[quote]A bexiga natatória é um órgão que auxilia os peixes a manterem-se a determinada profundidade através do controlo da sua densidade relativamente à da água. É um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão; tem muito poucos vasos sanguíneos, mas as paredes estão forradas com cristais de guanina, que a tornam impermeável aos gases.
Nem todos os peixes possuem este órgão: os tubarões controlam a sua posição na água apenas com a locomoção; outros peixes têm reservas de tecido adiposo para essa finalidade.
A presença de bexiga natatória traz uma desvantagem para o seu portador: ela proíbe a subida rápida do animal dentro da coluna de água, sob o risco daquele órgão rebentar.[/quote]
[quote]Sintomas: anormalidades no nadar, pois o peixe fica com a cabeça caída para baixo e para a frente,não consegue ficar nivelado e tem dificuldade para subir à tona, permanecendo às vezes no fundo ou então na superfície, de barriga para cima. Sua causa em geral é alimentar, devido a uma alimentação deficiente e não variada. Basta que seja corrigida a alimentação para os sintomas desaparecerem. Pode ter outras causas como uma paralisia da própria bexiga natatória, por mudança brusca ou acentuada da temperatura.
Neste caso, baixamos o nível da água no máximo e vezes a altura do peixe na sua posição normal, pois sendo obrigado a permanecer no fundo, deixa absorver ar, aumentando suas probabilidades de cura, já bem grandes. Degeneração da bexiga natatória, sintoma de doença infecciosa como a ascite( pelo Ichthyophonus) são outras causas como produção de gases intestinais (mesmo tratamento que para a constipação). Não é mortal e o peixe pode viver muito tempo. Boa alimentação e controle da temperatura a evitam. Não há tratamento específico.[/quote]
A primeira solução seria isolar o peixe. A segunda seria identificar a origem: envenamento, falta de comida, excesso de comida, fungos, vermes intestinais.
Só encontrei isto.
Espero ter ajudado.
Sorry o testamento.
