Podem sugerir-me um peixe de água fria?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta ago 10, 2005 8:56 pm

Olá!
Como recompensa pelos bons resultados escolares, acedi a comprar um pequeno aquário de água fria à minha filha de 6 anos. Os dois peixinhos que comprámos eram brancos e com uma mancha vermelha na cabeça (não sei o nome da espécie :| ), e morreram passada uma semana :( .
Não sei que asneira terei feito. As plantas de plástico e o areão foram bem lavados, a comida era adequada, nunca lhes dei demais. Pode ter sido azar, ou talvez fosse demasiado frágeis.
Existe algum produto que possa/deva ser adicionado à água?
E que tipo de peixes? Lembrei-me de um casal de bettas (macho e fêmea, claro), ou daqueles peixinhos laranja.
Podem dar-me algumas luzes?
Obrigada!

Inês
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

quarta ago 10, 2005 11:12 pm

ines_faria
Diga o volume do aquário para nós.
Não recomendo os Bettas pois pode sair briga mesmo sendo 01 macho e 01 fêmea

Ps Gostei da foto do ferret (furão) parece com um dos meus, o Lino !
kipo
Registado: terça ago 09, 2005 7:01 pm

quinta ago 11, 2005 5:25 pm

ines_faria
Em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que o Betta é um peixe de água quente e também é sensivel. Se quiser ter Bettas deverá ter um aquário de água quente e apenas 1 macho (isto é muito importante).
Quanto à morte dos seus peixes poderá ficar a dever-se a:
- Doenças que os peixes podiam ser portadores.
- Má qualidade da água.
- Temperatura elevada da água.
Julgo que em peixes de água fria a melhor compra serão os peixinhos cor-de-laranja, porque são resitentes mas a escolha é sua.
Quanto ao tratamento da água existem no mercado vários produtos para esse efeito, por exemplo a TETRA tem o "aquasafe" (+/- 4,50€) que elimina todo o cloro da água e particulas nocivas aos peixes.
Boa sorte.
ines_faria
Membro Veterano

quinta ago 11, 2005 10:17 pm

O meu aquario tem somente 8 litros.
Vou ver então dos peixinhos laranja e deixar o Betta para mais tarde. Obrigada pelas sugestões! ;)
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

sexta ago 12, 2005 12:56 am

ines_faria,
8 litros é pouco para qualquer peixe (assim considero).
caso os peixes laranjas que tu citas sejam Kinguios ( Carassius auratus ) :
Imagem

Imagem

Saiba que eles crescem bastante :o eté uns 20 cm e precisam de aquários grandes para viverem bem
ines_faria
Membro Veterano

sexta ago 12, 2005 2:49 pm

Franz
Vou tentar encontrá-los ainda pequenos, e se eles realmente começarem a crescer bastante, posso passá-los para um aquário maior (tenho um de 40L). Para já, quero ver se eles sobrevivem. Já comprei o Aquasafe. Obrigada!
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sexta ago 12, 2005 6:11 pm

Oi Ines!
não é um bom começo para iniciar a sua filha na aquariofilia "ver se eles sobrevivem"
mesmo aquários de 40 litros são pequenos para esse tipo de peixes que requerem uma filtragem eficaz.
Devo lembrar que a aquariofilia tem como ponto de partida proporcionar as condições minimas de vida e bem estar aos animais.
O ideal seria comprar-lhe um aquário maior, que é para ele quando os filhos quiserem um aquário não dizer "Ah e tal, isso é desperdício de dinheiro, os peixes estão sempre a morrer, amãe já teve um e sabe"
Porque é que não lhe oferece logo o de 40ltrs. aí sim, já pode por um betta (macho que são mais bonitos), o betta é um peixe de charcos e aguenta-se bem a viver em aquários com essas dimensões(40ltrs).
no de 8 litros não ponha nada, ou talvez uns caracoizitos, são bastante interessantes (não, não tou a ser sarcástico), se quiser eu digo-lhe quais as espécies indicadas

abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
ines_faria
Membro Veterano

sexta ago 12, 2005 7:03 pm

Em princípio, o aquário de 40L precisa apenas de uma nova bomba de ar. Está guardado há alguns anos mas não custa muito tirá-lo para fora. Quando vir em que estado está, logo me resolvo.
Entretanto, fale-me lá dos caracóis, onde é que se compram e como se tratam? Parece ser interessante!
hotrodder
Membro Veterano

sexta ago 12, 2005 10:22 pm

Viva!
fico contente que tenha demonstrado interesse, amaior parte das pessoas iria continuar na delas e seguir em frente.
Vou-lhe passar um lin´k de um texto que escrevi sobre caracóis, os mais aconselhados como animais para observar, são as neritinas, devido aos seus padrões da carapaça, e as pomáceas, devido ao seu tamanho.
As pomáceas criam em aquário, oque permite à sua filhota estudar os hábitos de reprodução destes animais ao contrário as neritinas que precisam de água salobra para eclodir os ovos, pensa-se, ainda não há certezas.
As pomáceas têm um hábito engraçado de formarem uma espécie de funil com o seu corpo para comer a comida que está à superfície, e ao contrário dos caracóis terrestres, os aquáticos não são nada lentos.

