botas96 Escreveu:"Se for para por camarões convem por substracto senão vao todos os pikis á vida".
Rikass, pode desenvolver isso, por favor?
É lógico, as pequenas larvas acabadas de sair dos ovos dos camarões necessitam de alimento e esconderijo, o substracto é essencial nesta fase! Não é ao acaso que existem mesmo gamas de subtractos para camarões!
Os pequenos vão procurar e encontrar o alimento no substracto e no caso de ser areia ou outro tipo mais fininho as particulas de alimento ficam ali a superficie! Mesmo os adultos vão aproveitá-las!
Nos aquários de água doce, e já tinha dito isto, o substracto custuma ser essencial! Quem tem corydoras por exemplo, sem substracto os restos que se acumulariam no substracto que serviriam de alimento a elas vão parar ao filtro! A mesma coisa com os camarões, pois estes sem o substracto ou outros objectos para se agarrarem iriam ser sugados pelo filtro também! Daí a potência do filtro não puder ser muito alta!
Quem tem ciclideos africanos, se nao tiver substracto e tiver casais de cilcideos é muito mau, pois eles fazem os ninhos com o substracto e marcam territórios assim!
Como ve botas isto é diferente dos aquário reef, já que nos aquários reef também existem especies dependentes de substracto!
PedroMmM Escreveu:bota96 , eu estava a pensar em meter os pequenos nesse aquário mas sem filtro e ia fazendo tpa's de 1,5 2l por dia enquanto eles fossem muito pequenos depois meteria um filtro ...
Rikass e onde posso arranjar areia de silica ? eu gosto muito dessa , eu nao meto camarões mas queria meter essa areia para os guppys bebes e mollys etc ...
Filtro é algo necessário se não quer problemas com crias perdidas e assim, o ideal será mesmo um filtro de cascata, não provoca movimento na água e faz as trocas gasosas necessárias, o ideal! Os de cascata encontra com várias capacidades de filtragem, escolha a mais baixa! No continente vendem e é bom o deles!
Acerca da areia de silica, isso encontra facilmente nas lojas da especialidade!
Mas por exemplo areia de filtro de piscina, a nivel estetico é igual, encontra na agriloja ou nessas lojas de bricolage facilmente! Tem é de ser passada com água quente até não sair mais pós, etc.!
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...