Bomba de Àgua ?!?!?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
jvidia
Membro Júnior
Registado: segunda dez 09, 2002 11:58 am

terça dez 17, 2002 11:37 pm

Estou a pensar em trocar a bomba de ar + pedra difusora do meu aquário de 52cm ( +/- 30Lt ) por uma cabeça mecanica ( bomba de àgua ) que se instala no tubo do filtro de fundo.

Irá melhorar relactivamente à bomba de ar + pedra ?

E que marca e potência me aconcelham ?!

E já agora , sabem se existem bombas de àgua que dêem para regular não só a quantidade de ar a misturar na àgua mas tb a força da àgua ?!

Obrigado.

Jorge.
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quarta dez 18, 2002 9:06 am

Suponho que tens a pedra difusora dentro do tubo para puxar a água do filtro de fundo. Se for esse o caso a bomba de água é melhor porque vais ter um débito L/h muito maior.
As bombas de água que eu conheço tem todas regulação de débito de água e acho que nenhuma tem regulação de entrada de ar, que geralmente é feito colocando um T com regulação na extremidade do tudo por onde entra ar para a saida da bomba.
Teoricamente a bomba seria uma de 100L/h ( o triplo da capacidade do teu aquário ) mas para aquários pequenos esta teoria não é a melhor porque uma bomba de 100L/h num aquário desse tamanho vai criar uma corrente muito forte que muito peixes não gostam e muito menos as raizes das tuas plantas.
O melhor é veres nas lojas que bombas há e arranjares um bom compromisso qualidade/preço para uma bomba de quase 100L/h que deves instalar com o débito +/- a meio.

Melhor mesmo seria tirares o filtro de fundo e comprares um filtro interno ( quase o mesmo preço que a bomba de água ) ou talvez um externo ( um pouco mais caro ).
jvidia
Membro Júnior

quinta dez 19, 2002 12:18 pm

Alguém por aqui tem uma bomba de agua num aquario de 50cm ?!

Estive a ver a Aquaclear 201 da Hagen mas debita 400Lt !! E é das mais baixas da Hagen. É indicada para aquarios até 16Gl ( 60Lt ).

Será que é muita força para apenas +/- 30Lt ?!
Anti-Cristus
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm

quinta dez 19, 2002 12:26 pm

olá,
tenho um filtro externo de 700l/h num aquario de apenas 60l e o filtro é indicado para aquarios bem maiores.
acho que não vai ter grandes problemas se colocar a saída da bomba virada para o canto do aquario.
rsaraiva
Membro Veterano

quinta dez 19, 2002 12:51 pm

o debito da maioria das bombas de água é feito em circuito fechado e dentro de água. o uso de uma bomba de água num filtro de fundo diminui o seu débito porque parte da cabeça do motor fica fora de água e este precisa de mais força para a puxar. por isso o debito que vem nas caixas é muito superior ao debito real da bomba quando usada para filtros de fundo.

quanto ao filtro exterior, anti, é um caso diferente :)
o problema do grande debito de água num filtro de fundo é a passagem excessiva de água pelo areão que vai prejudicar o frágil sistema de raizes das plantas e atrofiar o seu crescimento. e isto não acontece com o uso de um filtro externo.
rsaraiva
Membro Veterano

quinta dez 19, 2002 12:55 pm

jvidia, a bomba tb é para o filtro de fundo?
porque não compram antes um filtro interno ou externo?
é dificil manter e limpar o areão quando usado como filtro :(
Anti-Cristus
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 9:38 pm

quinta dez 19, 2002 4:41 pm

se comprar um filtro nem que seja dos internos com esponja já vai ser bem melhor que o filtro de fundo e, pela marca da bomba até fica mais barato comprar um filtro da hydor.
jvidia
Membro Júnior

quinta dez 19, 2002 11:48 pm

2 perguntas:

se comprar filtro interno posso retirar a bomba de ar + pedra, ou o filtro interno não oxigena nada !??

e

onde e que marca comprar !?

Pois a minha ideia (agora que desisti de uma powerhead + filtro de fundo) é a de retirar bomba + pedra + tubo do filtro de fundo e por só filtro interno !

Se não der por o filtro interno não oxigenar, então vou ficar com oa bomba de ar + pedra.

afinal o meu aqua é de apenas 52cm, e não quero perder muito espaço com tretas lá dentro que não peixes e plantas.

Que acham ?!
jvidia
Membro Júnior

sexta dez 20, 2002 12:15 am

Resumindo

Tenho uma bomba de ar + pedra com filtro de fundo e pensei em mudar !

