Ajuda urgente - Carpas a morrer

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta mar 16, 2006 3:52 pm

Passa-se o seguinte, eu tenho um lago no jardim com vários peixes de água fria, têm filtro e oxigenação. Desde há uma semana e meia para cá que já me morreram 3 carpas.

O que lhes acontece é que começam a nadar de lado de um momento para o outro e não sobrevivem mais que um dia quando surge este sintoma. Agora foi encontrar mais uma assim a nadar. Não lhes noto mais nada de anormal :(

Durante o inverno todo passaram bem. Já fiz um tratamento com um produto quando morreu o primeiro. Tb já mudei parte da água.

Tou cheia de medo que isto se transmita a todos! Alguém faz ideia do que se pode estar a passar???
Alguma sugestão???

Agradeço toda a ajuda possível.
rasteirinho
Membro Júnior
Registado: sexta out 07, 2005 10:26 pm

sexta mar 17, 2006 12:45 pm

as minhas 2 carpas foi =, começaram a nadar de lado e algum tempo depois morreram
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 17, 2006 1:10 pm

As tuas estavam num lago ou no aquário??

Eu sei que com as chuvas da Primavera às vezes vêm alguns "vírus" e já me costumo prevenir quanto a isso. Há mais ou menos 2 anos atrás tb ouve praí uma especie de epidemia neste tipo de peixes que tanto criadores como "amadores" foram mto afectados. Na época gastei imenso dinheiro em produtos para salvar os que pude :(

Cada vez que um me morre fico mto triste e vê-los assim se os puder ajudar ainda é pior :(

Os teus estavam contigo há algum tempo ou compras-te-os há pouco?
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 18, 2006 3:40 pm

Então ninguém tem nenhuma sugestão para ajudar os meus peixinhos!

:cry: :cry:
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 22, 2006 3:48 pm

Hoje fui dar com outro :( :(

Só está a dar nas carpas! tou mesmo triste...

Nenhuma ideia de como as posso ajudar????
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta mar 22, 2006 5:38 pm

Hum, quando eles começam a nadar de lado, geralmente é a bexiga nadatória que tem problemas.(

O tratamento não sei qual é.

Não notaste mais nada de estranho?
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 22, 2006 5:44 pm

Hum, quando eles começam a nadar de lado, geralmente é a bexiga nadatória que tem problemas.(

O tratamento não sei qual é.

Não notaste mais nada de estranho
Não notei mais nada!

Deveria procurar mais algum outro sintoma se for mesmo problema na bexiga nadatória?

Este começou hoje assim e não me parece que amanhã esteja vivo :(

Obrigado pelo interesse ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 6:30 pm

[quote]A bexiga natatória é um órgão que auxilia os peixes a manterem-se a determinada profundidade através do controlo da sua densidade relativamente à da água. É um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão; tem muito poucos vasos sanguíneos, mas as paredes estão forradas com cristais de guanina, que a tornam impermeável aos gases.

Nem todos os peixes possuem este órgão: os tubarões controlam a sua posição na água apenas com a locomoção; outros peixes têm reservas de tecido adiposo para essa finalidade.

A presença de bexiga natatória traz uma desvantagem para o seu portador: ela proíbe a subida rápida do animal dentro da coluna de água, sob o risco daquele órgão rebentar.[/quote]

[quote]Sintomas: anormalidades no nadar, pois o peixe fica com a cabeça caída para baixo e para a frente,não consegue ficar nivelado e tem dificuldade para subir à tona, permanecendo às vezes no fundo ou então na superfície, de barriga para cima. Sua causa em geral é alimentar, devido a uma alimentação deficiente e não variada. Basta que seja corrigida a alimentação para os sintomas desaparecerem. Pode ter outras causas como uma paralisia da própria bexiga natatória, por mudança brusca ou acentuada da temperatura.
Neste caso, baixamos o nível da água no máximo e vezes a altura do peixe na sua posição normal, pois sendo obrigado a permanecer no fundo, deixa absorver ar, aumentando suas probabilidades de cura, já bem grandes. Degeneração da bexiga natatória, sintoma de doença infecciosa como a ascite( pelo Ichthyophonus) são outras causas como produção de gases intestinais (mesmo tratamento que para a constipação). Não é mortal e o peixe pode viver muito tempo. Boa alimentação e controle da temperatura a evitam. Não há tratamento específico.[/quote]

A primeira solução seria isolar o peixe. A segunda seria identificar a origem: envenamento, falta de comida, excesso de comida, fungos, vermes intestinais.

Só encontrei isto.

Espero ter ajudado.
Sorry o testamento. :roll:
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 22, 2006 7:42 pm

Muito obrigada pela tua atenção ;) :D

Tb já estive a pesquisar, é capaz de ser mesmo isso, o problema é que não encontro cura e as causas podem ser mtas :(

Tou feita... :roll: :roll:

Vou continuar a procurar.

Se alguém tiver mais alguma ideia agradeço ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta mar 22, 2006 7:46 pm

Pois, também não encontrei cura. :(

Não tens que agradecer. ;) :D
Responder

Voltar para “Peixes”