Pleco - ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ccsantos
Membro
Registado: quinta mar 20, 2003 3:00 pm
Contacto:

sexta mar 10, 2006 11:09 pm

Tenho um pleco liiindo com cerca de 12 centímetros.

Ontem notei quando ele se colou ao vidro que tem uma macha branca na barriga, ele é escuro e nunca teve aquilo, parece uma ferida na pele, não sei.

Estou muito preocupada pois adoro o peixe, ele come normalmente e parece estar normal, mas aquilo na barriga (mais ou menos a meio do peixe) preocupa-me.

Alguem sabe o que é?
krnk
Membro Veterano
Registado: sexta dez 02, 2005 1:50 pm

sábado mar 11, 2006 5:28 pm

se forem pontinhos brancos na pele é doença,

posta uma foto da especie, ,eu ñ conheço. :oops:
ccsantos
Membro
Contacto:

sábado mar 11, 2006 10:14 pm

olá

Aqui fica uma foto de um pleco (nao é este o nome tecnico mas não sei outro..)Imagem

O que ele tem não é Íctio (doença dos pontos brancos) é uma manchina branca localizada na barriga, parece que sairam as escamas naquele local e ficou a pele...
ccsantos
Membro
Contacto:

sábado mar 11, 2006 10:25 pm

http://tvtel.pt/filipa/pleco_0002.wmv

Neste endereço tenho um video do meu pleco a comer pastilhas, é impressionante ele segura-as com os bigodes :lol:
krnk
Membro Veterano

domingo mar 12, 2006 1:37 pm

será q pleco aqui ñ é peixe-gato, ou coisa parecida?
krnk
Membro Veterano

domingo mar 12, 2006 1:40 pm

muito legal o vídeo ;)

Qto a mancha branca, qdo apareceu?

Será q se vc postar uma foto ñ fica + ´fácilk diagnosticar, ou se vc achar melhor descreva muito bem a ferida e os sintomas, quem sabe assim descobrimos.
ccsantos
Membro
Contacto:

terça mar 14, 2006 10:55 pm

Obrigado pelo interesse

Fica aqui um video cutinho mas que mostra o peixe colado ao vidro.

http://tvtel.pt/filipa/Filme.wmv

Consegue-se ver aquela "ferida" (não sei se é uma ferida) no meio do peixe. Apareceu mais ou menos há uma semana.

o peixe era todo as manchas escuras e de um dia para o outro reparei naquela mancha na barriga... :? não sei o que é...

Será que nunca viram nada parecido...

Se poderem ajudem-me... gosto tanto do animal... :(
PVIdigal
Membro Júnior
Registado: sexta jan 20, 2006 1:14 am

quarta mar 15, 2006 1:04 am

nao será um fungo ? tenho um igualzinho ao teu , penso ha um mes que el está doente porque junto a área fica com o corpo todo as riscas brancas mas junto ao vidro desaparecm é estranho
ccsantos
Membro
Contacto:

sexta mar 24, 2006 12:41 am

Pois o meu é escuro e tem listas da mesma cor mas mais claras, so que essas listas só se veem quando está na areia ...?!?!

Sempre pensei que era qualuqer coisa do género de camuflado próprio do peixe...

Mas a mancha branca é diferente é mesmo uma mancha branca que está lá sempre e que apareceu de repente mais ou menos menos há 3 semanas... :? tenho um pouco de medo de usar anti-fungos pois já me disseram que é perigoso usar este tipo de medicamento e tenho medo que não seja um fungo e ainda fazer pior ao peixe.

Como é que posso ter a certeza que é um fungo?

Entretanto subi a temperatura da àgua do aqua para 28/29 graus será que fiz bem?
PVIdigal
Membro Júnior

sexta mar 24, 2006 2:14 am

subi a temperatura para 30 graus , e tou a fazer mdedicaçao anti bacterias porque o meu começou a ter manchas encarnadas e isso sao bacterias . depois do tartamento de 5 dias misturo agua com sal vamos la ver se dou cabo dakilo
ccsantos
Membro
Contacto:

sexta mar 24, 2006 2:52 pm

Eu penso que este tipo de peixe se dá muito mal com o sal. :?

Não me lembro onde mas penso que já li isto em algum lugar
PVIdigal
Membro Júnior

sexta mar 24, 2006 6:25 pm

onde viste isso? eu agora parei o sal porque o homem da loja disse que o remédio chegava mas acho que vou voltar a pôr, é o que usa para matar fungos e nunca vi qui fizesse mal
ccsantos
Membro
Contacto:

sexta mar 24, 2006 9:56 pm

Não recordo bem, mas vou procurar onde é que vi isso... mas dizia que era uma caracteristica destes peixes.
ccsantos
Membro
Contacto:

sexta mar 24, 2006 10:29 pm

Eu já não me lembro onde ouvi que estes peixes não toleram o sal mas agora numa pesquisa rápida encontrei várias pessoas a dizer isto

Vê neste site: http://www.aquahobby.com/gallery/b_pleco2.php o terceiro comentário diz "Ele não tolera sal na agua, o sal pode levá-lo à morte. "

Vê este documento
http://usuarios.lycos.es/jdalvarado/PEC ... stomus.doc
é em espanhol mas também diz "- Agua 100% dulce (nunca debemos agregar sal) con cambios parciales de un 15% al mes." na página 4

Neste tópico também falam no sal http://aquariofiliadigital.com/viewtopi ... 4cfd511c24
"...de forma que é necessário uma maior atenção no doseamento de medicamentos, e em especial, de sal"

Não sei já vi em vários sitios a dizer que estes peixes suportam mal o sal, eu tenho medo de arriscar.[/quote]
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta mar 24, 2006 10:34 pm

ccsantos, mas geralmente os aquarofilistas aconselham a colocar uma colher de café ou chá de sal 100% marinho, para "matar" os fungos e parasitas, num aquário.
Depende também do tamanho do aquário e são doses muito reduzidas.
Responder

Voltar para “Peixes”