Como alternativas pensei em

1º uma bomba de ar melhor , pois esta que tenho é de um kit para um aqua de 35cm que debita 1.5Lt/min -> 90 litros hora ( o meu é de 52cms com 30 litro efectivos de agua )

2º uma powerhead em vez da bomba de ar + pedra, mas as que encontro são muito fortes

3º um filtro interno, mas disseram-me que tinha que continuar com a bomba de ar para oxigenar !! E isso não, pois queria deixar de ter bomba de ar cá fora a fazer granel !

Estou confudido (

Se calhar compro só uma bomba de ar melhor .... :cry:
rsaraiva
Membro Veterano

sexta dez 20, 2002 11:40 am

A oxigenação da água não é feita pela quantidade de bolhinhas de ar que a tua bomba liberta. Nos aquários de água quente as trocas gasosas são feitas à superficie da água, a agitação da água à superficie e a diferença de temperatura fazem com que o oxigénio do ar se "dissolva" na água e que o dioxido de carbono na água se liberte para o ar.
As bolhas da bomda de ar servem apenas para provocar agitação à superficie e não, como muita gente pensa e os lojistas menos esclarecidos ensinam, oxigenar a água pela menor ou maior quantidade de bolhas.
Tb não precisas de ter muita agitação, os peixes não consomem assim tanto oxigénio, basta ter uma pequena corrente à superficie que a agua oxigena o suficiente. Teres plantas em bom estado tb ajuda a oxigenar a água.
Uma bomba de ar ou uma bomba de água com mistura de ar só tem desvantagens, provocas mais agitação que o necessário e o dioxido de carbono que as plnatas precisam liberta-se mais depressa para o ar, mas isso não significa que a oxigenação da água seja mais rápida porque tem outros factores como a temperatura da água e a quantidade de oxigénio que já tem dissolvido.
Um filtro, interno ou externo, com saida de água perto da superficie é suficiente para provocar agitação necessária para a oxigenação, é muito mais eficaz do que um filtro de fundo, evitas perturbar as raizes das plantas com a constante passagem de água pelo filtro de fundo e tb não ficas com o areão cheio de matéria em decomposição.
hugorsf
Membro
Registado: sexta out 04, 2002 9:07 am

sexta dez 20, 2002 2:57 pm

Estás a ver jvidia....

Tudo aquilo que te disse ontem no canal #Aquariofilia :)

Igualzinho! Nem mais nem menos!

Como te disse ontem, e o rsaraiva também, não é preciso a bomba de ar para nada! (a não ser casos que as trocas gazosas são muito poucas, que normalmente só acontecem em casos em que a água é praticamente estática).

Por isso, reafirmo-te que o melhor é retirares o fbd (e não apenas desactivá-lo), comprares um filtro interno ou externo (para o teu aqua um interno serve perfeitamente, desde que não tenhas sub-lotação de peixes) e apreciares o hobby :)

Se continuas com fbf, mais tarde ou mais cedo tens problemas! Como também te disse ontem, na tua casa também não colocas o lixo para baixo de tapete, pois não?! De uma forma simplista é o que um fbf faz "esconde" o lixo!

P.S.: E reafirmo-te também que se quiseres deixar a bomba de ar a trabalhar, não tem mal nenhum! É um pouco como o remédio Melhoral! "Não faz bem, nem faz mal" :)

Bom Natal a todos os "foristas" (se é que isto existe ;)
rsaraiva
Membro Veterano

sexta dez 20, 2002 5:23 pm

eu sou da opinião que o dinheiro que se gasta em aquariofilia é no filtro e não no aquário. é melhor ter um aquário mais pequeno e um filtro espectacular que um aquário grande e um filtro lá pendurado que serve para os gastos.
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

segunda dez 23, 2002 6:32 pm

pois muito bem rsaraiva, tem toda a razão, o problema é que pouca informação é dada a quem compra aquários..~.

Nuno
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

segunda dez 23, 2002 6:34 pm

pois muito bem rsaraiva, tem toda a razão, o problema é que pouca informação é dada a quem compra aquários..~.

Nuno
jvidia
Membro Júnior

segunda dez 23, 2002 11:23 pm

Obrigado a todos ! ;)

Já comprei/instalei um filtro interno Rena Filstar iV2

( http://www.rena.net/us/rena_filstar.html )

e anulei o filtro de fundo, retirando a "chaminé" e a pedra difusora.

Como depois de instalar o filtro Rena, a àgua ficou um pouco turva, resolvi por no interior da espuma do filtro:

1/2 "Rena Carb" ( cilindro de espuma empregnada com carvão activado, para limpar melhor os detritos acumulados pelo FBF durante 15 dias )

e

2 "Bio-Chem Stars" ( para um melhor desenvolvimento das bactérias ).

A àgua tb pode ter ficado turva pq coloquei na àgua e na esponja do filtro bactérias vivas -> Rena Stress Zyme ( pois estava na altura do reforço do 14º dia ).

Agora é só esperar que a àgua limpe.

BOM NATAL para todos ! :D
Responder

Voltar para “Peixes”