ummm ...pergunta de maçarico 2

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
josegois
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2004 10:19 am

quinta nov 04, 2004 12:50 am

( não se assustem ; quando chegar á pergunta 7689034 eu paro : ;) )

Olá honrados veteranos experientes . Em termos simples, alguém me pode dizer qual é a vantagem dum filtro externo vs um interno (para além da diferença de preço?) Por exemplo um externo para x litros é melhor que um interno para os mesmos litros ?
Tenho-me apercebido que há que faça uma "sobre-filtração" ie por ex um aqua de 200 litros ter um filtro qualquer adequado a 200l e depois mais um um pouco menor . è necessário ? faz sentido ? `Brigado :o

Já agora agradeço sinceramente aos "forumistas" que se têm dado ao trabalho de responder ás minhas banalidades. :oops:
cesar_dias
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 2:53 pm

quinta nov 04, 2004 11:31 am

Ora viva.
Tem logo uma vantagem visivel... não ocupa espaço no aquário e este fica muito mais estético ;)
Normalmente os filtros externos têm mais volume e consequentemente mais espaço e compartimentos para colocar materias filtrantes o que resulta numa filtragem mais eficiente.
São também muito mais faceis de fazer manutenção. Uma vez que já estão fora do aquario basta fechar as torneiras e tirar o filtro :D
Também a frequencia com que é necessário dar uma limpeza ligeira ao filtro é menor.
Tem apenas a desvantagem do preço, mas ao fim de algum tempo de uso acho que vale a pena o investimento :D

Eu tive durante algum tempo um filtro interno, e praticamente todas as semanas tinha q dar uma lipesa ligeira ao filtro pq senão entopia :(
Desde que coloquei um bom filtro externo... essas manutenções passaram a ser de 2 em 2 meses :D
Mas no meu caso tenho um filtro sobre-dimensionado para o aquario em questão. É de 120L e o filtro dá para aquas até 600L.

Eu sou da opinião de q nunca se deve comprar um filtro muito a justa para o aquario a q se destinha.
Tipo: se vai ser colocado num aquario de 200L, não comprar um filtro q o fabricante diz que dá até 200L. comprar o modelo acima ;)
Porque há peixes e peixes... uns fazem caca... outros fazem muita caca :lol:
Por exemplo, para muitos peixes é aconselhado um filtro que seja capaz de rodar 3x o volume do aquario por hora. Há outros em q se aconselha um filtro q seja capaz de ciclar 5 a 10x o volume do aquário por hora.
E como normalmente temos a tendencia para lotar um pouco mais o aquario que o devido... convem ter alguma margem de segurança na capacidade do filtro :D

Depois, ainda há outra questão que leva a adquirir um filtro maior que o normal :)
Quando se monta um aquario, mais tarde ou mais cedo vamos querer um maior... e a seguir a esse, outro ainda maior :)
Assim o investimento inicial custa um pouco, mas ficamos com uma boa margem de manobra :lol:
Responder

Voltar para “Peixes”