Viva!
fico contente que tenha demonstrado interesse, amaior parte das pessoas iria continuar na delas e seguir em frente.
Vou-lhe passar um lin´k de um texto que escrevi sobre caracóis, os mais aconselhados como animais para observar, são as neritinas, devido aos seus padrões da carapaça, e as pomáceas, devido ao seu tamanho.
As pomáceas criam em aquário, oque permite à sua filhota estudar os hábitos de reprodução destes animais ao contrário as neritinas que precisam de água salobra para eclodir os ovos, pensa-se, ainda não há certezas.
As pomáceas têm um hábito engraçado de formarem uma espécie de funil com o seu corpo para comer a comida que está à superfície, e ao contrário dos caracóis terrestres, os aquáticos não são nada lentos.
http://petpress.com.br/forum/viewtopic.php?t=192
leia com atenção e prevejo, pelo interesse que mostrou que não se vai ficar pelo meu texto.
além dos caracóis ha outros animais que pode colocar, são eles camarões (aqui terá que fazer uma pesquisa no google), dos quais posso destacar
red cherry (fáceis de reproduzir)
chrystal red
bee shrimp
camarão fantasma
caridina japónica
pode também apetrechar o aquário com
corbicula fulminae (ameijoa de água doce)
margarifera margarifera (mexilhão de água doce)
tem também rãs (rãs de unhas africanas), apesar que tenho reticências se estas são compativeis com os camarões (em caso de dúvida opte só por um deles)
e nesse aquário, desde que possua aquecimento já pode colocar o betta
agora vou contar uma curiosidade, no natal passado oferecei a umas pessoas amigas um aquário de 60cm, mas como não podia oferecer peixes, ofereci 4 pomaceas bridgesi (um dos tais que não comem as plantas).
infelizmente os caracois morreram (mas antes reproduziram, mas infelizmente também comeram os filhos), por falta de cálcio, a água era ácida (daí comerem os filhos, as carapaças contêm cálcio), mas fiquei a saber que a família, incluindo uma senhora idosa já com os seus 70 e muitos anos e o seu bisneto de 5 anos ficavam horas a observar os caracóis.
ha quem pense que a aquariofilia é só peixes, mas não, esses estão enganados.
abraço e boa sorte
P.s- desculpe o post longuissimo

Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.