lago, larvas e outros problemas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Maiato
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 1:43 pm

quinta set 01, 2005 10:16 pm

Sim , só elimina as algas em suspensão na água e que passem pela UV, mas o problema é que para ter um bom resultado a bomba que fará a água circular deverá ter um caudal de 4 x a capacidade do lago por hora.

Eu falo por experiência própria pois também eu tenho um lago com capacidade de 12000 L, tem Aprox 8 x 6 x 1 m, e de Verão é impossível anular as algas uma vez que o sol incide no lago durante todo o dia.

Já agora qual a capacidade do lago em causa ?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta set 02, 2005 1:25 pm

Citando o vasco:

[quote=va5zcu]

quanto ao motor ou repuxo, n tenho possibilidades de colocar nenhum, para isso tinha que puxar electricidade da casa e reconstruir o lago, coisa que para o meu pai é impensavel :?

[/quote]

Portanto não vale apena estar a de novo a falar em bombas.
Maiato
Membro

segunda set 05, 2005 3:59 pm

Eliminar as algas com Bomba e UV já é dificil, sem bomba e sem UV é impossível.

Podes usar algicidas mas não são aconselháveis, é um produto quimico, que quando perder o efeito as algas voltarão.

As algas não são prejudicias, a menos que sejam em excesso, são apenas inestéticas.

Outro metodo de diminuir a quantidade de algas é tapar o lago de forma que o Sol não incida directamente na àgua, este processo resolve mas tira a beleza de um lago exterior.

Podes sempre experimentar...
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

terça set 06, 2005 1:32 pm

olá, obrigado a todos pela ajuda!

o lago ja está a estabilizar mais, as algas ainda estão presentes, dando á água uma cor verde, mas já n são em tão grandes quantidades, e como vcs disseram é normal haver algas (e como o lago apanha sol quase até á noite...), entretanto as carpas ja estão a surtir efeito no combate ás larvas =)...
(ainda n fui apanhar as gmmbusias :S... ja estive lá a ver mais ou menos o que eram e como as podia apanhar, mas n tenho tido oportunidade para ir lá outra vez) vi tb na lagoa azul (em sintra onde o nivel da água baixou imenso) que há umas elodeas a crescer numa das margens, são uma especie introduzida n são? será que posso apanhar algumas?

existe alguma alternativa aos plecos Maiato? (o lago tem cerca de 2 metros pr 1 metro com o nivel de agua de 40 cm)

bem agora so falta acabar de plantar o lago!

obrigado a todos
Vasco Gonçalves
Maiato
Membro

terça set 06, 2005 6:51 pm

Em relação aos substitutos dos plecos, que eu conheça, não existem, mas para remexer o fundo existem os peixes gato ( de àgua fria ), que por vezes dão umas dentadinhas nos peixes mais pequenos, mas servem para limpar o lago comendo todos os restos ( peixes mortos, larvas e outros lixos que vão aparecendo).

Pelo que dizes o lago só tem 40 cm de altura ? Com esta altura de àgua no Inverno a temperatura da àgua baixará bastante o que poderá ser fatal para os peixes, o ideal é que exista uma parte com cerca de 1m de profundidade, mas isso vai depender das temperaturas que se fazem sentir no local onde moras.

Penso que quanto às elódeas as podes apanhar pois foram lá colocadas e penso que não existe nenhuma lei que proiba a recolha de plantas aquáticas da natureza, pelo contrário, o que sei é que é proibido colocar certas plantas em rios , lagos e outros locais do genero como o Jacinto de àgua por ex.
koi-karp
Registado: segunda dez 26, 2005 12:13 pm

segunda jan 02, 2006 1:02 pm

olá a gambusia é uma praga ao colocares num lago vão eliminar as larvas de mosquito depois as larvas dos peixes na altura da reprodução e por fim os peixes. é a competição a gambusia reproduz-se como praga ao faltar as larvas de mosquito o que vier á rede e x.
um lago deve conter fito-planton e zoo-planton.
mas para a agua ficar clara podes utiizar plantas para oxigenar e algumas que se alimentam desse ( verde ).
existem corydoras de agua fria e existem hipostomus de agua fria . ( não são adaptados, são de origem ).
as larvas das libelolas apenas são prejudiciais na altura da reprodução visto eliminarem as larvas dos peixe. mas ai todos os copétodos são prejudiciais.
temtem sempre eqilibrar os lagos com sombra, plantas oxigenação e peixes.
as larvas demosquito são um boa fonte alimentar para os peixes.
visita site www.koi-karp.com
Responder

Voltar para “Peixes”