Tenho 3 Ciclideos Americanos, da especie Archocentrus (Cichlasoma) nigrofasciatus
Sobre esta especie encontrei alguma informação no seguinte link: http://www.aquahobby.com/gallery/b_convict.php
Pelo que li no link acima,e por experiencia própria estes peixes são muito agrecivos! Td começou quando me ofereceram 2 casais desta especie, montei o meu aquário, de 25 litros, e coloqueios lá!Alguns dias depois, já se haviam formado casais, e havia um que agredia o outro constantemente, chegando mesmo a matar o macho! Uma das femeas teve que ser separada!
Foi fácil eles se reproduzirem, passados algum tempo, já tinham ovos e de seguida apareceram os alevins! Eu pensava que os ciclideos cuidavam bem dos seus descendentes, mas estes comeram-nos! Tinha que separa-los, mas não tinha onde os por! Fizeram várias posturas, até que arranjei um outro aquário! Agora tenho um aquário com os 3 adultos, sempre com uma das femeas isolada, e outro aqua com os alevins, que já têm alguns meses,e um tamanho consideravel!
Desculpem toda esta descrição, mas achei importante para tentar obter ajuda...
Quando os alevins se tornarem adultos, vão reagir da mesma maneira que os pais, ou seja, ser agressivos e se matarem uns aos outros? Ou vão ser passificos, pois já se habituaram a viver em comunidade? Poderei juntar os pais aos alevins quando estes atingirem o mesmo tamanho?
Fiquei surpreendido com tamanha agressividade, até a minha mão mordem! Basta por um dedo no vidro que atacam sem qualquer medo, principalmente na altura da postura! E de vez em quando, lá aparece a femea toda cheia de feridas provocadas pelo macho!
Agradecia alguma ajuda, com base nos vossos conhecimentos e/ou experiencias!
Fiquem bem
Tiago Pereira
Ciclideos Americanos
-
- Membro
- Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am
Continua a ter os juvenis em comunidade mas é mto provavel que na altura das posturas, eles se tornem agressivos e territoriais.
Geralmente os pais costumam proteger os filhos... nao teram sido os outros a ir la papá-los?!
Vanessa
Geralmente os pais costumam proteger os filhos... nao teram sido os outros a ir la papá-los?!

Vanessa
-
- Membro
Bem, no link que meteste, nao te da informaçao nenhuma acerca destes meninos, so ha testemunhos de outros....
Olha, faz uma busca no sapo ou no google, de certeza que vais encontrar muita coisa sobre eles, inclusive esse tipo de comportamento que eles tem com os filhotes.
Vanessa
Olha, faz uma busca no sapo ou no google, de certeza que vais encontrar muita coisa sobre eles, inclusive esse tipo de comportamento que eles tem com os filhotes.
Vanessa
Encontrei este site, que apesar de ser em espanhol, acho que contem a informação essencial!
http://www.aquanovel.com/nigro.htm
No site, recomendam que se separe os alevins, dos pais! Dizem ainda que estes crescem de dorma desigual, será necessário separar os maiores! Realmente é verdade, há uns juvenis que estão maiores que outros, mas não tenho visto agressevidade entre estes!
Coloco todas estas questões, pois não queria ter que dar todos estes juvenis, e apenas ficar com um casal! Gostaria de ficar com alguns, para poder preencher mais o aquario, mas para isso, eles têm que se portar bem!
http://www.aquanovel.com/nigro.htm
No site, recomendam que se separe os alevins, dos pais! Dizem ainda que estes crescem de dorma desigual, será necessário separar os maiores! Realmente é verdade, há uns juvenis que estão maiores que outros, mas não tenho visto agressevidade entre estes!
Coloco todas estas questões, pois não queria ter que dar todos estes juvenis, e apenas ficar com um casal! Gostaria de ficar com alguns, para poder preencher mais o aquario, mas para isso, eles têm que se portar bem!

-
- Membro
Tenta entao meter mais esconderijos tipo grutas com a rocha e troncos para assim eles poderem ter cada um o seu canto
Vanessa
Vanessa
-
- Membro
Sabes que ha uma associaçao de ciclidios?? APC Ass. Portuguesa de ciclidios. Faz uma busaca pa ver o que da.
Vanessa
Vanessa
Já fiz uma pesquisa pelo forum da associação, e não obtive nenuma informação sobre esta espécie! Aliás, tenho tido muita dificuldade em encontrar sites em portugês com informação sobre esta espécie!
Mas mesmo assim, já deu para saber mais algumas coisas importantes, que vieram confiramar e explicar o comportamento dos meus peixes! Como já viram, são peixes muito agressivos, aconselham algum outro peixe junto com estes? Pensei num limpa fundos para ajudar na manutenção do aquário, mas penso que não vai ser bem recebido, dada a tamanha agressividade por parte dos cilcideos... Alguem tem experiencias com peixes desta especia?
Mas mesmo assim, já deu para saber mais algumas coisas importantes, que vieram confiramar e explicar o comportamento dos meus peixes! Como já viram, são peixes muito agressivos, aconselham algum outro peixe junto com estes? Pensei num limpa fundos para ajudar na manutenção do aquário, mas penso que não vai ser bem recebido, dada a tamanha agressividade por parte dos cilcideos... Alguem tem experiencias com peixes desta especia?
Viva tiago, belas pestes que aí tens, mas ao mesmo tempo é dos peixes mais incriveis para ter em aquário.
25 litros é definitavamente pouco para esses meninos, que em pouco tempo crescerão. É normal que comam os alevins, pois ainda são pais novos, á medida que as posturas se vão sucedendo, o casal vai aprendendo a cuidar dos alevins. Eu aconselhava-te um aquario no minimo de 50 litros para 1 casal, cerca de 60 cm de comprido, com alguns esconderijos, para que a femea se possa esconder caso haja um acesso de furia por parte do macho, o que é frequente, no meu caso, perdi varias femeas dessa maneira, ja para não falar em plecostomus, que tb não duravam muito....por isso, Corydoras/limpa fundos está fora de questão.
25 litros é definitavamente pouco para esses meninos, que em pouco tempo crescerão. É normal que comam os alevins, pois ainda são pais novos, á medida que as posturas se vão sucedendo, o casal vai aprendendo a cuidar dos alevins. Eu aconselhava-te um aquario no minimo de 50 litros para 1 casal, cerca de 60 cm de comprido, com alguns esconderijos, para que a femea se possa esconder caso haja um acesso de furia por parte do macho, o que é frequente, no meu caso, perdi varias femeas dessa maneira, ja para não falar em plecostomus, que tb não duravam muito....por isso, Corydoras/limpa fundos está fora de questão.