Quero montar um novo aquario, ajuda pff
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:36 am
Boas tenho um aquario que fiz para peixes de agua fria a cerca de 2 semanas que (palavra corrigida) leva 15L acho eu (35x20x26/1000=18.2) pequeno e os peixes para agua fria sao bem poucos.... tava agora numa de fazer um aquario plantado (julgo que é assim que se denomina aquario com plantas la dentro iihih) mas agora com agua aquecida. Agradeço ja a todos a as ajudas que voces vao dar em relaçao a este topico.
Tava a pensar talvez entre 50 a 60 litros que ja da para uma maior quantidade de peixes certo... queria desta vez colocar uns cardumes e gostava de ver os peixes a reproduzir como o caso das guppies etc etc.
Abri enta este forum para perguntar..... o quanto voces acham que eu preciso de gastar para fazer este novo aquario.
Precisando entao de...
1 termoestato,
1 termoetro
1 lampada daquelas todas xpto nice bla bla
1 filtro com bomba de ar.... é que ja tenho um filtro (da aquapor mas acho que não filtra nada....)
Varias plantas
Mais areao pro fundo (ja tenho algum)
Solo pras plantas se fixarem e sobreviverem (o tal substracto penso eu de que)
Medidores de testes do ph entre e outros que espero que voces me digam.
E mais alguma coisa de possa faltar e que tbem espero que me digam....
Ah e claro os peixes....
So falta mesmo o Orçamento ihihih
Acham que roda os quantos euros? entre 100€ a 200€? ou muito mais? espero e acho que não. ah... e ja agora
Na zona de Lisboa Qual a melhor e onde se pode arranjar os melhores preços?
Agradecia a vossa ajuda!
Tiago Barreira
Msn [email protected]
Tava a pensar talvez entre 50 a 60 litros que ja da para uma maior quantidade de peixes certo... queria desta vez colocar uns cardumes e gostava de ver os peixes a reproduzir como o caso das guppies etc etc.
Abri enta este forum para perguntar..... o quanto voces acham que eu preciso de gastar para fazer este novo aquario.
Precisando entao de...
1 termoestato,
1 termoetro
1 filtro com bomba de ar.... é que ja tenho um filtro (da aquapor mas acho que não filtra nada....)
Varias plantas
Ah e claro os peixes....
Acham que roda os quantos euros? entre 100€ a 200€? ou muito mais? espero e acho que não. ah... e ja agora
Agradecia a vossa ajuda!
Tiago Barreira
Msn [email protected]
-
- Membro Júnior
é uma hipotese mas gostava de "ouvir" mais ihihi
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
- Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho
Prepara-te que isso vai doer.
Se pretendes uma lampada daquelas todas xpto, espero que não te estejas a referir as da lifetech e assim parecidas, pq senão... os 120€ que a pikanha falou são só para isso.
Acho que tens que ter uma ideia do que é importante para um aquario plantado.
Acho que deves dar maior importância ao substracto, as lâmpadas, aos fertilizantes liquidos e ao co2.
Assim sendo pegando na tua lista de material(alterando-a) e adicionando lá mais uns:
1 termoestato (1w por litro)
1 termometro
1 watt de luz por cada litro (se o aquario é de 50/60 litros, entao 50/60 watts)
1 filtro
Substracto (pode ser baseado em uma camada de areao 2 cm depois uma camada de 1cm de turfa e por fim areao até fazer 6 cm de substracto, ou seja 2 - 1 - 3, isto é um exemplo).
Medidores de testes do ph,Fe,Po4,no3
Fertilizantes liquidos para plantas (exemplo: Plant grow da Nutrafin, Flourish da seachem)
Co2 ( podes fazer a receita caseira que há para isso, é simples e barata)
Plantas ( a borla, basta pedires que eu arranjo já que disponibilizo para as pessoas do forum a borla)
Quanto ao preço disso, poderá variar de loja para loja.
