Dúvida sobre introduçao de peixes no aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
alin
Membro Júnior
Registado: terça nov 27, 2012 3:24 pm

terça nov 27, 2012 4:23 pm

Olá. Tenho um aquário de 80l agua doce instalado ha 2 anos. Tive muito peixinhos sem qalquer problemas até que resolvi introduzir um escalar! Foi o terror do aquário. A pouco e pouco os peixes desapareciam durante a noite, principalmente os guppys e neons. Outros morreram de idade creio eu. Neste momento tenho apenas o escalar, sózinho pois tenho medo de introduzir novos peixes. Como quero reduzir a despesa da electricidade, estava a pensar transformar o aquário num de água fria e adquirir alguns peixes de água fria, mas apenas quando o escalar bater as botas! Pergunto se posso introduzir agora os peixes com agua quente e depois reduzir a temperatura quando o escalar já lá não estiver! Como os peixes de água fria são grandes talvez o escalar não lhes faça mal. Que acham?
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça nov 27, 2012 4:43 pm

com um aqua de agua fria, nao existem muitas variedades de peixes que possa escolher! alem do mais que um aquecedor de agua para aquarios , nao gasta quase nada !!!
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
alin
Membro Júnior

terça nov 27, 2012 5:24 pm

Pois a mim disseram-me que no inverno aquecer 80 litros não é nada barato! Ainda por cima a casa é gelada! Alem disso eu tambem queria reduzir a luz! As coisas não estão faceis em termos financeiros! Se calhar vou ter que acabar com o aqua de vez! Vai ser um desgosto, mas peixes de água quente requer muitas mais despesas. A intenção era tentar manter o aquario apenas com dois lindos peixes de agua fria. Tenho todos os acessórios e não queria arruma-los. É uma pena!
vbat
Membro
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm

terça nov 27, 2012 6:32 pm

--Boa tarde,como ninguém lhe respondeu á pergunta mais importante, informo-o que pode colocar ois peixes de água fria em água quente,mas tem a desvantagem de crescerem imenso por estarem em água quente, o que não aconselho pois rapidamente ficará sem espaço para eles.
--A questão dos peixes terem morrido dvido ao escalar,poderá ser por os outros peixes serem pequenos,mas para combater esse problema,poderá colocar junto desse escalar espécies que se dão bem com ele( espadas,mollys).
--Eu tenho estes com o meu escalar que também é o único desta espécie no meu áquario e dão-se bem,pois são peixes maiores.
--Não aconselho a adquirir mais escalares pois eu cada vez que comprava um para juntar ao que inha, o mais entigo morria sempre.
--Espero ter ajudado.Boa sorte.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça nov 27, 2012 7:33 pm

Olá,

É assim depende do que quer dizer com 'peixes de água fria', porque existem os comuns peixes dourados, orandas, olhos de telescopio, etc. esses exclua LOGO, são peixes que ficam muito grandes sejam mantidos em água quente ou fria, ficam com 30 cm ou mais! São peixes de lago, sujam bastante, logo gastaria ainda mais electricidade num filtro muito mais potente!

Depois existem espécies que aguentam gamas de temperatura maiores, guppys, crydora paleatus, etc. (os mais experientes se souberem mais espécies fáceis que aguentem gamas de temperaturas variadas digam sff)

Em relação ao escalar:

1ºerro: colocou um escalar sozinho, os escalares devem der mantidos em cardumes de no minomo 3 peixes, se formarem casal podem ser mantidos só assim em casal, mas normalmente compram-se em jovens que não tem casais formados!

2ºerro: claramente que os neons cabiam na boca do escalar, ou isso, ou mesmo o escalar desfez os peixes... Escalares e neons, guppys, etc. só resulta se os peixes como os neons e os guppys já estiverem no tamanho adulto, e muitas vezes isso não acontece por isso e que são comidos, eu tenho escalares com neons e guppys adultos e nunca os vi a 'matarem-se'!

3ºerro: o aquário, claramente, não tem dimensões para albergar 3 escalares ou mesmo um casal, portanto a escolha do escalar foi mesmo má!

vbat, isso depende, os escalares que comprou para fazer 'companhia' ao que tem era mais pequenos? Quando se compra outro escalar para fazer 'companhia' ao que ja temos, deve ser do mesmo tamanho! Escalares maiores já nem se consegue por lá um devido a sua agressividade por causa do território, dai dever-se aproveitar enquanto estão jovens, ou na transição de jovens para adultos, nessas fases é que se pode colocar mais escalares, porque se foram ainda alguns eles ficam cardume todos contentes da vida!

