Bom dia.
Tenho no meu aquario substrato, bomba de ar , filtros interno e externo, faço tpa tds as semanas , e não sei porque as minhas plantas ao fim de 2 semanas +/- acabam todas por morrer , n sei o pq , dizem.me que faço td correcto e n encontram explicação para o q acontece. Optei por comprar so anubias devido a sua maior resistencia e tenho uma que ja me dura a uns meses mas de resto tudo morre ?? alguem m pode ajudar , visto que ja gastei uma fortuna em plantas !!
Plantas
As plantas aquáticas não absorvem os nutriente só a partir das raízes (com substrato fértil) mas também pelas folhas.
Plantas como as egérias ou cabombas, quase não que têm raiz, ou se têm são muito finas e servem quase só para prender a plantar à areia, elas absorvem os nutriente quase a 100% da água.
Usa fertilização líquida? É muito importe, umas gotinhas fazem a diferença.
A iluminação pode, também ser a causa do problema. Que tipo de iluminação que utiliza? Tem que ter em consideração o tamanho e a litragem do aquário, e como é claro a exigência das plantas. Normalmente, plantas de crescimento rápido como as cabombas precisam de muita luz, já as anúbias por exemplo, não.
Que plantas tem no aquário para além da anúbia? Uma boa dica para a anúbias é colocar um pequeno prego de ferro enterrado junto às raízes (só deve enterrar as raízes, o rizoma nunca, pois apodrece). Isto porque as anúbias necessitam de ferro para crescer, e o prego oferece.
Deve sempre pesquisar sobre as cada planta que tem, e simplesmente oferecer à planta o que ela precisa
Plantas como as egérias ou cabombas, quase não que têm raiz, ou se têm são muito finas e servem quase só para prender a plantar à areia, elas absorvem os nutriente quase a 100% da água.
Usa fertilização líquida? É muito importe, umas gotinhas fazem a diferença.
A iluminação pode, também ser a causa do problema. Que tipo de iluminação que utiliza? Tem que ter em consideração o tamanho e a litragem do aquário, e como é claro a exigência das plantas. Normalmente, plantas de crescimento rápido como as cabombas precisam de muita luz, já as anúbias por exemplo, não.
Que plantas tem no aquário para além da anúbia? Uma boa dica para a anúbias é colocar um pequeno prego de ferro enterrado junto às raízes (só deve enterrar as raízes, o rizoma nunca, pois apodrece). Isto porque as anúbias necessitam de ferro para crescer, e o prego oferece.
Deve sempre pesquisar sobre as cada planta que tem, e simplesmente oferecer à planta o que ela precisa

Uso fertelizante liquido sempre que faço os TPA. A lampada que tenho no meu aquario, que já agora leva 100L, é uma SERA tropic sun royal 4700 kelvin , 18W , 24''. Para alem das anubias não tenho mais plantas , só compro anubias porque tudo o resto me morria em 15 dias +/- . As anubias que tenho já me duram mais alguns tempos , mas mesmo assim algumas folhas vão-se desfazendo. Não sei mesmo que fazer mais .
18w para 100l penso que seja pouco, não percebo muito destas relações litros/watts mas no meu de 40l tenho uma lâmpada de 15w, eu sei que é a iluminação está boa.
Mas caso esteja errado não sei o que lhe diga, a temperatura e o ph estão bons?
Usa CO2?
Mas caso esteja errado não sei o que lhe diga, a temperatura e o ph estão bons?
Usa CO2?
A temperatura é a unica coisa que nem sempre está certa , devido a estas vagas de calor que vão e vêm a temperatura sobe e desce , ja a tive a 31graus , agr está a 26 ta bom .. mas basta vir um dia de muito calor que sobe logo , mas quanto a isso n ha nada a fazer. CO2 é que não tenho.