Hoje de manhã, dei conta que o filtro que tinha no meu aqua estava avariado e fui o mais rápido possível comprar um novo ......, penso que não posso dizer a marca,

Ele é constituído por 3 compartimento, nos dois 1ºs tem espuma e no 3º que é um compartimento fechado , tem um material filtrante que talvez possa ser lã de vidro , disseram-me que se eu quisesse poderia substituir por carvão para tornar a água cristalina, e esclareceram-me razoavelmente
No compartimento, inferior o 1º, que também tem uma esponja , disseram-me que podia colocar "substrato", e eu lá comprei o substrato............Coloquei-o no filtro, no tal compartimento , mas não o lavei , nem o envolvi numa pedacito de meia de lycra, como me sugeriram porque achei que não valia a pena, pois no meio da esponja há um tubinho com orificios , e as pedrias de substrato são suficientemente grossas para saírem de lá . Acham que procedi bem ???
Afinal para que serve este substrato ? , serve somente para manter a estabilidade química e bacteorológica da água ??? Torna a água mais cristalina ???? etc.
Obrigada , se puderem tirem-me desta ansiedade