um aquário deve ferver em água o areão, troncos, e pedras durante uma hora cada um.

Quando fizer a manutenção ao filtro e mudar os materiais filtrantes passe-os bem por água e várias vezes,pois cerâmicas, carvões, etc vêm com muita poeira junta,o que também pode contribuir para o seu problema.

Se nas paredes internas do aquário,ou seja,a face do vidro que está em contacto com a água tiver uma película branca, provavelmente,pode ser indicativo de uma água mais dura.

Devo dizer,porém,que os melhores resultados que tive foi com água mineral,mas tem que escolher uma que tenha um ph compatível com os peixes que tenha. Por exemplo, Ph neutro, Carvalheiros, Cruzeiro Continente ou outros sítios (esqueça o Pingo doce),para ph ácido Pingo doce e outros. Esqueça a água do luso é muito ácida e a de Monchique, é muito alcalina. Mas depende do seu bolso.

Pessoalmente não utilizo qualquer tipo de condicionadores,após o período de ciclagem as bactérias aparecem, pode utilizar condicionadores para acelerar o processo,depois com, cerâmicas ajudam à sua manutenção.
Responder

Voltar para “Peixes”