Lerneopodídeos(Lernaea)
Sintomas O peixe nada erraticamente,coçando-se nas pedras,madeira ou substrato; o corpo cobre-se de organismos minúsculos e da pele inflamada pendem filamentos branco-esverdeados.
Causa O parasita adulto Lernaea, que enterra a sua cabeça em forma de ancora na pele do peixe, as especies habitantes dos lagos sao as mais afectadas.
TratamentoRetire o peixe do aquario e extraia-lhe o parasita , usando uma pinça. com cuidado para nao deixar ficara a cabeça. Trate da ferida com um anti-séptico e metriponate (1,1125-1,8 mg por cada 4.5 litros de água)
Obstipaçao
Sintomas: Funcionamento irregular e insuficiente dos intestinos,se nao for tratado, o peixe pode enfraquecer muito.Não come,produz pouco ou nenhuns excrementos,fica em repouso sobreo substrato e pode apresentar um inchaço na regiao ventral.Os casosgraves podem confundir-se com os de hipropisia.
Causa: Dieta pobre ou incorrecta, nalguns casos, excessos de alimentos.
Tratamento: Deite no aquário meia colher de chá de sulfato de magnesio por cada 4,5 litros de agua.Se o peixe melhorar corriga a dieta
Hidropisia
Sintomas:Abdomem inchado,as escamas podem-se separar do corpo. O termo engloba todas as doencas que provocam um inchaço anormal do abdomen e que muitas vezes nao se destinguem umas das outras. A hidropisia crónica desenvolve-se devagar, nos casos agudos os peixes incham rapidamente.
Causa: Mau funcionamento dos orgãos ous factores ambientais, niveis elevados de cloreto de sodio, nitratos, bactérias ou dieta pobre/incorrecta.
Tratamento: Não há, a correccao das condicoes do aquario e da dieta podem ajudar.
Podridao das barbatanas
Sintomas: Inflamação dos raios das barbatanas ou degeneracao das respectivas membranas. Os peixes de barbatanas longas e ondulantes sao os mais afectados.
Causa: Doença bacteriana desencadeada pelas más condiçoes da agua.Factores como mordeduras nas barbatanas,ferimentos causados pelas redes, ou uma dieta pobre em vitaminas tambem sao importantes.
Tratamento: Melhore a qualidade da agua e corrija quaisquer factores ambientais. Pegue no seu peixe e trate a area afectada com uma bactericida ou tintura de genciana.
Piolho(Argulus)
Sintomas: o Peixe coça-se contra as paredes, a madeira ou substrato do fundo. Vêem-se pequenos parasitas circulares e transparentes, agarrados à pele do peixe.
Causa: Os piolhos fixam-se ao corpo do peixe por meio de ventosas e alimentam-se do sangue do hospedeiro. As fêmeas soltam-se para a postura dos ovos, após a eclosão, as crias procuram novos hospedeiros.
Tratamento: Pegue no peixe e arranque os parasitas com uma pinça, trate da ferida com um anti-séptico. Deite no aquario um preparado farmaceutico patenteado para matar as larvas.Nos casos mais graves junte Metriponate(1,125-1,8 mg por cada 4.5l)