Vida boa ou não?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Cavaleira5
Membro Júnior
Registado: quarta dez 19, 2012 4:57 pm

domingo fev 17, 2013 8:54 pm

Olá. Vim escrever este tópico para saber se os meus peixes estão a ter uma vida segura, confortável e preincipalmente saudável :) .
No natal de 2012 recebi um aquário retângular com cerca de seis litros e meio . Comprei [/b] três peixes um peixe tradicional, o dourado um peixe laranja aquelas mais comuns e um peixe preto, com umas barbatanas muito bonitas. Estes petsites estão no meu perfil da arca de noé. O aquário tem uma bomba para dar oxigénio aos peixes (não sei se é um filtro, mas acho que não é). Eles são de água fria. O areão é cor-de-rosa e tem uma decoração pequena ao centro.
Fiz tudo como o senhor da loja disses, desde a parte de pôr os peixes no aquário (não por logo eles e bla bla bla). Bom ele enganou-me, porque disse que o aquário era de dez litros, mas lá fiz as minhas contas e deu seis litros e meio. Ele disse que eu podia pôr quatro peixes mas para não serem muitos, só comprei três (Agora são dois).
Passado um mês o peixe preto morreu.
O amarelo (á bocado disse dourado (estou a dizer isto para não vos baralhar)) está a ficar com umas manchas pretas, e de resto, eles (o amarelo e o laranja) só têm crescido.
Eu dou um bocadinho de comida, aquela normal, de manhã e á tarde (mais especificamente ás 7:50h e ás 18:00h).
Mudo um terço da água uma vez por semana e ao fim de um mês mudo a água toda e lavo tudo muito bem, com uma esponja, mas em ambas as vezes meto o cloro.
Agora gostaria de saber se eles estão em boas condições, porque será que o meu peixe preto morreu e se eu adicionar um peixe novo, de faz mal porque o senhor da loja disse que fazia, pois podiam-se dar mal e acabarem por morrer. Gostaria de receber alguns conselhos, para tratar dos meus peixes.
Obrigada!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 17, 2013 10:09 pm

Vida péssima...

Aquário demasiado pequeno para UM peixe de água fria quanto mais para 3.
Os peixes que tem, são peixes de lago que nas condições adequadas chegam a medir mais de 25 cm e a viver 30 anos.
Portanto, o que vai acontecer nesse espaço diminuto e ainda por cima sem filtro é terem uma esperança de vida muito reduzida... o senhor da loja não percebe nada de aquariofilia e sabe que a cavaleira voltará para comprar mais peixes quando esses morrerem, são baratos.
Para os 3 peixes que referiu, boas condições seriam para começar um aqua com pelo menos 60 litros e um bom filtro a bombar. As trocas de água NUNCA são totais... são só parciais, nunca se substitui a água toda de um aqua.
O substrato cor de rosa... bom são gostos. Garanto que os peixes seriam muito mais felizes num aqua com areão natural e algumas plantas vivas, para esconderijo e oxigenar naturalmente a água.
Lamento a crueza mas ter peixes assim... não. Num aqua de 6 litros há muito pouca vida que pode ter, uma pequena colónia de camarões e ainda assim... 3 peixes de agua fria nunca.
Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda fev 18, 2013 2:09 pm

dinodane Escreveu:Vida péssima...

Os peixes que tem, são peixes de lago que nas condições adequadas chegam a medir mais de 25 cm e a viver 30 anos.
Portanto, o que vai acontecer nesse espaço diminuto e ainda por cima sem filtro é terem uma esperança de vida muito reduzida... o senhor da loja não percebe nada de aquariofilia e sabe que a cavaleira voltará para comprar mais peixes quando esses morrerem, são baratos.
Para os 3 peixes que referiu, boas condições seriam para começar um aqua com pelo menos 60 litros e um bom filtro a bombar. As trocas de água NUNCA são totais... são só parciais, nunca se substitui a água toda de um aqua.
O substrato cor de rosa... bom são gostos. Garanto que os peixes seriam muito mais felizes num aqua com areão natural e algumas plantas vivas, para esconderijo e oxigenar naturalmente a água.
Lamento a crueza mas ter peixes assim... não. Num aqua de 6 litros há muito pouca vida que pode ter, uma pequena colónia de camarões e ainda assim... 3 peixes de agua fria nunca.
Cumprimentos.
Tudo dito.
Cavaleira5
Membro Júnior
Registado: quarta dez 19, 2012 4:57 pm

segunda fev 18, 2013 4:57 pm

Como assim plantas verdadeiras? O senhor disse que o peixe podia durar um a um ano e meio
dinodane Escreveu:Vida péssima...

Cumprimentos.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda fev 18, 2013 10:48 pm

Cavaleira5 Escreveu:Como assim plantas verdadeiras? O senhor disse que o peixe podia durar um a um ano e meio

Um ano e meio ?

Peixes desta espécie podem durar cerca de 20 anos em boas condições. Portanto, além de ter uma vida extremamente curta nessas condições a que tem é em sofrimento ...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 18, 2013 11:03 pm

Plantas verdadeiras, como "como assim"? Elódeas, valisnérias, anúbias, etc.

O senhor da loja não sabe nada, só sabe que a dar conselhos desses vende muitos peixinhos, pois vão morrendo e sendo substituidos até que a pessoa se cansa e lá se informa como deve ser ou desiste.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”