segunda fev 27, 2006 10:36 pm
Corydoras aenus- mais conhecido por Corydora-Bronze
Região-America do Sul
Habitat- Águas movimentadas e paradas
Difrenças entre os sexos- A fêmea é consideravelmente maior e mais gorda que o macho.
Água- Temp. entre os 25º e 27º dureza 6ºdGH PH entre os 6 e 7
Alimentação-Calictídeos
Reprodução:
Os limpa-fundos desovam geralmente no aquario de especies após um aumento da tempratura. Corte as folhas de plantas que estejam cobertas de ovo, introduza-os num recipiente de agua do aquario e coloque-os num pequeno aquario de criação.
Aquario de criação- Volume entre os 10 a 20lt Coloque só um substrato de pequenas esferas.
Comportamento de reprodução- Os limpa-fundos desovam geralmente em grupo, e apenas aos pares se for necessário.
Cada fêmea precisa de 2ou 3 machos.
Durante a cópula, o macho prende os barbilos da f~emea com uma barbatana peitoral, e os peixes arrastam-se um ao outro pelo aquario.
Por vezes um segundo ou treceiro macho prende-se a uma barbatana da fêmea ou do macho. O macho ou os machos expelem espermae a f~emea pom um ou varios ovose recolhe-os com a barbatana pélvica dobrada em forma de bolsa.Quando o/s machos deixam a fêmea ela nada através da nuvem de esperma e os ovos são fertelizados . Então, a fêmea limpa uma folha, uma pedra ou ovidro do aquario e faz os ovos aderirem ai.Devem ser retirados para o aquario de criaçao de emediato.
Desova- Consoante a especie, entre 20 a mais de 100 ovos.
Nascimento sa crias- Ao fim de 5 ou 6 dias, dois dias depois as crias já nadam em liberdade, quando nascem pareçem-se com virgulas de maquina e só param quando se encontram no fundo
Criação- Primeiros alimentos rotíferos,paramécias,camaroes das salina e naupilos de Cyclop.
Este texto foi retirado do livro Criação de peixes de áquario Editora Habitat Autora-Ines Scheurmann pag:122/123