Paredes do lago verde , mas a agua cristalina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
alexskydive
Registado: domingo jan 24, 2010 4:14 pm

domingo jan 24, 2010 4:42 pm

Montei um lago de 3500 litros revestido com piso, tenho 4 bombas de 2300litros/hora para filtrar a água e mais 3 filtros UV de 9 W cada.
Nesse lago bate sol 4 horas por dia.
Minha pergunta é :como faço para manter as paredes do lago limpas, os azulejos estão ficando muito verde, apesar de água estar completamente limpa e cristalina.
Possuo umas 30 carpas, sendo que 25 são filhotes e 5 delas estão com uns 20cm, possuo também 6 cascudos de 10 cm e me informaram que se eu colocar mais cascudos resolveria meu problema.
Por favor me ajudem.
Mais cascudos ou outra solução ?
Obrigado
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda jan 25, 2010 8:30 am

De onde és?
Para que 4 bombas e 3 uv???
tens filtro para limpar a água que passa pela bomba ou bombas?
E plantas?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
alexskydive

segunda jan 25, 2010 2:43 pm

Quando comecei com uma bomba a agua ficava turva, fui aumentando o numero de bombas até a água ficar cristalina,
Os filtros Uv´s são porque meus peixes se contaminaram com novos peixes que comprei e estavam morrendo de ictio, virose de primavera e outras doenças, a principio coloquei um filtro UV, depois acrescentei outro porque não estava adiantando, foi quando começou a melhorar o problema, nessa ocasião meu lago tinha 2000 litros, agora que aumentei para 3500 litros resolvi colocar o terceiro filtro UV para me precaver de problemas.
Tinha tambei imaginado que o filtro UV resolveria o problema das paredes verdes, mas quando me informaram que ele só não deixa a agua ficar verde.
Aguardo Ajuda de alguém.
Obrigado
alexskydive

segunda jan 25, 2010 2:45 pm

Esqueci de falar que tenho filtro de lã de vidro, filtrando a agua antes de ir para as bombas de aquário, que são 3, porém tenho uma eletrobomba de 1/2 cv sugando a água sem filtro nenhum antes.
Aquapet
Membro Veterano

segunda jan 25, 2010 9:29 pm

Aquapet Escreveu:De onde és?
E plantas?
Dimensão do sistema de filtragem.

Existe métodos para acabar com o verde das paredes, mas parece-me que tens problemas maiores que esse.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
alexskydive

terça jan 26, 2010 12:14 pm

E qual seria a solução para as paredes verdes ?
alexskydive

terça jan 26, 2010 12:15 pm

Não tenho nenhuma planta, qual vc me indicaria?
Aquapet
Membro Veterano

quarta jan 27, 2010 9:32 pm

Depende de onde és.

Recorrer a químicos... mas não gosto do metodo.
ACipriano
Registado: sábado dez 29, 2012 12:02 pm

sábado dez 29, 2012 1:05 pm

Conclui recentemente um lago. Escavei a terra e como havia diverso entulho decidi rebocar as paredes isolando-as posteriormente com um produto próprio, não tóxico para os peixes. Ficou da cor do cimento. O lago está virado a norte e nesta altura do ano tem muita sombra da minha casa. Coloquei uma bomba de lago que faz repuxo ao mesmo tempo que bombeia a água para um filtro que criei com diversas matérias filtrantes. Tenho a trabalhar, duas horas e meia por dia, um clarificador (Jebo UV-H9 - 9W). O lago possui ainda uma pequena luz que funciona cerca de 3 horas ao início da noite para iluminar a pequena cascata por onde corre a água do filtro no regresso ao lago. Tenho 6 pequenos peixes, duas orandas entre outros de água fria.
A minha questão é a seguinte: As paredes do lado começaram a ficar verdes, dando a sensação que a água também está, mas não, ela está cristalina. Que faço para resolver este problema já que se torna difícil de ver bem os peixes?
Desde já o meu muito obrigado pela atenção.
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

domingo dez 30, 2012 1:30 am

A sua unica opçao é limpar as paredes do lago com uma vassoura, eliminando assim as algas, mas vao voltar a aparecer.
Aquapet
Membro Veterano

quinta fev 21, 2013 9:16 am

Coloca plantas aquaticas para remover parte dos nutrientes da agua e fazem sombra. Alguem disso podes remover as filamentosas, quando as que ficam agarradas as paredes deixa ficar pois dá um ar natural ao lago.
Responder

Voltar para “Peixes”