http://petpress.com.br/forum/viewtopic.php?t=192
leia com atenção e prevejo, pelo interesse que mostrou que não se vai ficar pelo meu texto.

além dos caracóis ha outros animais que pode colocar, são eles camarões (aqui terá que fazer uma pesquisa no google), dos quais posso destacar
red cherry (fáceis de reproduzir)
chrystal red
bee shrimp
camarão fantasma
caridina japónica

pode também apetrechar o aquário com
corbicula fulminae (ameijoa de água doce)
margarifera margarifera (mexilhão de água doce)

tem também rãs (rãs de unhas africanas), apesar que tenho reticências se estas são compativeis com os camarões (em caso de dúvida opte só por um deles)

e nesse aquário, desde que possua aquecimento já pode colocar o betta

agora vou contar uma curiosidade, no natal passado oferecei a umas pessoas amigas um aquário de 60cm, mas como não podia oferecer peixes, ofereci 4 pomaceas bridgesi (um dos tais que não comem as plantas).
infelizmente os caracois morreram (mas antes reproduziram, mas infelizmente também comeram os filhos), por falta de cálcio, a água era ácida (daí comerem os filhos, as carapaças contêm cálcio), mas fiquei a saber que a família, incluindo uma senhora idosa já com os seus 70 e muitos anos e o seu bisneto de 5 anos ficavam horas a observar os caracóis.
ha quem pense que a aquariofilia é só peixes, mas não, esses estão enganados.

abraço e boa sorte
P.s- desculpe o post longuissimo :oops:
ines_faria
Membro Veterano

sábado ago 13, 2005 5:56 am

Gostei muito do post e dos links. São até capazes e ser melhores do que os peixes, devido à possibilidade de se reproduzirem com mais facilidade do que eles.
Sabe ode é que posso encontrar desses caracóis em Lisboa?
hotrodder
Membro Veterano

sábado ago 13, 2005 9:27 am

Infelizmente agora não tenho pomaceas disponiveis, senão oferecia-lhe umas de boa vontade, deixo-lhe aqui 2 link´s de pessoas que tiveram reproduções e estão a desfazer-se delas, nas lojas o preço vario entre os 1,10€ e os 5€.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=28152

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=28168

No entanto se quiser procurar em lojas (até porque as neritinas tem mesmo que ser em lojas) pode tentar nas seguintes

aquaplante (perto do cemitério de benfica)
zooexótico (perto d cemitério de benfica)
aguaviva (perto da basilica da estrela)
avipeixe (perto de regimento da infantaria nº1 em Campo de Ourique)

se precisar de mais alguma informação disponha sempre

abraço
ines_faria
Membro Veterano

sábado ago 13, 2005 1:09 pm

Conheço duas dessas lojas e vou lá durante esta semana!
Obrigada Hotrodder!
:D
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

sábado ago 13, 2005 4:37 pm

boas
se o aquario de 40L tiver bom pode ter uns quantos tanictis sao peixes de agua fria que aguentam +/- bem a agua quente

[url]http//www.aquariofilia.bio.br/tanictis.htm[/url]

pode ver esta pagina que fala desses peixes e pode tambem meter uma pomaceas como o membro hotrodder disse (eu nao tenho pomaceas mas quando arranjar outro aquario secalhar arranjo umas)

hotrodder
gostaria de saber se faz mal ter caracois ou dakeles buzios pequenos juntos com as pomaceas, e se à alguma coisa que posso fazer para "apanhar" os buzios que tnh é que cada vez sao mais e akilo vai fazer mal ao peixes quando morrem ..

fiquem bem
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

sábado ago 13, 2005 5:11 pm

Cara Inês,

Uma das possíveis causas da morte dos peixinhos

- Mudanças de água radicais, ou colocar os peixinhos numa água totalmente nova. Nunca se deve mudar a água toda de uma vez ao aquário. Mude sempre só metade da água. Se for um aquário com tamanho inferior a 15L mude todas as semanas metade da água ou até menos um bocadinho. Se o aquário tiver uma dimensão maior pode mudar de 15 em 15 dias até de mês a mês.
- Nunca usar nenhuma espécie de detergente para lavar o aquário ou qualquer acessório.
- Nunca fumar, usar pesticidas (por exemplo para insectos), vernizes para portas, tintas para paredes, etc.. Todos esses cheiros que poluem o ar, e que nos fazem mal, a eles mata. Mude sempre o aquário de divisão. Principalmente se este for demasiado pequeno, ou totalmente aberto (como os globos).
- Nunca apanhar sol.
- o PH da água. Esta parece-me a mim a causa mais evidente. Provavelmente a água que colocou no aquário tem um PH muito ácido. O que para os peixes de água fria não é muito bom.
Pode ir a uma loja de animais e pedir um teste de PH (peça-lhes para lhe explicar como se faz). O teste de PH anda á volta dos 4 euros (os mais baratos).
O PH é muito importante. Porque se for isso, bem pode mudar para um aquário maior, para outra espécie de peixes de água fria, colocar um acondicionador, que não lhe vai adiantar de nada.

