U R G E N T E ! ! !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
PedroMmM
Membro Júnior
Registado: sexta mar 02, 2012 8:18 pm

sábado fev 23, 2013 9:59 pm

Boas , espero que me ajudem ! , Hoje tive a primeira postura de escalares , num aquário comunitário , separei um compartimento á parte para eles ... mas , quando os alevins nascecem para nao serem comidos , queria mudalos para outtro aquário como faço ? os pais podem ficar permanentemente com os aleveins ou tenho de retirar algum ? hoje eles colaram os ovos daqui a quando tempo os alevins começam a nadar ??

Ajudem-me por favor !!!!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado fev 23, 2013 10:14 pm

penso que os tens que separar todos, metes o casal e os ovos num aqua a parte. Agora eles os 2 vao guardar os ovos dos outros peixes, mas durante a noite em principio nao se safam :( os outros peixes vao come los.... pelo menos foi o que aconteceu comigo. No meu caso so duraram 1 noite e um dia...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
PedroMmM
Membro Júnior

sábado fev 23, 2013 10:37 pm

Muito obrigado por me responderes :D pra já foste o único obrigado mesmo , mas eu nao posso descolar os ovos de onde estao colados se nao morrem ... Eu separei os pais e os alevind dos outros peixes , mas separeios com um acrilico ... os outros peixes nao entram no compartimento onde se encontram os pais e os alevins ... estava era a pensar mudar os alevins quando nascecem para um aqua a parte , mas quando eles nascerem ( começarem a nadar ) ja nao precisam dos pais ?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo fev 24, 2013 9:35 am

Já tive muitas posturas dos meus escalares.

Nunca optei por deixar criar porque não tenho espaço para alojar todos. Os próprios progenitores acabam por comer os ovos num espaço de horas depois de os porem, devido à insegurança causada pelos outros peixes.

É adorável ver o cuidado que têm com os ovos, embora as primeiras posturas raramente consigam dar filhos, devido à inexperiência dos progenitores.

Os progenitores encarregam-se dos filhotes mesmo depois destes começarem a nadar.

Pode tentar transferir a superfície onde eles colocaram os ovos para outro aquário, não consegue ? Os meus normalmente colocavam numa folha de anúbia ou no filtro interno.
De qualquer maneira, se optar por transferir, use a água do aquário onde eles estão agora, para não haver choques de parâmetros e por aí fora ...
Pode acontecer que, com a transferência, eles comam os ovos por se sentirem inseguros, mas pouco tempo depois devem voltar a tentar outra postura.
Só permita criação se realmente tiver espaço para alojar a prole no futuro ou tiver a quem os dar / vender. Normalmente não nascem poucos :wink: .

Boa sorte.
PedroMmM
Membro Júnior

domingo fev 24, 2013 12:51 pm

Os ovos seguros estao , porque só estao com os pais , mais nenhum peixe pode passar para o compartimente onde se encontram os pais e os alevins ... Vou tentar transferir pra outro áqua , logo que nascerem , pois nao consigo pegar na superficie onde estao ... quando os meter num aqua a parte , tambem meto os pais ?

Obrigado :D
Nitara
Membro Veterano

domingo fev 24, 2013 12:53 pm

PedroMmM Escreveu:Os ovos seguros estao , porque só estao com os pais , mais nenhum peixe pode passar para o compartimente onde se encontram os pais e os alevins ... Vou tentar transferir pra outro áqua , logo que nascerem , pois nao consigo pegar na superficie onde estao ... quando os meter num aqua a parte , tambem meto os pais ?

Obrigado :D
Nunca separe os filhos dos pais, mas não sei se tranferir de aquário pode fazer com que os pais deixem de cuidar dos filhos, ou assim ...
PedroMmM
Membro Júnior

domingo fev 24, 2013 6:57 pm

Passou um dia , e os ovos continuam perfeitamente normais , igual ao dia da postura , mas alguns deles , estao a ficar mais claros do que outros :s o que significa isso ?
É espectacular ver os pais a protegerem os ovos *.* nunca saem de perto deles :D

Espero resposta thx ;D
Nitara
Membro Veterano

domingo fev 24, 2013 7:18 pm

PedroMmM Escreveu:mas alguns deles , estao a ficar mais claros do que outros :s o que significa isso ?
Não se preocupe. Os ovos mais claros são os ovos não fertilizados e portanto, nada irá nascer desses ovos. Normalmente os progenitores encarregam-se de removê-los ( o meu macho come-os, já a fêmea simplesmente agarra neles com a boca e atira-os ao chão, sendo de seguida devorados pela coridora e pelas rásboras :lol: ).
PedroMmM
Membro Júnior

domingo fev 24, 2013 7:55 pm

Se esta postura nao der resultado , acha que os escalares vao continuar a fazer posturas ? assim colocava-os num aqua á parte , muito mais fácil ...

Obrigado ;:D
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo fev 24, 2013 8:10 pm

sim, em principio vao continuar a fazer posturas...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
PedroMmM
Membro Júnior

domingo fev 24, 2013 8:23 pm

Só uma coisa :s , os ovos , pelo menos alguns deles estão a ficar com um pouquinho de nevoa , uma espécie de nuvem colada a eles , há algum problema ? os pais tratam disso ou devo fazer algo ?

Obrigado ;D
Nitara
Membro Veterano

domingo fev 24, 2013 9:19 pm

PedroMmM Escreveu:Só uma coisa :s , os ovos , pelo menos alguns deles estão a ficar com um pouquinho de nevoa , uma espécie de nuvem colada a eles , há algum problema ? os pais tratam disso ou devo fazer algo ?
Sim, essa espécie de '' névoa '' também faz parte. São os ovos não fertilizados que '' formam '' isso, tal como os restos dos flocos que ficam, os peixes mortos, etc. É o início da decomposição, por assim dizer.

Em princípio, o casal irá tratar de tudo. Não se preocupe em demasia, a Natureza sabe o que faz :wink: .
PedroMmM
Membro Júnior

domingo fev 24, 2013 9:24 pm

Deixo-vos aqui algumas imagens do par de escalares e de outros peixes que tenho no aquário ;D
Espero que gostem ;D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por PedroMmM em domingo fev 24, 2013 9:28 pm, editado 1 vez no total.
PedroMmM
Membro Júnior

segunda fev 25, 2013 2:18 pm

Bem , passado mais do que um dia após a postura , verifico que metade dos ovos nao estao lá , será que os pais os estao a comer ou será que os pais eliminaram os ovos nao fertilizados ?

espero resposta , obrigado :d
Nitara
Membro Veterano

segunda fev 25, 2013 8:35 pm

PedroMmM Escreveu:Bem , passado mais do que um dia após a postura , verifico que metade dos ovos nao estao lá , será que os pais os estao a comer ou será que os pais eliminaram os ovos nao fertilizados ?

espero resposta , obrigado :d
É muito provável que os ovos não fertilizados estejam a ser removidos pelos progenitores.

Não leve a mal, mas não se desiluda se esta postura não der frutos. Pelo que entendi, é a primeira postura do casal. E como já referi anteriormente, é relativamente difícil que um casal sem qualquer experiência consiga fazer criação à primeira tentativa.
Se não nascerem peixinhos e o PedroMmM quiser mesmo fazer criação ( e tem condições para tal ) espere pelas próximas posturas :wink: .
Responder

Voltar para “Peixes”