Quero montar um novo aquario, ajuda pff

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
tiagobarreira
Membro Júnior
Registado: quarta fev 01, 2006 1:36 am

domingo fev 05, 2006 5:05 pm

Boas tenho um aquario que fiz para peixes de agua fria a cerca de 2 semanas que (palavra corrigida) leva 15L acho eu (35x20x26/1000=18.2) pequeno e os peixes para agua fria sao bem poucos.... tava agora numa de fazer um aquario plantado (julgo que é assim que se denomina aquario com plantas la dentro iihih) mas agora com agua aquecida. Agradeço ja a todos a as ajudas que voces vao dar em relaçao a este topico.
Tava a pensar talvez entre 50 a 60 litros que ja da para uma maior quantidade de peixes certo... queria desta vez colocar uns cardumes e gostava de ver os peixes a reproduzir como o caso das guppies etc etc.
Abri enta este forum para perguntar..... o quanto voces acham que eu preciso de gastar para fazer este novo aquario.
Precisando entao de...
1 termoestato,
1 termoetro
1 lampada daquelas todas xpto nice bla bla
1 filtro com bomba de ar.... é que ja tenho um filtro (da aquapor mas acho que não filtra nada....)
Varias plantas
Mais areao pro fundo (ja tenho algum)
Solo pras plantas se fixarem e sobreviverem (o tal substracto penso eu de que)
Medidores de testes do ph entre e outros que espero que voces me digam.
E mais alguma coisa de possa faltar e que tbem espero que me digam....
Ah e claro os peixes....
So falta mesmo o Orçamento ihihih

Acham que roda os quantos euros? entre 100€ a 200€? ou muito mais? espero e acho que não. ah... e ja agora
Na zona de Lisboa Qual a melhor e onde se pode arranjar os melhores preços?

Agradecia a vossa ajuda!

Tiago Barreira

Msn [email protected]
pikanha
Membro
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm

domingo fev 05, 2006 5:22 pm

tudo junto deve conserteza ser mais do que 120euros
tiagobarreira
Membro Júnior

domingo fev 05, 2006 5:39 pm

é uma hipotese mas gostava de "ouvir" mais ihihi
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

domingo fev 05, 2006 7:14 pm

Prepara-te que isso vai doer.

Se pretendes uma lampada daquelas todas xpto, espero que não te estejas a referir as da lifetech e assim parecidas, pq senão... os 120€ que a pikanha falou são só para isso.

Acho que tens que ter uma ideia do que é importante para um aquario plantado.
Acho que deves dar maior importância ao substracto, as lâmpadas, aos fertilizantes liquidos e ao co2.

Assim sendo pegando na tua lista de material(alterando-a) e adicionando lá mais uns:

1 termoestato (1w por litro)

1 termometro

1 watt de luz por cada litro (se o aquario é de 50/60 litros, entao 50/60 watts)

1 filtro

Substracto (pode ser baseado em uma camada de areao 2 cm depois uma camada de 1cm de turfa e por fim areao até fazer 6 cm de substracto, ou seja 2 - 1 - 3, isto é um exemplo).

Medidores de testes do ph,Fe,Po4,no3

Fertilizantes liquidos para plantas (exemplo: Plant grow da Nutrafin, Flourish da seachem)

Co2 ( podes fazer a receita caseira que há para isso, é simples e barata)

Plantas ( a borla, basta pedires que eu arranjo já que disponibilizo para as pessoas do forum a borla)

Quanto ao preço disso, poderá variar de loja para loja.

Lojas em Lisboa que possas ir... bem, eu geralmente só vou a duas:

Ruimar - www.ruimar.pt para mais informações

Aquaplante - Em Benfica, a caminho do cemitério do benfica de quem vem do Colombo, acho que a rua se chama Rua Joao de Barros ou algo parecido
tiagobarreira
Membro Júnior

domingo fev 05, 2006 9:33 pm

Desde ja mto obrigado pla "lista" :) agradeço imenso também o facto de disponibilizar plantas caso for preciso. muito obrigado
Em relaçao a todos os testes e material preciso as lojas q indicast(indicou) suponho que tenham, em qual delas consigo encontrar melhores preços? Por exemplo para comprar 1 aqua... mais vale uma loja ou um hipermercado?
Obrigado pelas ajudas []
pikanha
Membro

domingo fev 05, 2006 9:59 pm

outra loja que tambem é optima e muito bem gerida é a:
Agua-Viva... www.aguaviva.com.pt
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

segunda fev 06, 2006 12:54 am

Bem antes demais podes-me tratar por tu, aqui somos todos iguais :) Por isso deixa de lado as formalidades :)

