pekixa Escreveu:Então perante isso, existe uma relação directa ou não entre o Ph e a Dureza, carbonatada ou total
Não existe, regra geral Ph alto Kh alto e vice-versa...regra geral....mas n é directo!! eu por exemplo tenho KH baixo no aqua e ph alto....
pekixa Escreveu:Na Aquamania deste mes vem um artigo sobre a água. Em dada altura diz assim
... Na Natureza as águas com elevada Dureza têm o PH alto e as águas leves ou baixa Dureza têm o PH Baixo.
Então a minha lógica ( coerência, raciocinio...lolllll)está assim tão errada??
Se o meu akua estiver com os ioezitos todos altos, o ph não baixa, nem fica como supostamete estaria, sobe!! Então há uma relação directa entre a dureza e o PH!
Cada um escreve o que entender, deixo.te aqui excertos de um artigo da net do Luis Sousa da Associação Portuguesa de Killies ...
espero que te elucide de vez
APK Escreveu:1 - pH
O pH é uma medida da acidez da água, traduzida numa escala - a escala de Sørenson.
Esta está relacionada com a concentração(1) dos iões H3O+ na água. Concretamente:
pH = - log10 [H3O+],
em que [H3O+] traduz a concentração de H3O+
ou seja, quanto menor o pH mais ácida (isto é, mais rica em iões H3O+) é a água. O facto da escala de pH ser logarítmica quer dizer que a um pH de 6.3 teremos 10 vezes mais iões H3O+ presentes do que a um pH de 7.3.
Estes iões participam na água numa reacção química que se pode traduzir do seguinte modo:
(H3O+) + (OH-) = 2 H2O
(isto é, cada ião H3O+ reage com um ião OH- dando duas moléculas de água, H2O. A reacção dá-se também no sentido inverso)
Quando, na água, a concentração de iões H3O+ é superior à de iões OH-, a água diz-se ácida. No caso contrário a água diz-se básica, ou alcalina. Na situação em que as duas concentrações são idênticas a água diz-se neutra. A 25ºC, isto equivale a um pH com um valor 7. Uma água ácida terá então um pH inferior a 7 e uma água alcalina um pH superior a 7. A escala de Sørenson encontra-se definida de 0 a 14.
O pH é importante, não só por aquilo que traduz directamente - isto é a concentração dos iões H3O+- mas também por uma série de outros parâmetros que dele dependem. Com efeito, o pH é condicionante do equilíbrio biológico (particularmente o microbiológico) da água, bem como da presença, em menor ou maior quantidade, de uma grande variedade de espécies químicas. Mudanças bruscas ou valores extremos do pH denotam um desequilíbrio profundo na água dos nossos aquários e são, quase sempre, um sinal de alarme.
APK Escreveu: Dureza temporária ou dos carbonatos (KH)(3) :
Esta dureza é devida à presença de iões carbonato (CO32-) ou bicarbonato (HCO32-) dissolvidos na água.
A existência destes iões na água vai provocar o aparecimento do poder tampão, já referido anteriormente na secção do pH (ver BAPK nº 1). Numa água de elevada dureza de carbonatos torna-se particularmente difícil a alteração dos valores do pH já que os carbonatos/bicarbonatos vão "absorver" as alterações que se tente efectuar no pH da água. Como já explicado este efeito é geralmente benéfico e assim a presença de alguma dureza dos carbonatos permite evitar que haja flutuações bruscas e significativas do valor do pH nos nossos aquários. Contudo alguns peixes, e particularmente os seus ovos e embriões, principalmente os originários de zonas de águas muito macias (os "killies de floresta"), são sensíveis a valores de KH elevados já que há que atender a que muitas vezes a fixação do valor do pH se faz em valores muito altos (alcalinos), frequentemente indesejáveis (maior KH geralmente implica maior pH).