Como já referi escalares são de CARDUME!!! É como se fossem neons em ponto pequeno, é muito errado colocar só um ou dois se ão for o caso de ser casal! E são peixes que atingem ainda alguma altura portanto para aquários pequenos não dá!

ali, em suma, esqueça peixes de água fria, quem lhe disse que se gasta muita electricidade com aquarios tropicais enganou-o bem! O termostato desliga-se automáticamente portanto o gasto é às vezes, e quanto maior o volume de água menos vezes o termostato se liga!
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
vbat
Membro
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm

terça nov 27, 2012 7:40 pm

Olá Rikass, o escalar que comprei era um pouco mais pequeno que o que já tinha e este morreu ficando o recente. Isto acontece-me por 2 vezes que comprei um. E comprei por saber que não se dão sozinhos,mas o que tenho agora está sozinho e é muito alegre e engraçado. Cada vez que me chego ao vidro ele pode estar do outro lado mas vem ter comigo :)
alin
Membro Júnior

quarta nov 28, 2012 9:49 am

Ola a todos e obrigado pelas respostas. Realmente fiquei baralhada e não sei o que fazer! Quando comprei o escalar (bem pequenininho) eu ja tinha 18 peixinhos no aquario e garantiram-me que não havia problemas com a sua introdução! Eu sabia que os escalares eram problemáticos, mas na loja garantiram-me que só haveria problemas se introduzi-se peixes depois do escalar! Como era pequeno ele ambientava-se bem e nao agredia os outros! Realmente no inicio isso não aconteceu! Só depois que ele cresceu é que me apercebi que ele andava a aterrorizar todos os peixes, e durante a noite eles desapareciam. Os neons e gupys não eram muito pequeninos! O problema é que agora se quizer introduzir outros peixes não sei o que fazer! Como me informaram na loja mal, agora dificilmente vou confiar na ajuda deles. E garantovos que quem me vendeu os peixes é considerada uma loja de grande confiança a trabalhar há muitos anos no ramo! De qualquer forma obrigado a todos pelas resposta.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta nov 30, 2012 7:19 pm

Nem a melhor loja vai dizer as coisas como são...

Pode introduzir novos peixes sim, mas não podem é ser peixes que caibam na boca do peixe lol.
Aconselho os tetras, tem vários que são bons e dão-se com os escalares, uns dois cardumes compostos por 4 individuos de por exemplo serpae, tetra limão, tetra olho de fogo, viuva negra, tetra pinguim, etc. Tem muitos por onde escolher é só ir a loja e ver, não necessita de deixar de comprar la porque lhe informam mal, os peixes se são saudáveis é o que interessa, alguma dúvida pergunte aqui ou num fórum mesmo de aquariofilia... Faça como eu acene como se estive a compreender e a concordar com tudo o que dizem, mas na realidade desliguei quando oiço as parvoices que eles dizem.

vbat, é muito estranho ficar o mais recente e não o maior lol, haviam brigas entre eles? É que se não houve provavelmente foi uma doença qualquer... Os escalares são fortes, mas não são de ferro até apanham doenças com facilidade e uma das mais mortais para eles é parasitas internos. Outra coisa o estar feliz NÃO se pode afirmar :P Infelizmente para nós aquariofilos só podemos dizer se está saudável ou não, feliz é muito subjectivo, já que os peixes "escondem" a dor... Portanto sozinho feliz não está de certeza, pode é estar saudável e muito, o meu conselho é se um dia ficar só ele e/ou se sobrar só peixes maiores, tente comprar um do tamanho certo ao dele ou ligeiramente maior, era muito bom para o peixe se fizese casal com outro.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
MRNDS
Registado: quarta dez 05, 2012 6:17 pm

quarta dez 05, 2012 6:32 pm

Boa Noite a todos os amantes de aquários.
Gostaria de saber se tenho ja peixes a mais no aquario ou se ainda posso meter mais alguns , e quais ?

O MEU AQUARIO TEM 60L DE AGUA E TENHO :

3 ESCALARES (não sei distinguis o sexo)

1Coridora Paleatus ( LIMPA FUNDOS)

1Botia Palhaço (macho)

1peixe polypterus( Macho)

1 viuva alegre (femea)

1 limpa vidors

Se poder comprar mais peixes quais os indicados , sera que posso comprar um disco

Obrigado
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta dez 05, 2012 6:45 pm

MRNDS Escreveu:Boa Noite a todos os amantes de aquários.
Gostaria de saber se tenho ja peixes a mais no aquario ou se ainda posso meter mais alguns , e quais ?

O MEU AQUARIO TEM 60L DE AGUA E TENHO :

3 ESCALARES (não sei distinguis o sexo)

1Coridora Paleatus ( LIMPA FUNDOS)

1Botia Palhaço (macho)

1peixe polypterus( Macho)

1 viuva alegre (femea)

1 limpa vidors

Se poder comprar mais peixes quais os indicados , sera que posso comprar um disco

Obrigado
Não coloque mais.
Tem peixes no aquário que precisam de muito mais espaço! O polypterus, se é o que estou a pensar, cresce até perto de 40 cm e necessita de mais ou menos, 350 / 400 litros. A bótia palhaço também atinge perto de 30 cm, necessitando de aproximadamente 250 / 300 litros. Os escalares também atingem tamanhos grandes ...

O que entende por limpa vidros ? Pode colocar uma foto para identificarmos a espécie ?
Responder

Voltar para “Peixes”