Lojas em Lisboa que possas ir... bem, eu geralmente só vou a duas:
Ruimar - www.ruimar.pt para mais informações
Aquaplante - Em Benfica, a caminho do cemitério do benfica de quem vem do Colombo, acho que a rua se chama Rua Joao de Barros ou algo parecido
Se pretendes uma lampada daquelas todas xpto, espero que não te estejas a referir as da lifetech e assim parecidas, pq senão... os 120€ que a pikanha falou são só para isso.
Acho que tens que ter uma ideia do que é importante para um aquario plantado.
Acho que deves dar maior importância ao substracto, as lâmpadas, aos fertilizantes liquidos e ao co2.
Assim sendo pegando na tua lista de material(alterando-a) e adicionando lá mais uns:
1 termoestato (1w por litro)
1 termometro
1 watt de luz por cada litro (se o aquario é de 50/60 litros, entao 50/60 watts)
1 filtro
Substracto (pode ser baseado em uma camada de areao 2 cm depois uma camada de 1cm de turfa e por fim areao até fazer 6 cm de substracto, ou seja 2 - 1 - 3, isto é um exemplo).
Medidores de testes do ph,Fe,Po4,no3
Fertilizantes liquidos para plantas (exemplo: Plant grow da Nutrafin, Flourish da seachem)
Co2 ( podes fazer a receita caseira que há para isso, é simples e barata)
Plantas ( a borla, basta pedires que eu arranjo já que disponibilizo para as pessoas do forum a borla)
Quanto ao preço disso, poderá variar de loja para loja.
Lojas em Lisboa que possas ir... bem, eu geralmente só vou a duas:
Ruimar - www.ruimar.pt para mais informações
Aquaplante - Em Benfica, a caminho do cemitério do benfica de quem vem do Colombo, acho que a rua se chama Rua Joao de Barros ou algo parecido
-
- Membro Júnior
Desde ja mto obrigado pla "lista"
agradeço imenso também o facto de disponibilizar plantas caso for preciso. muito obrigado
Em relaçao a todos os testes e material preciso as lojas q indicast(indicou) suponho que tenham, em qual delas consigo encontrar melhores preços? Por exemplo para comprar 1 aqua... mais vale uma loja ou um hipermercado?
Obrigado pelas ajudas []

Em relaçao a todos os testes e material preciso as lojas q indicast(indicou) suponho que tenham, em qual delas consigo encontrar melhores preços? Por exemplo para comprar 1 aqua... mais vale uma loja ou um hipermercado?
Obrigado pelas ajudas []
-
- Membro
- Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm
outra loja que tambem é optima e muito bem gerida é a:
Agua-Viva... www.aguaviva.com.pt
Agua-Viva... www.aguaviva.com.pt
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
- Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho
Bem antes demais podes-me tratar por tu, aqui somos todos iguais
Por isso deixa de lado as formalidades 
Referente a pergunta de onde comprares... é relativo, eu por exemplo comprei o meu aquario numa loja pequena, pq vi em promoção (aquario + movel + equipamento), mas eu aconselho-te sériamente a comprar em loja, porque geralmente existe kits muito bons contendo aquario+movel+equipamento.
Entre essas duas lojas, geralmente só recorro a aquaplante qd a ruimar não tem algo que eu pretenda a nivel de material( o que é muito raro ), ou qd pretendo procurar um ou outro peixe mais dificil de encontrar.
A nivel de preços, a aquaplante é capaz de ser um bocado mais cara, mas a qualidade paga-se, e é realmente uma grande loja. A ruimar é uma loja mais pequena, talvez uma das pioneiras em Lisboa a nivel de aquariofilia, mas com muita coisa.
Se poderes visita as duas, mas eu gosto mais da ruimar
Ps-> Antes de te meteres a comprar o que te der na cabeça, partilha com as pessoas mais experientes, por vezes evitas gastos desnecessários.
