Plantas estão a ficar com as folhas amareladas e sem cor...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

segunda out 21, 2002 8:35 am

Viva,
montei um aquário à cerca de 1 semana, coloquei plantas e 3 guppys e 1 tricogaster. Tenho um filtro interno e um externo e coloco luz 12 horas por dia.

Acontece que as plantas de dia para dia, estão a ficar com as folhas amareladas e a perderem a cor.

O que é que pode estar a acontecer?!
Como posso resolver o problema?!

P.S.1: O meu PH está altíssimo 7,6, não sei se pode ter alguma influência. Tenho substrato para plantas por baixo do areão.

Obrigado!
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda out 21, 2002 9:00 am

O Ph estar alto não é a causa do problema mas revela que a concentração de co2 é baixa. O co2 dissolvido na água forma ácido carbónico e faz baixar o Ph. As plantas necessitam de 3 coisas para se desenvolverem: luz, alimento e co2. As plantas necessitam de moleculas de carbono para fabricarem todas as suas estruturas e é ao co2 concentrado na água que elas as vão buscar. Sem co2 elas não conseguem desenvolver-se e acabam por morrer. Há duas soluções, borbulhar co2 na água ou meter mais peixes que vão libertar co2. A peimeira solução é fantástica e resolve o problema das plantas como o do Ph, a segunda, quando funciona, não funciona em quantidades suficientes para o bom desenvolvimento das plantas, apenas evita que elas não morram.
hugorsf
Membro

segunda out 21, 2002 9:07 am

Muito obrigado pela ajuda! Estou ainda no início e pensei que fosse falta de ferro :oops:

Já agora, como é que eu posso injectar CO2 na água, sem ser com aquelas garrafas que custam muito?!

Acho que há uma maneira de o fazer que é juntando fermento e açucar!

Isso funciona mesmo?! E que quantidade devo injectar?

Obrigado mais uma vez!

P.S.: Assim baixava o PH e as plantas ficavam bem melhores.... :lol:
rsaraiva
Membro Veterano

segunda out 21, 2002 9:23 am

neste caso o ferro só vai originar o aparecimento de muitas algas :(
além das garrafas que requerem um grande investimento inicial mas que a longo prazo compensa, existem tb uns recipientes que libertam co2 para a água por reacção de vários produtos. Este processo só funciona para aquários até +/- 180L e custa cerca de 30€, as recargas custam cerca de 10€ e duram 30 dias +/-. a formula caseira ... nunca usei mas há aqui algumas coisas para ler sobre isso. [url]http://www.sobresites.com/aquarismo/co2.htm[/url]
luisqueiroga
Membro
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

terça out 22, 2002 9:25 pm

Dispositivo CO2

Garrafa tipo coca-cola de 2l c/:
- +- 750g de açucar;
- água até perfazer 3/4 da garrafa (sem ter cloro);
- colher de chá de bicarbonato de sódio
- +- colher de sopa de fermento.

Fazer um buraco na tampa para o tubo de ar (e colar c/ silicone...), que não deve ficar em contacto c/ a água da garrafa. Na outra extremidade uma pedra difusora bem porosa, que se introduz no aquário.

Funciona mesmo, mas atenção, pois só deve utilizar-se quando temos:
1- muitas plantas;
2- muita (adequada) luz;
3- fertilizantes.
rsaraiva
Membro Veterano

quarta out 23, 2002 11:40 am

só para dizer que co2 é co2 e sobre isso não há que enganar :)
mas nunca usei um sistema caseiro ou não caseiro mas barato porque se torna muito dificil de controlar a quantidade de co2 que estamos a introduzir no aquário. a não ser que além disto tb se faça um sistema de conta bolhas para termos de alguma forma uma ideia ou algo contável de quanto co2 estamos a meter lá para dentro.
luisqueiroga
Membro
Registado: domingo ago 04, 2002 12:02 am

quarta out 23, 2002 11:49 am

Pode acoplar-se uma torneira no tubo.
hugorsf
Membro

quarta out 23, 2002 12:53 pm

Obrigado!

Já agora, onde se pode comprar bicarbonato de sódio ? ;)
rsaraiva
Membro Veterano

quarta out 23, 2002 12:58 pm

dá para resolver de várias formas .... continuando com a questão de que tipo se deve usar ... um bom sistema de co2 custa cerca de 200€, não comprem coisas a 500€ ou mais, como eu já vi em montes de lojas e que apenas tem esse preço por ser um sistema que apenas um pequena parte dos aquariofilistas usa. Por ser tão pouco usado é catalogado como peça profissional quando aquilo não é nada de especial. Se procurarem bem de certeza que encontram o mesmo material por preços lógicos :)
Quanto ao investimento de 200€, pode ser um pouco puxado mas uma garrafa de co2 de 250/300g custa cerca de 10€ a encher numa empresa de ar liquido e bem usada dura mais de 3 meses. Acho que a longo prazo ter um bom sistema de co2 compensa mesmo muito tanto pelo que ele pode fazer no nosso aquário como o trabalho que nos poupa a inventar maneiras caseiras de injectar co2 num aquário.
A pedra difusora não é um bom sistema :( as bolhas de co2 sobem rápidamente à superficie e o co2 vai para fora do aquário, ao contrário do oxigénio que as trocas se dão à superficie da água o co2 necessita ficar dentro de água para se dissolver lentamente.
rsaraiva
Membro Veterano

quarta out 23, 2002 1:00 pm

podes comprar em qq hiper ou supermercado.
procura nos frascos de especiarias, deve estar perto da canela em pó :)
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

quarta out 23, 2002 7:31 pm

No inicio as minhas plantas tb fikaram assim, juntei-lhes adubo (próprio!) e elas fikaram boas, agora as minhas plantas estão enormes e a crescer cada vez mais! :D ;)
rsaraiva
Membro Veterano

quinta out 24, 2002 8:20 am

aqui conseguem ver exemplos de aquários com recurso a co2.
depressa vão reparar na diferença entre estes aquários e os outros aquários plantados que conhecem :)
[url]http://www.aquahobby.net/tanks/brtank0209.html[/url]
Responder

Voltar para “Peixes”