Custo mensal de aquário de água quente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
dpac
Registado: domingo abr 20, 2014 1:46 pm

segunda mai 05, 2014 1:07 am

Boa noite,
até agora sempre tive peixes de água fria, mas gostaria de experimentar ter alguns de água quente.

Mais ou menos quanto custa mensalmente (factura da electricidade :lol: ) manter um aquário de 60 litros? Com filtro, aquecimento da água, termoestato e luz LED.
Na loja onde costumo comprar os meus peixes e comida dizem me custar cerca de 1.50€ por mês, mas achei muito pouco. Tava à espera que fosse mais

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Cumprimentos :o
vasco1978
Membro
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sábado mai 10, 2014 10:29 am

Bom dia,

O consumo estimado vai depender da potencia do filtro, luz e aquecedor.
O consumo da luz vai depender das horas que vai estar ligada, 8 a 12 horas, o aquecedor vai depender da temperatura ambiente da divisão onde está o aquario, se a divisão for fria, mais tempo o aquecedor vai estar ligado, especialmente no inverno. No verão em principio não terá esse problema dado que a temperatura ambiente influencia a temperatura do aquario e o aquecedor só liga se a temperatura da água descer abaixo do definido.
O filtro vai depender da potencia do mesmo.
Para ter uma ideia, divida a potencia em watts por 1000 e multiplique pelo custo de kw*número de horas dia de funcionamento do aparelho isto dá o consumo diário. Para saber o custo mensal multiplique pelos dias do mês.

Para um aquario desse tamanho, não deverá ter um custo superior a 4€/mês.
dpac

segunda mai 12, 2014 1:10 am

Boa noite,
muito obrigado pela ajuda. Bem que o 1.5€ que o funcionário me falou parecia muito pouco, mas também 4.5€ não é muito. Sempre pensei que fosse um custo muito superior. Pode ser que seja desta que passo de ter só peixes dourados para ter outras espécies de peixes. :D
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

terça mai 13, 2014 7:35 pm

Eu tenho um com 100ml e ronda os 5,00€ por mês :)
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
dpac

quinta mai 15, 2014 11:47 am

Boas,
já comprei o meu aquário, comprei o aqua 60 light da Ciano.
Tenho uma pequena dúvida, fui ao site ver as especificações do produto e no termóstato diz que gasta 50W, porém quando fui ver mesmo o termóstato que tenho no aquário fala em 100W.
Será que se enganaram no termóstato que me deram?
vasco1978
Membro

sexta mai 16, 2014 6:35 pm

Viva,

Eu quando comprei o primeiro aquario a bomba que era mencionada nas folhas de instrução também não correspondia à realidade. Verifique a potencia no próprio equipamento, deverá ter uma inscrição. E já agora parabéns!

Já pensou que tipo de peixes e/ou de layout quer para o aquario? Com água quente a variedade é bem maior e tem que se ter algum cuidado.
dpac

segunda mai 19, 2014 2:55 pm

Boas,
pensei sim. Estava a pensar em pôr um grupo de catfish, um grupo de kuhli loaches, também neon tetras (ou outra variedade) e um peixe principal. Acho os bettas lindos mas alguns são agressivos.
vasco1978
Membro

segunda mai 19, 2014 8:08 pm

Viva,

O Betta só é agressivo se colocar outro macho, é briga na certa! Veja em alternativa um casal de colisa lalia, o macho é muito bonito.
Tetra neon são muito bonitos e produzem um belo efeito, eu próprio tenho um pequeno cardume. Khuli são bastante resistentes mas andam quase sempre escondidas, eu também tenho 3 desses, são bastantes uteis na limpeza do fundo do aquario. Quando fala de catfish, está a falar de corydoras, certo? Cuidado com o número de peixes, tenha em atenção à regra de 1cm peixe adulto/litro de peixe.

Está a pensar em colocar plantas naturais? Ou somente em decoração artificial?
Responder

Voltar para “Peixes”