Um abraço, Hugo Paixao

Referente a pergunta de onde comprares... é relativo, eu por exemplo comprei o meu aquario numa loja pequena, pq vi em promoção (aquario + movel + equipamento), mas eu aconselho-te sériamente a comprar em loja, porque geralmente existe kits muito bons contendo aquario+movel+equipamento.
Entre essas duas lojas, geralmente só recorro a aquaplante qd a ruimar não tem algo que eu pretenda a nivel de material( o que é muito raro ), ou qd pretendo procurar um ou outro peixe mais dificil de encontrar.
A nivel de preços, a aquaplante é capaz de ser um bocado mais cara, mas a qualidade paga-se, e é realmente uma grande loja. A ruimar é uma loja mais pequena, talvez uma das pioneiras em Lisboa a nivel de aquariofilia, mas com muita coisa.
Se poderes visita as duas, mas eu gosto mais da ruimar

Ps-> Antes de te meteres a comprar o que te der na cabeça, partilha com as pessoas mais experientes, por vezes evitas gastos desnecessários.
Um abraço, Hugo Paixao
-
- Membro
olha a loja k t indikei tambem é optima... é +pequena mas é especializada em aquariofilia de água doce....
a relação kualidade/preço também é fantastica, os peixes são lindos e tao todos muito bem tratados e os preços são bastante acessiveis... e os peixes que n tem lá a venda podes mandar vir k eles arranjant com ceteza... tem uma grande variedade e la na loja o dono e a funcionária são um spetaculo e muito simpaticos... sempre dispostos a responder a tudas as tuas duvidas
a relação kualidade/preço também é fantastica, os peixes são lindos e tao todos muito bem tratados e os preços são bastante acessiveis... e os peixes que n tem lá a venda podes mandar vir k eles arranjant com ceteza... tem uma grande variedade e la na loja o dono e a funcionária são um spetaculo e muito simpaticos... sempre dispostos a responder a tudas as tuas duvidas
-
- Membro
olha a loja k t indikei tambem é optima... é +pequena mas é especializada em aquariofilia de água doce....
-
- Membro
-
- Registado: domingo nov 25, 2007 8:17 pm
boa noite se bem entendi um aquario de 15 litros? e muitopequeno ira de certo ter muitos problemas nada de plantas pois os peixes de agau fria são por excelencia amigos de plantas naturais
ha uma casa com capacidade para o ajudar na aventura que se esta metendo e o Jose Artur em benfica
atenciosamente[/i][/b]
ha uma casa com capacidade para o ajudar na aventura que se esta metendo e o Jose Artur em benfica
atenciosamente[/i][/b]
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Tiago, neste forum não é premitido a publicidade e já referiram 3 lojas de aquariofilia que são boas na qualidade, mas existem outras. Devido a regra atrás referida não vou menciona-las nem envia-las por MP.
Quando ao aquário, pode manter o mesmo ou comprar outro. Se a opção for comprar existem sempre aquários usados, tenho vários.
Se o objectivo é gastar menos de 200 euros recomendo:
Aquario - 35x20x26
Aquecimento 25 w
Termometro vidro interior
Iluminaria de tecto falso com pl´s
Filtro o actual (serve apenas para circular a água
Poucas especies de plantas de preferencia de crescimento lento
Solo poroso para fixação de raizes e areao actual por cima
Testes mais tarde e os referidos pelo "paixao" ph,Fe,Po4,no3 e falta o no2
CO2 existem baratos no mercado, mas se quizer fazer o seu é sempre um risco.
Fertilizante macros e mais tarde ferro e micros
Para terminar: um aquário plantado é para as plantas e não para os peixes. As plantas são o melhor filtro e o resto são as TPA´s.
Quando ao aquário, pode manter o mesmo ou comprar outro. Se a opção for comprar existem sempre aquários usados, tenho vários.
