Doença estranha - Será que é o fim ou ainda há esperança?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

quinta dez 15, 2005 2:02 am

O meu escalar que era dantes forte e vistoso com cerca de 10 cm da barbatana peitoral à ventral, está agora num estado lastimavel...
Nao sei o que aconteceu, nenhum outro peixe parece estar infectado...
Primeiro começou com uma pequena dificuldade em se manter no mesmo nivel, depois caía como uma pedra ate bater no fundo....
Meti-o num aqua hospital, e penso que por estar debilitado foi logo atacado por vários fungos um na barbatana dorsal esta em todo o comprimento e é tipo branco mas nao e algodao, (sera degeneraçao dos tecidos?) e depois apareceu outro fungo parece uma crosta de carne viva | ... começei logo um tratamento para fungos e parasitas da tetramedica..
Quando o mudei para la ainda comia mas agora ja nao...
O que sera? Acham que devo usar a eutanasia? :cry:

Setup do aqua hospital
Capacidade- 40L
Filtro- filtro externo aquaclear
cascalho- grosso de rio
aquecimento- termostato
Bomba de ar- sim
Decoração- apenas uma pedra

Please help!! Ele ja está assim há quase 2 semanas...
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

segunda dez 19, 2005 2:11 pm

Pessoalmente, apenas apliquei a eutanásia poucas vezes, pois é algo que me impressiona bastante.

De que zona do país é ?

Faça o seguinte teste, pegue no peixe, se ele debater-se então deixe-o estar, senão então a eutanásia é de considerar, pois também já está em fase terminal.

Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de mexer em outros animais.
utaka59
Membro Veterano
Registado: sábado dez 13, 2003 2:54 am

terça dez 20, 2005 3:22 am

Nao quero parecer agressivo.
Mas nao me parece correcto chamar eutanasia (ainda que seja melhor solucao) a morte de animais. Me parece que para ser eutanasia o "Ser" tem de decidir que quer morrer.

Infelizmente Xuxurita nao tenho muito para a poder ajudar.. mas se dispoem dum aquario so pa infermaria, se fosse a si, deixava la ficar o escalar e alem do tratamento que enventualmente faca pode admnistrar 1 suplemento vitaminico. Embora o mais provavel seja o peixe nao sobreviver as vezes a excessoes.
xuxurita
Membro

quarta dez 21, 2005 1:32 am

quando o tento apanhar ele debate-se sim... E tambem estou a adicionar uma coisa que nao é bem complemento mas e para dar apetite e isso, vitazin...
Acho muito estranho ele estar assim a tanto tempo e não haver melhoras nem pioras... :(
Se alguem quiser dar um palpite do que seja...
koi-karp
Registado: segunda dez 26, 2005 12:13 pm

segunda dez 26, 2005 12:48 pm

utilizar azul metileno na agua aumentar ligeiramente o ph e adicionar um pouco de sal grosso marinho.
boa sorte
xuxurita
Membro

quarta dez 28, 2005 5:25 pm

Podia-me só dizer as porções para o sal grosso, é 1 colher de chá para 5 litros não é? :?
E o azul metileno onde posso arranjar? E quais as porções?
xuxurita
Membro

sábado jan 21, 2006 1:22 am

bem, ja que ninguem respondeu, vou fazer uma actualização... O escalar ainda está vivo na mesma e agora outro parece ter a mesma coisa, ja desinfectei tudo, etc para isto nao se propagar mais.... Mas o doente mais recente parece estar ainda pior, começou por ter um fungo branco e começou a ser comido na área desse fungo branco, não se está a alimentar, acho eu...
Continuo sem saber o que fazer, ja desisti dos tratamentos visto que não resultam. E mais uma vez se alguem tiver alguma ideia..
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo jan 22, 2006 1:16 am

Olá!

Não posso ajudar em relação ao peixe...
Mas em relação ao Aqua principal, faça uma troca de 50% da água. E dp faça de 15% de semana a semana... Talvez ajude... Vá observando os peixes... O fungo que tem na agua do aqua tem que sair...por assim dizer! Pode também fazer um tratamento no aqua principal... Por acaso não reparei, se escreveu a temperatura que mantem a agua, mas tente pôr nos 29º ... Se já tiver... Faça as trocas parciais da água...
Ñada mais me ocorre!
Se tiver errada que venham cá os + experientes e ajudem...
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
xuxurita
Membro

sábado fev 18, 2006 5:16 pm

ola e desde ja obrigada por todas as respostas! o escalar, surpreendentemente continua vivo a comer, e pelos sintomas pude chegar a uma conclusão á qual ja tinha chegado antes, não é fungo nem parasita mas sim uma infecção na bexiga nadatória, não é comum quando isso acontece eles sobreviverem tanto tempo mas também para ele, viver de nada serve visto que não está a melhorar, baixei o nivel da água, tirei o areao e vou alimentando-o todos os dias, os dejectos estao normais... Tenho quase a certeze que vai acabar por morrer mas ha que ter esperança... ) No principal, mesmo assim fiz a tal mudança de água grande e continuo a fazer as mudas normais e so por prevenção desparasitei-os com flagyl que me foi sugerido por uma senhora que trabalha na loja pets dogs & rocknroll, e que pelos vistos funciona muito bem...
xuxurita
Membro

terça mar 07, 2006 8:21 pm

hello! meu pobre peixito está igual... Se alguem perceber de anatomia de peixes, podiam-me explicar melhor a bexiga nadatória?
thanks!
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 08, 2006 8:20 am

Nesses casos o peixe deixa de ter equilibrio e começa a nada de lado ou de cabeça para baixo.

As causas disso ás vezes é a má qualidade da água, ou um dano que tenha sofrido quando foi apanhado na loja, quando sofre algum tipo de agressão por parte dos outros peixes ou simplesmente por problemas congénitos.

Pra tratar, embora por vezes é dificil, se o problema for causado por bacterias tem que se melhorar a qualidade da água e administrar-lhe um medicamento (que eu n faço ideia qual seja), se for outro tipo de problemas, isso já vai ser dificil trata-lo, mesmo assim com antibiotico também já é meio complicado...

Mas espanta-me o peixe andar meio estranho á tanto tempo e ainda estar vivo!! :) O bichinho quer viver mais tempo!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
xuxurita
Membro

terça abr 04, 2006 3:36 am

Pois... queria...infelizmente morreu à 3 dias atrás... Mas sinceramente até fiquei aliviada, ao menos assim já não sofre mais... e quanto à bexiga, obrigada pela explicação! ;) Embora ele não nadasse de lado nem com a cabeça para baixo, ele não nadava de todo... Bem, é o fim da saga! :)
cumps.
Responder

Voltar para “Peixes”