Ora viva.
Tem logo uma vantagem visivel... não ocupa espaço no aquário e este fica muito mais estético

Normalmente os filtros externos têm mais volume e consequentemente mais espaço e compartimentos para colocar materias filtrantes o que resulta numa filtragem mais eficiente.
São também muito mais faceis de fazer manutenção. Uma vez que já estão fora do aquario basta fechar as torneiras e tirar o filtro

Também a frequencia com que é necessário dar uma limpeza ligeira ao filtro é menor.
Tem apenas a desvantagem do preço, mas ao fim de algum tempo de uso acho que vale a pena o investimento
Eu tive durante algum tempo um filtro interno, e praticamente todas as semanas tinha q dar uma lipesa ligeira ao filtro pq senão entopia

Desde que coloquei um bom filtro externo... essas manutenções passaram a ser de 2 em 2 meses

Mas no meu caso tenho um filtro sobre-dimensionado para o aquario em questão. É de 120L e o filtro dá para aquas até 600L.
Eu sou da opinião de q nunca se deve comprar um filtro muito a justa para o aquario a q se destinha.
Tipo: se vai ser colocado num aquario de 200L, não comprar um filtro q o fabricante diz que dá até 200L. comprar o modelo acima

Porque há peixes e peixes... uns fazem caca... outros fazem muita caca

Por exemplo, para muitos peixes é aconselhado um filtro que seja capaz de rodar 3x o volume do aquario por hora. Há outros em q se aconselha um filtro q seja capaz de ciclar 5 a 10x o volume do aquário por hora.
E como normalmente temos a tendencia para lotar um pouco mais o aquario que o devido... convem ter alguma margem de segurança na capacidade do filtro
Depois, ainda há outra questão que leva a adquirir um filtro maior que o normal

Quando se monta um aquario, mais tarde ou mais cedo vamos querer um maior... e a seguir a esse, outro ainda maior

Assim o investimento inicial custa um pouco, mas ficamos com uma boa margem de manobra