Se o objectivo é gastar menos de 200 euros recomendo:
Aquario - 35x20x26
Aquecimento 25 w
Termometro vidro interior
Iluminaria de tecto falso com pl´s
Filtro o actual (serve apenas para circular a água
Poucas especies de plantas de preferencia de crescimento lento
Solo poroso para fixação de raizes e areao actual por cima
Testes mais tarde e os referidos pelo "paixao" ph,Fe,Po4,no3 e falta o no2
CO2 existem baratos no mercado, mas se quizer fazer o seu é sempre um risco.
Fertilizante macros e mais tarde ferro e micros
Para terminar: um aquário plantado é para as plantas e não para os peixes. As plantas são o melhor filtro e o resto são as TPA´s.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Olátiagobarreira Escreveu:Boas tenho um aquario que fiz para peixes de agua fria a cerca de 2 semanas que (palavra corrigida) leva 15L acho eu (35x20x26/1000=18.2) pequeno e os peixes para agua fria sao bem poucos.... tava agora numa de fazer um aquario plantado (julgo que é assim que se denomina aquario com plantas la dentro iihih) mas agora com agua aquecida. Agradeço ja a todos a as ajudas que voces vao dar em relaçao a este topico.
Precisando entao de...
1 termoestato,
1 termoetro
Varias plantas
Ah e claro os peixes....
Agradecia a vossa ajuda!
Tiago Barreira
Msn [email protected]

Olha, se vais querer essas coisas todas, e precisas pa um aquário de água quente né, mas se queres tudo xpto aviso-te que vais gastar á volta de 200 a 300 euros, eu sei, mas se queres tudo xpto... O ter mostatao deve ser pa i 30 a 40 euros, um bom, o tremometro ja nem tanto, pa i 10 a 15 euros, a lampada toda xpto deve ser pa i 20 a 25 euros, o filtro e 40 euros, um razuavel, ja tas a ver ne, a bomba de ar tambem mais ou menos, mas essa a esse preço ja e das boas... E se o teu filtro não tá a filtrar nada então... É mais 40 euritos né, um bom mais ou menos...
Em relação aos peixes, concordo com guppies, viuvas negras, um limpa vidros se o aquario for grande, mas se levar plantas nem penses em ter limpa vidros!! Ficas logo sem plantas, caracois e a mesma historia se tiveres plantas, camaroes podes ter, ajudam muito na limpeza do aquario, bettas halfmoon, platys, molly, espadas, barbos, corydoras, CAC, alevins... Depois isso é uma coisa memo pa disccutires com o vendedor ou vendedora da loja de animais...
E o orçamento de equipar o aquario, se o queres bom, á pa i a volta de 200 a 300 euros, mais os peixes, se o aquario e de 60 litros... Pa i mais 100 euros nos peixes, depois ainda precisas de tratamento pa eles... Ja sabes ne, pa ficar com um aquario cpto, como queres, sao a volta de 350 euros, pelo o menos e o que eu acho, na minha opinião precisas de pouco mais que isso... Mas espera pelas opiniões de outros users...
Márcia

NÃO EXISTEM CÃES POTENCIALMENTE PERIGOSOS, EXISTEM SIM, CÃES COM MUITO POTENCIAL E COM DONOS PERIGOSOS!!
Para dúvidas sobre como montar um aquário vejam este site: http://amantesaquariofilia.blogspot.com/
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
O artigo não é mau, mas o site tem apenas um artigo e por isso aqui fica a citação do mesmo:
Para começar o blog achei importante começar com técnicas de como montar um aquário de água doce.
As vantagens de ter um aquário de água doce (em relação a um de água salgada) são:
- O aquário pode ser de qualquer tamanho (atenção para não sobrepopular o aquário, se quiserem ter muitos peixes é melhor investir num aquário maior);
- Pode-se utilizar água da torneira;
- Fácil manutenção e atinge o equilíbrio rapidamente;
- Muitas espécies de peixes reproduzem-se rapidamente;
- As plantas decorativas são baratas (dependendo das plantas claro);
- As doenças são conhecidas e os seus tratamentos também;
- O custo de montagem e manutenção é mais baixo.
