Iniciante água salgada - nanoreef

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

quarta jan 16, 2013 8:29 pm

Boa noite caros foristas,

Decidi "afastar-me" do já familiar subforum dos répteis e aventurar-me em águas desconhecidas :D

Tenho cá em casa uma aquário de 45l, mais coisa menos coisa (RESUN DMS-400PL). Anteriormente foi utilizado com água salgada, foi-me oferecido, e agora pretendo voltar a enche-lo com água salgada. Tenho alguma (ainda que não muita) experiência com aquários de água doce, e agora pretendo criar o meu primeiro nanoreef. Bem sei que quanto maior melhor, mas para além de já ter este aquário, encontro nos nanoreefs um encanto especial que os aquários maiores não têm. São gostos, creio :)
Ando a ler sobre o assunto e ainda me estou a familiarizar com os sistemas de água salgada e tudo o que estes implicam, e para já deparo-me com um dilema.

Com ou sem escumador? Sei que o escumador é uma parte essencial num aquário de água salgada, mas este aquário é pequeno e tem câmaras traseiras. Eu andei à procura de um escumador que coubesse nas câmaras traseiras mas não encontrei nada de jeito, e desta forma a única maneira de meter um escumador iria alterar a estética do aquário, coisa que eu não quero fazer. A minha questão é a seguinte, é possivel manter um nanoreef sem escumador e compensar com outra filtragem, como rocha viva, carvão, cerâmica, eventuais TPAs?

A minha próxima dúvida é em relação ao ciclo e passos iniciais. Ainda me estou a familiarizar com todos os parâmetros a controlar no aquário, mas para já seria bem vinda uma simples e breve explicação de como funciona o primeiro ciclo desde a introdução do substrato, água, sal e rocha viva. (aqui já estou a pedir a papinha toda feita :P Já pesquisei sobre isto antes e vou voltar a pesquisar, mas não é coisa que entre logo à primeira...)

Para um aquário deste tamanho (aproximadamente 40/45l úteis), estava a pensar em cerca de 5 ou 6kg de rocha viva, estaria bom assim?

Assim de repente não me lembro de mais alguma dúvida, mas com certeza estas surgirão depressa. Espero que os entendidos em água salgada me possam dar uma ajuda.
Obrigado
Responder

Voltar para “Peixes”