Referente a pergunta de onde comprares... é relativo, eu por exemplo comprei o meu aquario numa loja pequena, pq vi em promoção (aquario + movel + equipamento), mas eu aconselho-te sériamente a comprar em loja, porque geralmente existe kits muito bons contendo aquario+movel+equipamento.

Entre essas duas lojas, geralmente só recorro a aquaplante qd a ruimar não tem algo que eu pretenda a nivel de material( o que é muito raro ), ou qd pretendo procurar um ou outro peixe mais dificil de encontrar.
A nivel de preços, a aquaplante é capaz de ser um bocado mais cara, mas a qualidade paga-se, e é realmente uma grande loja. A ruimar é uma loja mais pequena, talvez uma das pioneiras em Lisboa a nivel de aquariofilia, mas com muita coisa.

Se poderes visita as duas, mas eu gosto mais da ruimar :)

Ps-> Antes de te meteres a comprar o que te der na cabeça, partilha com as pessoas mais experientes, por vezes evitas gastos desnecessários.

Um abraço, Hugo Paixao
pikanha
Membro

segunda fev 06, 2006 5:19 pm

olha a loja k t indikei tambem é optima... é +pequena mas é especializada em aquariofilia de água doce....
a relação kualidade/preço também é fantastica, os peixes são lindos e tao todos muito bem tratados e os preços são bastante acessiveis... e os peixes que n tem lá a venda podes mandar vir k eles arranjant com ceteza... tem uma grande variedade e la na loja o dono e a funcionária são um spetaculo e muito simpaticos... sempre dispostos a responder a tudas as tuas duvidas
pikanha
Membro

olha a loja k t indikei tambem é optima... é +pequena mas é especializada em aquariofilia de água doce....
a relação kualidade/preço também é fantastica, os peixes são lindos e tao todos muito bem tratados e os preços são bastante acessiveis... e os peixes que n tem lá a venda podes mandar vir k eles arranjant com ceteza... tem uma grande variedade e la na loja o dono e a funcionária são um spetaculo e muito simpaticos... sempre dispostos a responder a tudas as tuas duvidas
pikanha
Membro

rainho1941
Registado: domingo nov 25, 2007 8:17 pm

domingo nov 25, 2007 8:22 pm

boa noite se bem entendi um aquario de 15 litros? e muitopequeno ira de certo ter muitos problemas nada de plantas pois os peixes de agau fria são por excelencia amigos de plantas naturais
ha uma casa com capacidade para o ajudar na aventura que se esta metendo e o Jose Artur em benfica
atenciosamente[/i][/b]
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça nov 27, 2007 8:30 am

Tiago, neste forum não é premitido a publicidade e já referiram 3 lojas de aquariofilia que são boas na qualidade, mas existem outras. Devido a regra atrás referida não vou menciona-las nem envia-las por MP.

Quando ao aquário, pode manter o mesmo ou comprar outro. Se a opção for comprar existem sempre aquários usados, tenho vários.

Se o objectivo é gastar menos de 200 euros recomendo:
Aquario - 35x20x26
Aquecimento 25 w
Termometro vidro interior
Iluminaria de tecto falso com pl´s
Filtro o actual (serve apenas para circular a água
Poucas especies de plantas de preferencia de crescimento lento
Solo poroso para fixação de raizes e areao actual por cima
Testes mais tarde e os referidos pelo "paixao" ph,Fe,Po4,no3 e falta o no2
CO2 existem baratos no mercado, mas se quizer fazer o seu é sempre um risco.
Fertilizante macros e mais tarde ferro e micros