A montagem do aquário começa com a planificação, temos que estar conscientes se temos condições para ter as espécies que queremos, se temos tempo para lhes dar os cuidados que precisam e do investimento inicial que é necessário.
O melhor a fazer é visitar uma loja e decidir que tipo de peixes querem ter (os mais faceis de manter são os guppys, betas, neons ou os típicos peixinhos vermelhos) e a partir daí ver quais os requisitos das espécies e quais os custos dos materiais. Cuidado também com as misturas de espécies, há certas espécies que não podem estar juntas e isso é também um factor a ter em conta.
Em casa o aquário deve estar num sitio plano e resistente, pois mesmo os aquários mais pequenos pesam dezenas de quilos depois de cheios, e devem estar longe da luz solar para não criar algas indesejáveis (um aquário também fica sempre mais bonito a dar vida e cor a um canto escuro).
O passo seguinte é começar com as compras... é preciso o aquário (como é óbvio) e filtro adequado ao tamanho do aquário, se for necessário um termostato e termómetro e a iluminação. Cuidado com as promoções de aquários dos hipermercados pois às vezes é complicado arranjar depois mais tarde peças para os filtros caso seja preciso substituir, vejam primeiro se existem à venda outras coisas da marca. É necessário também um substrato (areão ou areia) para espalhar no fundo (este deve ser suficiente para enterrar umas plantinhas). Este é o equipamento básico há depois muitos extras que podem ser adquiridos que melhoram a qualidade do aquário mas não são obrigatórios.
Após ter tudo o que é necessário, começar a montagem. Começa-se por colocar o aquário sobre o sítio plano e resistente, depois instala-se o filtro, o termostato e termómetro (se for necessário) e espalha-se o substrato sobre o fundo.
Podem finalmente começar a por a água. Para não desorganizar o areão aconselho-vos a por um prato no fundo do aquário e a despejar a água por cima deste. Encham o aquário até metade e podem começar a colocar os materiais decorativos, pedras não calcárias, cortiça e troncos, dispostos de acordo com o gosto de cada um. Tenham cuidado para não utilizar materiais que possam pôr em risco a vida dos peixes, pela sua toxicidade. Todos os materiais devem ser previamente lavados em água corrente ou fervidos . Podem por também plantas vivas tenho em atenção que algumas plantas precisam de muita luz, informem-se na loja se as plantas que querem são adequadas à vossa iluminação. Quando acabaram podem acabar de encher o aquário.
Há bactérias que são essenciais para a vida dos peixes. Para a sua formação, é necessário que a água mature, ou seja, descanse por cerca de 5 dias, com o filtro e a luz instalados. Existem alguns produtos, que se podem encontrar à venda em qualquer loja que venda peixes que contêm bactérias que se formam em 24 horas. Aconselha-se também um anticloro que se mistura com a água, uma vez que a água da torneira tem cloro que pode ser prejudicial a certos peixes mais sensíveis. A temperatura também deverá ser regulada de acordo com os peixes que virão (normalmente é ente os 25ºC e os 28ºC).
Após o tempo de maturação podem começar a por os peixes no aquário.
Atenção, Se as mudanças bruscas de temperatura e ambiente, são más mesmo para nós, imaginem o que fará aos peixes!
Ao introduzirem os peixes no aquário façam-no da seguinte maneira:
- deixa-se o saco flutuar, cerca de 10 minutos.
- Abre-se o saco e põe-se um pouco de água do vosso aquário la para dentro. Repetir o processo cerca de duas vezes de 5 em 5 min.
- Após esse tempo por os peixes em liberdade com a ajuda de uma rede.
Não deitem a água que vem no saco no vosso aquário pois pode vir com sujidades ou mesmo doenças. Deitem essa água fora....
Agora que já têm o vosso aquário pronto divirtam-se.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063