Ajuda caranguejo de Água Salgada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
kikomouse
Membro Júnior
Registado: terça set 04, 2012 4:39 pm

sábado ago 31, 2013 3:35 pm

Bom... eu encontrei um caranguejo na praia, junto com outros mais pequenos e decidi traze-lo para casa. Eu já pensei em devolvê-lo ao mar, mas até lá fiz-lhe um habitat com areia da praia, água salgada e umas conchas para decorar. por curiosidade, para ver se ligava, coloquei uma tampinha de garrafa com um pouco de ÁquaGel, daquele que se dá aos caranguejos eremitas e a artrópodes como tarântulas e escorpiões. Já lhe dei um pouco de robalo crú e um Gammarus de tartaruga e também um Stick de tartaruga. Ele ainda não comeu nada. Eu li que a espécie dele, Carcinus maenas, gosta de comer caracóis do mar e outros pequenos moluscos, podendo também comer outros caranguejos mais pequenos e, por vezes, cometer canibalismo. Têm algum conselho de coisas para lhe dar de comer? Já li que algumas espécies podem aceitar Ração de caranguejo-eremita, mas duvido que ele coma. Não sei se é normal ele estar a comer pouco, pois eu tenho um caranguejo-eremita e ele também não come quase nada. Penso que está na muda da carapaça pois está com o Exoesqeleto mole. Agradeço por dicas para coisas que lhe dar de comer, melhorias para o aquário e outras coisas. Eu não sei como colocar fotos no fórum mas o aquário é, penso eu, de tamanho razoável a comparar com o animal e tem uma zona seca, que desce até uma com água salgada. Já li várias coisas e penso que está tudo correto mas agradecia por conselhos.
luisrr
Membro Júnior
Registado: segunda ago 20, 2012 4:49 pm
Localização: hamster, cágado, shubunkii, cão, caturra, rolas. E plantas carnívoras, embora não

domingo set 01, 2013 3:59 pm

A única coisa que podes fazer é devolvê-lo á praia... é incorreto trazer animais selvagens para casa, nunca vais ter condições para o ter...
Associação portuguesa de plantas carnívoras:

http://forum.appcarnivoras.org/index.php

joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

domingo set 01, 2013 6:59 pm

kikomouse Escreveu:Bom... eu encontrei um caranguejo na praia, junto com outros mais pequenos e decidi traze-lo para casa. Eu já pensei em devolvê-lo ao mar, mas até lá fiz-lhe um habitat com areia da praia, água salgada e umas conchas para decorar. por curiosidade, para ver se ligava, coloquei uma tampinha de garrafa com um pouco de ÁquaGel, daquele que se dá aos caranguejos eremitas e a artrópodes como tarântulas e escorpiões. Já lhe dei um pouco de robalo crú e um Gammarus de tartaruga e também um Stick de tartaruga. Ele ainda não comeu nada. Eu li que a espécie dele, Carcinus maenas, gosta de comer caracóis do mar e outros pequenos moluscos, podendo também comer outros caranguejos mais pequenos e, por vezes, cometer canibalismo. Têm algum conselho de coisas para lhe dar de comer? Já li que algumas espécies podem aceitar Ração de caranguejo-eremita, mas duvido que ele coma. Não sei se é normal ele estar a comer pouco, pois eu tenho um caranguejo-eremita e ele também não come quase nada. Penso que está na muda da carapaça pois está com o Exoesqeleto mole. Agradeço por dicas para coisas que lhe dar de comer, melhorias para o aquário e outras coisas. Eu não sei como colocar fotos no fórum mas o aquário é, penso eu, de tamanho razoável a comparar com o animal e tem uma zona seca, que desce até uma com água salgada. Já li várias coisas e penso que está tudo correto mas agradecia por conselhos.
O caranguejo não associa isso com comida, porque no mar não comeria isso de certeza.
Quando nós vemos um carreiro de formigas a última coisa que pensamos é em comida, tal como um papa-formigas não olha para uma vaca e pensa em bifes, o melhor era devolver o caranguejo ao mar, até porque é uma espécie nativa :wink:
joa0
Membro Veterano

domingo set 01, 2013 6:59 pm

kikomouse Escreveu:Bom... eu encontrei um caranguejo na praia, junto com outros mais pequenos e decidi traze-lo para casa. Eu já pensei em devolvê-lo ao mar, mas até lá fiz-lhe um habitat com areia da praia, água salgada e umas conchas para decorar. por curiosidade, para ver se ligava, coloquei uma tampinha de garrafa com um pouco de ÁquaGel, daquele que se dá aos caranguejos eremitas e a artrópodes como tarântulas e escorpiões. Já lhe dei um pouco de robalo crú e um Gammarus de tartaruga e também um Stick de tartaruga. Ele ainda não comeu nada. Eu li que a espécie dele, Carcinus maenas, gosta de comer caracóis do mar e outros pequenos moluscos, podendo também comer outros caranguejos mais pequenos e, por vezes, cometer canibalismo. Têm algum conselho de coisas para lhe dar de comer? Já li que algumas espécies podem aceitar Ração de caranguejo-eremita, mas duvido que ele coma. Não sei se é normal ele estar a comer pouco, pois eu tenho um caranguejo-eremita e ele também não come quase nada. Penso que está na muda da carapaça pois está com o Exoesqeleto mole. Agradeço por dicas para coisas que lhe dar de comer, melhorias para o aquário e outras coisas. Eu não sei como colocar fotos no fórum mas o aquário é, penso eu, de tamanho razoável a comparar com o animal e tem uma zona seca, que desce até uma com água salgada. Já li várias coisas e penso que está tudo correto mas agradecia por conselhos.
O caranguejo não associa isso com comida, porque no mar não comeria isso de certeza.
Quando nós vemos um carreiro de formigas a última coisa que pensamos é em comida, tal como um papa-formigas não olha para uma vaca e pensa em bifes, o melhor era devolver o caranguejo ao mar, até porque é uma espécie nativa :wink:
kikomouse
Membro Júnior