Para terminar: um aquário plantado é para as plantas e não para os peixes. As plantas são o melhor filtro e o resto são as TPA´s.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
maxiahh
Membro
Registado: terça jul 24, 2007 7:56 pm

domingo dez 02, 2007 3:05 pm

tiagobarreira Escreveu:Boas tenho um aquario que fiz para peixes de agua fria a cerca de 2 semanas que (palavra corrigida) leva 15L acho eu (35x20x26/1000=18.2) pequeno e os peixes para agua fria sao bem poucos.... tava agora numa de fazer um aquario plantado (julgo que é assim que se denomina aquario com plantas la dentro iihih) mas agora com agua aquecida. Agradeço ja a todos a as ajudas que voces vao dar em relaçao a este topico.
Tava a pensar talvez entre 50 a 60 litros que ja da para uma maior quantidade de peixes certo... queria desta vez colocar uns cardumes e gostava de ver os peixes a reproduzir como o caso das guppies etc etc.
Abri enta este forum para perguntar..... o quanto voces acham que eu preciso de gastar para fazer este novo aquario.
Precisando entao de...
1 termoestato,
1 termoetro
1 lampada daquelas todas xpto nice bla bla
1 filtro com bomba de ar.... é que ja tenho um filtro (da aquapor mas acho que não filtra nada....)
Varias plantas
Mais areao pro fundo (ja tenho algum)
Solo pras plantas se fixarem e sobreviverem (o tal substracto penso eu de que)
Medidores de testes do ph entre e outros que espero que voces me digam.
E mais alguma coisa de possa faltar e que tbem espero que me digam....
Ah e claro os peixes....
So falta mesmo o Orçamento ihihih

Acham que roda os quantos euros? entre 100€ a 200€? ou muito mais? espero e acho que não. ah... e ja agora
Na zona de Lisboa Qual a melhor e onde se pode arranjar os melhores preços?

Agradecia a vossa ajuda!

Tiago Barreira

Msn [email protected]
Olá :D , se vais ter um aquário de água quente digo-te de já que não é fácil... O ph da água precisa de tar sempre numa certa cor e não sair dessa, tens de ter atenção aos peixes, muita atenção mesmo, é muito complicado, mas já que queres ter um, posso ajudar... :D

Olha, se vais querer essas coisas todas, e precisas pa um aquário de água quente né, mas se queres tudo xpto aviso-te que vais gastar á volta de 200 a 300 euros, eu sei, mas se queres tudo xpto... O ter mostatao deve ser pa i 30 a 40 euros, um bom, o tremometro ja nem tanto, pa i 10 a 15 euros, a lampada toda xpto deve ser pa i 20 a 25 euros, o filtro e 40 euros, um razuavel, ja tas a ver ne, a bomba de ar tambem mais ou menos, mas essa a esse preço ja e das boas... E se o teu filtro não tá a filtrar nada então... É mais 40 euritos né, um bom mais ou menos...

Em relação aos peixes, concordo com guppies, viuvas negras, um limpa vidros se o aquario for grande, mas se levar plantas nem penses em ter limpa vidros!! Ficas logo sem plantas, caracois e a mesma historia se tiveres plantas, camaroes podes ter, ajudam muito na limpeza do aquario, bettas halfmoon, platys, molly, espadas, barbos, corydoras, CAC, alevins... Depois isso é uma coisa memo pa disccutires com o vendedor ou vendedora da loja de animais...

E o orçamento de equipar o aquario, se o queres bom, á pa i a volta de 200 a 300 euros, mais os peixes, se o aquario e de 60 litros... Pa i mais 100 euros nos peixes, depois ainda precisas de tratamento pa eles... Ja sabes ne, pa ficar com um aquario cpto, como queres, sao a volta de 350 euros, pelo o menos e o que eu acho, na minha opinião precisas de pouco mais que isso... Mas espera pelas opiniões de outros users...

Márcia :wink:

NÃO EXISTEM CÃES POTENCIALMENTE PERIGOSOS, EXISTEM SIM, CÃES COM MUITO POTENCIAL E COM DONOS PERIGOSOS!!
Olatodos
Membro Júnior
Registado: domingo dez 02, 2007 5:06 pm

domingo dez 02, 2007 5:09 pm

Para dúvidas sobre como montar um aquário vejam este site: http://amantesaquariofilia.blogspot.com/
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda dez 03, 2007 12:56 am

O artigo não é mau, mas o site tem apenas um artigo e por isso aqui fica a citação do mesmo:
Para começar o blog achei importante começar com técnicas de como montar um aquário de água doce.

