Carvão activado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Davi
Mensagens: 5
Registado: quinta ago 01, 2002 4:26 pm

quinta ago 29, 2002 9:48 am

Gostaria que alguem me desse alguma informação de quais as vantagens e desvantagens do uso do carvão activado no filtro, pois estou com duvidas se o devo usar ou não, porque as opiniões que tenho lido são contraditórias?
Um abraço
Muito obrigado
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta ago 29, 2002 10:04 am

Primeiro que tudo :) que precisas de mudar no teu aquário? ou melhor, para que vais usar o carvão activado?
Davi
Mensagens: 5
Registado: quinta ago 01, 2002 4:26 pm

quinta ago 29, 2002 10:15 am

Para já não preciso de mudar nada, só que gostaria de saber, para se um dia me surgir algum problema saber se aí estaria uma solução para o mesmo. Além disso vejo que muitos aquarofilistas o usam permanentemente, daí o eu tentar perceber qual a utilidade dele e também quais as desvantagens no seu uso. Pois em todas as pesquisas que efectuei não consegui encontrar nenhum artigo especifico e esclarecedor.
Um abraço
Obrigado
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta ago 29, 2002 10:30 am

O carvão activado é utilizado para diversas coisas :) Elimina a cor amarelada da água, aquele cheiro a água ribeirinha e alguma substancias tóxicas. Isto porque o carvão absorve quase tudo :)

Resulta bem para estas coisas e o unico inconveniente é não durar muito tempo o que implica mexer no filtro pelo menos 1 vez por mês. Não sei que filtro tens nem de que tamanho.

Se estás a pensar em usar carvão activado ou semelhante eu aconselho o BioChem Zorb da Rena que dura mais tempo que carvão activado e tem melhor rendimento.
Isto junto com o Nitra Zorb para eliminar nitratos, nitritos e amonia e o Phos Zorb para eliminar fosfatos e silicatos é tudo o que precisas para filtragem quimica no teu aquário. O Nitra Zorb tem a vantagem de se comprar uma vez porque pode ser "recarregado" numa solução de água com sal durante algumas horas.
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 29, 2002 8:17 pm

O carvão activado é muito bom, mas a rsaraiva esqueceu-se (penso que deve saber) de referir que o mesmo não pode ser utilizado em conjunto com medicamentos na água pois estes são absorvidos pelo carvão. Por isso se começara a usar o carvão, terá de ter outro sistema no aquário-hospital, se o tiver, ou então terá de retirar o filtro de carvão no aquário principal aquando a administração de medicamentos na água.
alfena
Membro
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm
Localização: Guppys, 1 cão e montes de canários

quinta ago 29, 2002 9:12 pm

- Qual o desempenho actual em aquáriofilia, do carvão activado?
alfena
Membro
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm
Localização: Guppys, 1 cão e montes de canários

quinta ago 29, 2002 9:13 pm

- Qual o desempenho actual em aquáriofilia, do carvão activado?
alfena
Membro
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm
Localização: Guppys, 1 cão e montes de canários

quinta ago 29, 2002 9:14 pm

- Qual o desempenho actual em aquáriofilia, do carvão activado?
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

sexta ago 30, 2002 7:56 am

bem ... eu disse que o carvão activado absorvia quase tudo :)
O KROZ tem razão :) eu muito raramente medico os meus peixes, faço-o mais como precaução.
Todos os medicamentos tem vantagens e desvantagens, a desvantagem de quase todos é que matam o que queremos e o que não queremos :(
Tenho dois filtros no meu aquário. Um primeiro filtro de 5 litros que serve puramente para filtragem fisica e um filtro de 9 litros para filtragem quimica e biologica ligado à saida do primeiro filtro. Quando medico o aquário desligo o segundo filtro para as bactérias não morrerem com a medicação e tb, como referiu o KROZ, o carvão não absorver tudo.
Além disso só uso medicamentos da waterlife que não são tão agressivos e são biodegradáveis. Mais uma vez, uso os medicamentos como precaução :) Mais vale ter o aquário dois dias, de vez em quando, sem filtro biológico e ligeiramente medicado do que ter um aquário cheio de peixes doentes à espera de um tratamento choque em que vamos alterar todo o sistema biológico do aquário.
eduardo_msc_gomes
Membro
Mensagens: 127
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 30, 2002 8:48 am

Antes de mais quero dizer q utilizo carvão activado sempre q necessário (com as devidas precauções q já foram aqui referidas), sem q nada de mal tivesse acontecido.
Um ponto importante, q já não tem nada a ver com o carvão activado, é o facto de o rsaraiva dizer q quando necessário desligava o filtro de filtragem biológica (se calhar n se explicou bem), mas deixa-me dizer q isso só se faz se falhar a corrente eléctrica. :lol:Quando se desliga o filtro de filtragewm biológica por mais de 15 min. (+/-) as bactérias q ai estavam colonizadas morrem com falta de oxigénio, e para além de ser necessário 1-2 semanas para readquirir as colonias de bactérias, quando se liga o filtro são libertadas uma grande variedade de substancias nocivas.
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

sexta ago 30, 2002 9:14 am

Tb tens razão :) se bem que a morte das bactérias não é assim tão rápida :)
Vou contar mais um pouco :) é nesta fase que tb aproveito para limpar o filtro, substituir ou recarregar massa filtrante.
Adicionando depois ao filtro BACTERLIFE da waterlife quando o ligo.
( acho que já estou a exagerar na publicidade :) )
Davi
Mensagens: 5
Registado: quinta ago 01, 2002 4:26 pm

sexta ago 30, 2002 9:59 am

Obrigado a todos :)
David Sousa
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 30, 2002 8:54 pm

Esta questão já tinha sido respondida pela rsaraiva.
alfena Escreveu: - Qual o desempenho actual em aquáriofilia, do carvão activado?
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta ago 30, 2002 9:00 pm

Creio que já há algum tempo li algures, mas não tenho a certeza disto, que os filtros biológicos estão a cair em desuso por aquariofilistas experientes. Básicamente os filtros exteriores são bem melhores e "tomam conta do recado". Mas repito que não tenho a certeza disto, pois o que li acerca disto já foi há algum tempo.
eduardo_msc_gomes Escreveu: Antes de mais quero dizer q utilizo carvão activado sempre q necessário (com as devidas precauções q já foram aqui referidas), sem q nada de mal tivesse acontecido.
Um ponto importante, q já não tem nada a ver com o carvão activado, é o facto de o rsaraiva dizer q quando necessário desligava o filtro de filtragem biológica (se calhar n se explicou bem), mas deixa-me dizer q isso só se faz se falhar a corrente eléctrica. lolQuando se desliga o filtro de filtragewm biológica por mais de 15 min. (+/-) as bactérias q ai estavam colonizadas morrem com falta de oxigénio, e para além de ser necessário 1-2 semanas para readquirir as colonias de bactérias, quando se liga o filtro são libertadas uma grande variedade de substancias nocivas.
rsaraiva
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda set 02, 2002 7:58 am

KROZ o filtro biológico de fundo realmente está um bocado fora de moda.
Ele funciona bem nos primeiros tempos mas a constante passagem de água pela areão empurra os detritos para dentro do areão e prontos ... fica uma bela porcaria :) Pessoalmente eu gosto do filtro biológico de fundo e ainda uso mas tenho que admitir que requer aspirações quase semanais. Uso pelo facto de conseguir ter plantas mais saudáveis porque a oxigenação das raizes estimula o crescimento das plantas.
Responder

Voltar para “Peixes”