segunda set 02, 2013 11:49 am

Obrigado pelas respostas... ele está bem e penso que a cada dia está mais acostumado e a ambientar-se melhor... ele durante a noite come, penso eu, o aquagel, deixando apenas um bocado na tampinha... quando voltar ao lugar onde o encontrei vejo se o devolvo ao mar... :wink:
joa0
Membro Veterano

terça set 03, 2013 2:02 pm

kikomouse Escreveu:Obrigado pelas respostas... ele está bem e penso que a cada dia está mais acostumado e a ambientar-se melhor... ele durante a noite come, penso eu, o aquagel, deixando apenas um bocado na tampinha... quando voltar ao lugar onde o encontrei vejo se o devolvo ao mar... :wink:
não estás ao pé do mar? trocas-lhe a água? Eu não sei os cuidados específicos para a espécie mas de certeza que tens de a trocar, e obviamente, se o encontras-te em água salgada, a água também tem de ser salgada, e com a mesma quantidade de sal...
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça set 03, 2013 5:02 pm

é so inteligentes.... :roll: :roll:

sem as condiçoes necessarias , nunca vai sobreviver, sem agua salgada renovada, vai morrer num instante !!!

Devolva ao mar o caranguejo.... pense um pouco, existem tantas especies proprias para se ter em casa.... :roll:

Porque nem sequer tem um aqua preparado para agua salgada.... :roll: :roll:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
kikomouse
Membro Júnior

quarta set 04, 2013 8:20 am

Bem, pelo que eu sei os caranguejos são resistentes e se houver um pouco de sal a menos na água penso que eles aguentam... eu acrescento água com frequência, coloco o sal e tudo mais... ele está a aguentar-se bem até agora e o aquário está num lugar bom, não tem luz do sol directa e ele vai comendo o "Gel"... ele está, penso eu, a ganhar mais confiança, pois qualquer coisa ele "ameaça" e levanta as pinças no ar, coisa que não fazia antes, simplesmente procurava enterrar-se para se esconder... o exoesqueleto já está a ficar mais duro a cada dia que passa e penso que em breve já terá uma carapaça normal e dura... :)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta set 04, 2013 12:27 pm

kikomouse Escreveu:Bem, pelo que eu sei os caranguejos são resistentes e se houver um pouco de sal a menos na água penso que eles aguentam... eu acrescento água com frequência, coloco o sal e tudo mais... ele está a aguentar-se bem até agora e o aquário está num lugar bom, não tem luz do sol directa e ele vai comendo o "Gel"... ele está, penso eu, a ganhar mais confiança, pois qualquer coisa ele "ameaça" e levanta as pinças no ar, coisa que não fazia antes, simplesmente procurava enterrar-se para se esconder... o exoesqueleto já está a ficar mais duro a cada dia que passa e penso que em breve já terá uma carapaça normal e dura... :)
Esse caranguejo não esta a viver, está a sobreviver. A não ser que coloques agua do mar de onde ele veio, estás a matá-lo. Se isso for Aqua Gel serve para hidratação, dai o aqua, é apenas agua em estado "gelatina".
Levantar as tenazes e enterrar é o comportamento normal deles, ele não sente confiança nem te conhece... é um animal irracional, apenas se preocupa com a sua sobrevivência e a da espécie (ponto).

O melhor que podes fazer é devolver ao mar, já o tiveste por algum tempo, é bastante normal. Eu quando era mais novo também apanhava os caranguejos das rochas e ficava com eles durante uns diazitos mas devolvia sempre... um comportamento normalíssimo, agora o que tu estas a fazer já é mau, colocar agua e sal por conta própria...
joa0
Membro Veterano

quarta set 04, 2013 12:48 pm

A água também tem mais parâmetros que a salinidade, o ph da torneira é normalmente neutro (7.0) e a água do mar é mais alcalina penso eu, se fosse só o sal até coca-cola salgada se podia usar.
kikomouse
Membro Júnior

sexta set 06, 2013 9:03 am

joa0 Escreveu:A água também tem mais parâmetros que a salinidade, o ph da torneira é normalmente neutro (7.0) e a água do mar é mais alcalina penso eu, se fosse só o sal até coca-cola salgada se podia usar.
Eu com ph's e essas coisas não me entendo nada, eu coloco água de garrafa e ponho sal e faço um "teste" do sal... eu coloco sal grosso e ele está bem... tem uma zona seca e uma com água, claro, assim que eu for à praia, vou devolvê-lo ao mar, mais uma vez, com ph's e essas coisas eu não me entendo mas ele tem-se aguentado bem... :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
joa0
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 12:28 pm

água mineral?
teru1992
Membro Veterano
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

sexta set 06, 2013 4:17 pm

vai devolver o bixo ao mar seu ot*****
Responder

Voltar para “Peixes”