pedra para aquário de ciclidios

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
rmcfernandes
Membro Júnior
Registado: sexta ago 06, 2004 9:53 am

quinta out 06, 2005 3:45 pm

estou a montar um aquário só de ciclidios ( espécies diferentes) mas sou uma completa analfabeta na matéria... precisava da ajuda de alguém conhecedor do assunto na montagem de aquários para este peixes.

Disserem-me que deveria ter coral misturada na areia por causa do PH que é elevado. Quanto ao tipo de rochas a colocar para a decoração estava a pensar por xisto. Será que se trata de um tipo de pedra adequado, por causa do PH ? E em caso afirmativo aonde poderei arranjá-los ? Moro no concelho de Loures portanto se alguém me puder dar uma ajudinha eu agradecia imenso.
Tenho também um outro aquário mais pequeno comúm óscar vermelho se me puderem dar umas dicas... é claro que sei que não posso por o Óscar juntamente com os outros peixes porque é carnivoro, mas precisava de orientação quanto ao PH, ao tipo de areão, se devo por plantas artificiais ou naturais... enfim essas coisas.

Obrigado
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

quinta out 06, 2005 11:09 pm

Olá rmcfernandes
A família Cichidae é muito grande, para tu teres uma idéia os Discos e os escalares são ciclídeos, assim como o Oscar, ou seja, existem ciclídeos de água alcalina e de água ácida.
Eu presumo que tu estejas a falar de ciclídeos de água alcalina como os do lago Malawi.
Bem o coral assim como conchas moídas ajudam a alcalinizar a água, com as pedras tu não terás problemas pois no máximo escolherá pedras neutras que não irão acidificar nem alcalinizar a água.
por aqui é muito comum se utilizar a halimeda como substrato para aquários alcalinos que se aprenta em forma de flocos, mas alguns peixes se dão melhor com a aragonita.

O oscar (que tamém é um ciclídeo) irá exigir uma água ácida de 6,5 a 6,8 ou no máximo neutra ( 7 ), aduto alcançará 25 a 30cm de comprimento, portanto recomendo aquário com cerca de 150 litros. Como este peixe tem a tendência de mudar a decoração do aquário, movendo pedras e empurrando objetos eu não recomendo areia no substrato , talvez cascalho de rio, quanto a plantas provavelmente serão arrancadas por ele . Se realmente quiser plantas recomendo as de enraizamento abundante e profundo e que esteja bem fixada no solo quando da colocação do peixe no aquário.
rmcfernandes
Membro Júnior

sábado out 08, 2005 12:41 am

olá franz,

Em primeiro lugar quero agradecer-te pela resposta... sabes eu sou novata neste forum. Costumo andar é por o dos cães...

Já agora diz-me uma coisa. Posso utilizar para decoração um tronco de sobreiro que tenho em minha casa ( era para a lareira) mas é engraçado. Já o fervi 4 vezes e não tem a casca do sobreiro. Tb o fiz mergulhar 48 h dentro de um balde cheio de água. Achas que sim... ou será melhor não...? É que nas lojas de animais os troncos são um bocadito carotes...

Não sabia que os discos tb são ciclideos. Mas são mais sensiveis, não é assim ?
Creio que os meus ciclideos são esses a que te referes. Um é todo azul ( tem cerca de 7 ou 8 cm). Outro tem a cabeça azul fluorescente e qd se irrita fica com riscas escuras ( é o mais agressivo k tenho). Outro tem o corpo claro com umas manchas escuras e mais dois que descuklpa-me a ignorância não sei especificar o nome correcto. Foi uma pessoa amiga que mos deu .. é.... qualquer coisa moçambiqus (?) qd adulto é enorme.

Mas são ainda todos pequenos. Entre os 5 aos 8 cm ( mais ou menos).
Entretanto ando para aqui ás voltas com o novo aquário. Hoje comprei 2 Kg de coral ( moído num saquinho) e na loja disseram me para colocar cerca de 1 Kg no filtro ( que é externo) depois da cerâmica para elevar o PH.

Quanto ao Óscar está noutro aquário (é claro), mas os nitritos estão altos.
Depois de fazer o teste aspirei a areia e fiz uma troca parcial de água ( 25%). Passado uma hora fiz novamente o teste e os nitritos estão iguais. Que devo fazer? Existem reagentes para os baixar ?

Obrigado
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

sábado out 08, 2005 2:03 am

Olá rmcfernandes,
"Posso utilizar para decoração um tronco de sobreiro ..."
:oops: Não sei o que é um sobreiro :oops: sou do Brasil e talvez por aqui esta árvore tenha outro nome !?
O que posso dizer é que o tronco não deve apodrecer quando imerso, por aqui usamos tronco de uma árvore chamada aoreira que além de ficar por muitos anos imersa sem apodrecimento, também não flutua.
Observe que troncos devem ser considerados em aquários de agua ácida (Ph acima de 7)
"... os discos tb são ciclideos. Mas são mais sensiveis,..."
O que posso observar é que mantendo amônia e dureza baixas, temperatura de 29ºC e Ph ácido, em meu aquário so tive problemas com os discos uma vez, quando um turqueza foi atacado por fungos, tratado ele sarou sem sequelas, por outro lado, na mesma época eu tive probelmas com íctio e morreram todos os meus tetras neon e tetras negros sem que o tratamento resolvesse. Quero dizer que esse não concordo muito com esta afirmação comum de que os discos são delicados.

Quanto aos ciclídeos que possui , não saberia determinar quais são, também sou ignorante :D O único aquário alcalino que montei até hoje foi para puffers : http://geocities.yahoo.com.br/franzrotter/3d.htm
Talvez consiga identificar estes peixes no site da ecoanimal
www.ecoanimal.com.br pois lá tem bastante fotos de ciclídeos alcalinos com algumas informações básicas e o nome científico que irá auxilia-la a procurar melhores informações na net.
"...está noutro aquário (é claro), mas os nitritos estão altos..."
Tu realmente estás a medir Nitritos ou amônia ?
Amônia alta a curto prazo pode ser baixada com troca parcial de água mas a biologia (bactérias nitrificantes) é que deve fazer a maior parte da decomposição da amônia em nitritos e nitratos , sobre isto recomendo uma leitura em http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html
Se o caso for realemente de Nitritos altos em aquários não plantados, só as trocas parciais de água é que deverão resolver o problema.

Nota , este último site que passei o link, que por sinal é de Portugal, e cuja página inicial é : http://faq.thekrib.com/pt/ considero bem interessante e para tu que queres um pouco mais de informação acho que deve ser leitura obrigatória. :D
rmcfernandes
Membro Júnior

sábado out 08, 2005 10:34 am

obrigada por estas informações preciosas....

Vou lá espreitar esses sites

O teste k estou afazer á água do Óscar é de Nitritos. É da marca JBL e tem escrito teste NO2.

Hoje repeti o teste e apesar de ter feito ontem uma troca parcial de água (20%) mais ou menos os Nitritos estão altissimos. Aspirei novamente as pedras. E daqui a uma hora ou duas vou repetir o teste para ver se já baixaram. Também estive a lavar bem o filtro pois lembrei-me que poderá ser uma má filtragem.

Mais logo digo-te se baixou ou não.

Um abraço.
Responder

Voltar para “Peixes”