As vantagens de ter um aquário de água doce (em relação a um de água salgada) são:
- O aquário pode ser de qualquer tamanho (atenção para não sobrepopular o aquário, se quiserem ter muitos peixes é melhor investir num aquário maior);
- Pode-se utilizar água da torneira;
- Fácil manutenção e atinge o equilíbrio rapidamente;
- Muitas espécies de peixes reproduzem-se rapidamente;
- As plantas decorativas são baratas (dependendo das plantas claro);
- As doenças são conhecidas e os seus tratamentos também;
- O custo de montagem e manutenção é mais baixo.

A montagem do aquário começa com a planificação, temos que estar conscientes se temos condições para ter as espécies que queremos, se temos tempo para lhes dar os cuidados que precisam e do investimento inicial que é necessário.

O melhor a fazer é visitar uma loja e decidir que tipo de peixes querem ter (os mais faceis de manter são os guppys, betas, neons ou os típicos peixinhos vermelhos) e a partir daí ver quais os requisitos das espécies e quais os custos dos materiais. Cuidado também com as misturas de espécies, há certas espécies que não podem estar juntas e isso é também um factor a ter em conta.

Em casa o aquário deve estar num sitio plano e resistente, pois mesmo os aquários mais pequenos pesam dezenas de quilos depois de cheios, e devem estar longe da luz solar para não criar algas indesejáveis (um aquário também fica sempre mais bonito a dar vida e cor a um canto escuro).

O passo seguinte é começar com as compras... é preciso o aquário (como é óbvio) e filtro adequado ao tamanho do aquário, se for necessário um termostato e termómetro e a iluminação. Cuidado com as promoções de aquários dos hipermercados pois às vezes é complicado arranjar depois mais tarde peças para os filtros caso seja preciso substituir, vejam primeiro se existem à venda outras coisas da marca. É necessário também um substrato (areão ou areia) para espalhar no fundo (este deve ser suficiente para enterrar umas plantinhas). Este é o equipamento básico há depois muitos extras que podem ser adquiridos que melhoram a qualidade do aquário mas não são obrigatórios.

Após ter tudo o que é necessário, começar a montagem. Começa-se por colocar o aquário sobre o sítio plano e resistente, depois instala-se o filtro, o termostato e termómetro (se for necessário) e espalha-se o substrato sobre o fundo.

Podem finalmente começar a por a água. Para não desorganizar o areão aconselho-vos a por um prato no fundo do aquário e a despejar a água por cima deste. Encham o aquário até metade e podem começar a colocar os materiais decorativos, pedras não calcárias, cortiça e troncos, dispostos de acordo com o gosto de cada um. Tenham cuidado para não utilizar materiais que possam pôr em risco a vida dos peixes, pela sua toxicidade. Todos os materiais devem ser previamente lavados em água corrente ou fervidos . Podem por também plantas vivas tenho em atenção que algumas plantas precisam de muita luz, informem-se na loja se as plantas que querem são adequadas à vossa iluminação. Quando acabaram podem acabar de encher o aquário.
Há bactérias que são essenciais para a vida dos peixes. Para a sua formação, é necessário que a água mature, ou seja, descanse por cerca de 5 dias, com o filtro e a luz instalados. Existem alguns produtos, que se podem encontrar à venda em qualquer loja que venda peixes que contêm bactérias que se formam em 24 horas. Aconselha-se também um anticloro que se mistura com a água, uma vez que a água da torneira tem cloro que pode ser prejudicial a certos peixes mais sensíveis. A temperatura também deverá ser regulada de acordo com os peixes que virão (normalmente é ente os 25ºC e os 28ºC).

Após o tempo de maturação podem começar a por os peixes no aquário.
Atenção, Se as mudanças bruscas de temperatura e ambiente, são más mesmo para nós, imaginem o que fará aos peixes!

Ao introduzirem os peixes no aquário façam-no da seguinte maneira:
- deixa-se o saco flutuar, cerca de 10 minutos.
- Abre-se o saco e põe-se um pouco de água do vosso aquário la para dentro. Repetir o processo cerca de duas vezes de 5 em 5 min.
- Após esse tempo por os peixes em liberdade com a ajuda de uma rede.

Não deitem a água que vem no saco no vosso aquário pois pode vir com sujidades ou mesmo doenças. Deitem essa água fora....

Agora que já têm o vosso aquário pronto divirtam-se.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”