Olá a todos.
Queria pedir a vossa ajuda, pois hoje morreu a Colisa Macho que estava há sensivelmente uma semana no meu aquário. Ontem eu reparei que ele estava com uma respiração muito acelerada e que tinha os olhos muito inchados e saídos para fora. Penso que isto é uma doença com um nome específico mas o qual eu desconhço.
Queria que me ajudassem a identificar a doença, quais as causas e qual o tratamento. Só queria acrescentar que no mesmo aquário existem 3 guppys, 2 mollys, 2 espadas, 2 platys, 2 corydoras, 2 limpa vidros e que este colisa foi adquirido juntamente com uma fêmea que morreu no dia a seguir ao que foi comprada, entretanto há quatro dias que pus lá outra colisa fêmea que até agora e aparentemente está perfeitamente saudável como todos os outros.
Obrigada.
Patrícia
Morte de Colisa Lalia Macho
as colisas são peixes com necessidades um pouco diferentes dos teus restantes peixes de aquário comunitário. O Ph da água deve rondar as 6,5 e 6,8 acima disto pode ser mortal para as colisas, principalmente se as colocares imediatamente dentro do teu aquário com um Ph por ex de 7,2 depois de as comprares numa loja onde o Ph da água era de 6,8. Os restantes peixes, platys, mollies, neons costumam aguentar estas mudanças bruscas de Ph. Depois tb são peixes que gostam de calma
água não muito agitada, zonas escuras no aquário ( gostam de plantas de folhas larga para apanharem sombra ) e de poucos amiguinhos a nadarem perto deles. PS. há que salientar tb que todos os aquários tem doenças, fungos e alguns parasitas mas os peixes só são afectados se estiverem com algum problema, geralmente stress que faz com que o peixe não produza as suas proprias defesas.

-
- Membro
- Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
- Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas
Olá rsaraiva,
A primeira vez que comprei colisas, comprei um casal, a fêmea morreu no dia a seguir, e comprei outra que dura até hoje, o macho morreu passado +- uma semana com a tal doença que lhe fez com que os olhos ficassem saídos para fora. Comprei outro e já lá vai uma semana. Estão ambos bem neste momento o pH está ligeiramente abaixo dos 7.0, não me recordo qual era o valor exacto naquela alturas, mas não deveria fugir muito do mesmo valor. Eu penso que eles poderiam já não estar muito bem e talvez a mudança os tenha piorado. Eu sou muito pouco experiente mas posso dar-me por satisfeita porque no início morreram bastantes peixinhos e agora para mim é uma vitória ter guppys e platys bebés já com 2 semanas e as mamãs e os papás estarem bem!
é om sinal, não é?
Vou aproveitar para fazer uma pergunta: quando eu mudo a água, ponho um produto para baixar o pH da água da torneira, porque este é muito elevado e como já me disseram que não se deve misturar produtos, só depois de 1h/2h e depois de ter o filtro a trabalhar durante algum tempo é que eu o desligo e ponho um produto que é o áqua safe que aparentemente serve para preparar a água da torneira para o aquário sem ter que estar de repouso. E tenho sempre uma dúvida enorme entre estes dois produtos (do pH e o aqua safe) porque nunca sei qual por primeiro. Como acho que a mudança de ph é mais importante ponho primeiro o do pH. Finalmente a pergunta: Será que posso colocar estes dois produtos ao mesmo tempo? Se não como é que eu faço, sem ter que ter a água de repouso?
Obrigada.
Patrícia
A primeira vez que comprei colisas, comprei um casal, a fêmea morreu no dia a seguir, e comprei outra que dura até hoje, o macho morreu passado +- uma semana com a tal doença que lhe fez com que os olhos ficassem saídos para fora. Comprei outro e já lá vai uma semana. Estão ambos bem neste momento o pH está ligeiramente abaixo dos 7.0, não me recordo qual era o valor exacto naquela alturas, mas não deveria fugir muito do mesmo valor. Eu penso que eles poderiam já não estar muito bem e talvez a mudança os tenha piorado. Eu sou muito pouco experiente mas posso dar-me por satisfeita porque no início morreram bastantes peixinhos e agora para mim é uma vitória ter guppys e platys bebés já com 2 semanas e as mamãs e os papás estarem bem!

Vou aproveitar para fazer uma pergunta: quando eu mudo a água, ponho um produto para baixar o pH da água da torneira, porque este é muito elevado e como já me disseram que não se deve misturar produtos, só depois de 1h/2h e depois de ter o filtro a trabalhar durante algum tempo é que eu o desligo e ponho um produto que é o áqua safe que aparentemente serve para preparar a água da torneira para o aquário sem ter que estar de repouso. E tenho sempre uma dúvida enorme entre estes dois produtos (do pH e o aqua safe) porque nunca sei qual por primeiro. Como acho que a mudança de ph é mais importante ponho primeiro o do pH. Finalmente a pergunta: Será que posso colocar estes dois produtos ao mesmo tempo? Se não como é que eu faço, sem ter que ter a água de repouso?
Obrigada.
Patrícia
o primeiro a por deve ser sempre o que neutraliza o cloro e os metais ( deve ser o aqua safe que usa ( não conheço ) quanto ao Ph depende da quantidade de água que muda, se forem mudanças semanais e com pequenas quantidades de água não vale a pena mudar o Ph da água que vai repor porque a quantidade de água é pequena e a mudança no valor do Ph é tb muito pequena. Se as mudanças forem mais espaçadas e em grandes quantidades de água ) por si só já é um erro ) é conveniente 2horas depois do aqua safe verificar o Ph.
-
- Membro
- Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
- Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas
Olá mais uma vez!
As mudanças de água são semanais, acontece que já fiz o teste de pH à água que sai directamente da torneira e este é 8.0.
Estou a ver que o melhor é colocar a àgua com o aqua safe e passadas as tais duas horas fazer o teste do pH e no caso de ser necessário ponho o produto para baixar.
Obrigada.
Patrícia
As mudanças de água são semanais, acontece que já fiz o teste de pH à água que sai directamente da torneira e este é 8.0.
Estou a ver que o melhor é colocar a àgua com o aqua safe e passadas as tais duas horas fazer o teste do pH e no caso de ser necessário ponho o produto para baixar.
Obrigada.
Patrícia
A água da torneira é tratada periodicamente (ex: todas as quartas de manha ) num reservatório local. E o Ph da água muda todos os dias. Se fizeres testes de Ph todos os dias de manha e à noite vais descobrir que há diferenças quase constantes de Ph ao longo da semana. À terça podes ter um Ph de 6,2 e ao sábado ter 7,5. Não sei se os tratamentos que fazem à água faz subir ou descer o Ph mas parece que o altera porque estas variações na minha zona são constantes e fui alertado por outra pessoa que tb fez o teste na zona onde reside e acontece o mesmo. Por isto se calhar há um dia da semana onde a água da tua torneira tem exactamente o Ph que desejas e podes guardar a água nessa dia para fazeres as tuas mudanças de água ao fds.