O tamanho do aquário é muito importante para os peixes. Claro que quanto maior for o aquário maior será a sua probabilidade de viver longos anos e felizes.
Mas isso não é motivo. Principalmente se só duraram uma semana.
Eu tive um peixinho dourado (o meu Panchito) de água fria num aquário rectangular de 8/10 litros durante 6 anos. Quando casei tratei logo de o colocar num de 200L e ainda o tenho agora, com mais um anito. D
Passei-o para água quente a 26 graus (e em água quente ainda se dá melhor), e coloquei-o com mais peixes de água quente (pacíficos), e dão-se todos muito bem. Agora é que ele está bem. Parece outro.

O Betta realmente não é a melhor escolha. Isto se não faz tensões de colocar um termostato para aquecer a água. Se a sua casa não tiver aquecimento constante de inverno, ele morre.

Sugiro-lhe como peixe de água fria os vermelhos ou dourados. Mas não aquela espécie gordinha (precisamente os que estão na foto em cima). São muito frágeis. Escolha aqueles esguios.
Quanto a crescer não se preocupe porque geralmente eles crescem em proporção do espaço que têm. E também demoram alguns anitos a crescer. O meu em sete anos deve de ter crescido um centímetro (se chegou a tanto).
hotrodder
Membro Veterano

sábado ago 13, 2005 6:27 pm

hotrodder
gostaria de saber se faz mal ter caracois ou dakeles buzios pequenos juntos com as pomaceas, e se à alguma coisa que posso fazer para "apanhar" os buzios que tnh é que cada vez sao mais e akilo vai fazer mal ao peixes quando morrem
Normalmente esses búzios (physeas ou melanoides, só com uma maior descrição é que posso ter a certeza), são comedores de restos de comida e de detritos, a razão de eles estarem a aparecer é concerteza a abundancia de comida no aquario (os teus peixes comem logo a comida toda?). Reduz a porção de comida que dás aos teus peixes, vais ver que a colónia de caracóis começa a estabilizar.
Já agora, eles não fazem mal aos peixes quando morrem (também se já estão mortos não há muito mal para fazer :lol: ), eles apenas os comem, essa é uma das funções e vantagens deles, lembra-te que nem sempre conseguimos descobrir aquele peixe que nos morreu para o removermos, e nisso os caracois são uma ajuda importante.
Sugiro-lhe como peixe de água fria os vermelhos ou dourados. Mas não aquela espécie gordinha (precisamente os que estão na foto em cima). São muito frágeis. Escolha aqueles esguios.
Quanto a crescer não se preocupe porque geralmente eles crescem em proporção do espaço que têm. E também demoram alguns anitos a crescer. O meu em sete anos deve de ter crescido um centímetro (se chegou a tanto).
Aldaa, pode ser verdade que os peixes só crescem aquilo que o aquário o permitir, assim como os pés das chinesas que são envolvidos em ligaduras também não cresce, mas proporciona dor e sofrimento.
os peixes de água fria são muito porcalhões, sujam muito a água, necessitam de aquários grandes para nadarem, e o facto de eles não crescerem em aquários pequenos devia querer dizer qualquer coisa (atrofismo). Em pleno século XXI, com as descobertas que se fazem em relação aos animais, os estudos efectuados, as pessoas já têm informação mais que suficiente para proporcionar bem-estar aos seus animais, peixes de água fria necessitam de 40litros de água por peixe, para crescerem saudáveis.
Acho que se a Inês vai oferecer um aquário à filha a 1ª coisa que deve ter em atenção nem deve ser o peixe em si, mas tentar desenvolver uma consciÊncia ecológica na sua filha, torná-la uma pessoa melhor e amiga dos animais, tentando compreender certas coisas e combater certos dogmas. Espero sinceramente que a sua filha cresça com a mesma curiosidade que eu cresci em relação aos animais, mas com uma consciÊncia muito maior que a minha, pois a informação actual é muito mais vasta do que a que eu tinha naquela altura.

abraço

P.s- Lembrem-se os animais sofrem como nós, tÊm stress como nós e adoecem como nós
P.s.2- Aldaa, fico feliz que tenha arranjado uma casa maior para o seu peixinho ;)
Responder

Voltar para “Peixes”