Nunca tive peixes... preciso de algumas dicas
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm
É assim... tinha um tartaruga que morreu esta semana (devido a um fungo... penso eu...). Então decidi utilizar o aquário dela para peixes...
mas como nunca tive peixes não sei se tenho tudo o que faz falta...
aquário com 1metro x 0,5m x 0,5m
termómetro
aquecedor
filtro externo com capacidade para filtrar 1000l/hora (não sei que materiais são necessários para a filtragem... eu utilizava carvão, areia, esponja e lã de vidro...)
em relação à luz... não sei se é necessário alguma lâmpada específica...
Já sei que é necessário pôr o aquário a ciclar antes de colocar os peixes (e devem-se colocar poucos de cada vez...). Que espécies aconselham para o início (não queria peixes que crescessem muito...)?
Só mais uma coisa... eu lavei hoje o aquário... mas como a tartaruga tinha um fungo lavei com um pouco de lixívia... eu sei k fiz mal (mas só li depois...). Há algum perigo?!
Desculpem lá o testamento...
Beijinhos.
Joana.
mas como nunca tive peixes não sei se tenho tudo o que faz falta...
aquário com 1metro x 0,5m x 0,5m
termómetro
aquecedor
filtro externo com capacidade para filtrar 1000l/hora (não sei que materiais são necessários para a filtragem... eu utilizava carvão, areia, esponja e lã de vidro...)
em relação à luz... não sei se é necessário alguma lâmpada específica...
Já sei que é necessário pôr o aquário a ciclar antes de colocar os peixes (e devem-se colocar poucos de cada vez...). Que espécies aconselham para o início (não queria peixes que crescessem muito...)?
Só mais uma coisa... eu lavei hoje o aquário... mas como a tartaruga tinha um fungo lavei com um pouco de lixívia... eu sei k fiz mal (mas só li depois...). Há algum perigo?!
Desculpem lá o testamento...
Beijinhos.
Joana.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Olá Fuega!
Pois, devia ter lavado o aquario com o produto anti-fungos e enxaguado muito bem.
Queres ter plantas artificiais ou naturais?
Convém teres lampada própria para aquário.
Se quiseres plantas naturais convém teres boa iluminação e escolheres as plantas em função da tua iluminação.
De inicio costumam aconselhar os guppies que são muito faceis de manter e de reproduzir.
Eu pessoalmente gosto muito dos neons e dos cardinais(que são quase iguais).
Vê este site, onde tens alguma informação sobre plantas, peixes, montagem de aquário.
[url]http://www.aquariofilia.online.pt/[/url]
Lava de novo o aquario com bastante água, só para eliminar melhor os vestigios de lixivia.
Espero ter ajudado.
Pois, devia ter lavado o aquario com o produto anti-fungos e enxaguado muito bem.
Queres ter plantas artificiais ou naturais?
Convém teres lampada própria para aquário.
Se quiseres plantas naturais convém teres boa iluminação e escolheres as plantas em função da tua iluminação.
De inicio costumam aconselhar os guppies que são muito faceis de manter e de reproduzir.

Eu pessoalmente gosto muito dos neons e dos cardinais(que são quase iguais).
Vê este site, onde tens alguma informação sobre plantas, peixes, montagem de aquário.

[url]http://www.aquariofilia.online.pt/[/url]
Lava de novo o aquario com bastante água, só para eliminar melhor os vestigios de lixivia.
Espero ter ajudado.
Está quase tudo dito, escolhe as luzes conforme as plantas que ueres ter ou vice versa. Os guppys, os platys, os tubaroes bala , sao peixes muito faceis de manter e os dois primeiros reproduzem-se muito bem . O filtro é adequado. OLha uma coida se quiseres podes ter tartarugas com peixes, conheço diversos casos.
Se precisares avisa
Se precisares avisa
-
- Membro Veterano
só mais 2 coisas...
em relação à lâmpada... eu sei k depende das plantas k escolher colocar no aquário... mas para os peixes... é necessário utilizar alguma lâmpada específica?? (por exemplo, para a mnha turtle eu usava a reptil glo 5.0 para substituir os raios uv)
como é k voces limpam o areao do fundo do aqua?? (com a tartaruga apenas tinha umas pedras espalhadas pelo aquário pk caso contrario o fundo ficava indecente... tb acontece o mm com os peixes??) A água do aquário, desde que não apanhe sol directo não fica com aquela cor verde horrível, pois não?
bgd pela ajuda...
Beijinhos.
Joana.
em relação à lâmpada... eu sei k depende das plantas k escolher colocar no aquário... mas para os peixes... é necessário utilizar alguma lâmpada específica?? (por exemplo, para a mnha turtle eu usava a reptil glo 5.0 para substituir os raios uv)
como é k voces limpam o areao do fundo do aqua?? (com a tartaruga apenas tinha umas pedras espalhadas pelo aquário pk caso contrario o fundo ficava indecente... tb acontece o mm com os peixes??) A água do aquário, desde que não apanhe sol directo não fica com aquela cor verde horrível, pois não?
bgd pela ajuda...
Beijinhos.
Joana.
a côr verde provém das algas podem aparecer de diversas maneiras uma delas o contacto do aquario com a luz solar, mas muito raramente as algas dão muito mau aspecto ao aquário, podes para isso comprar alguns peixes que se dedicam a come-las ajudando na limpeza.
Eu uso areão e os peixes sujam muito para limpar uso um aspirador proprio que comprei no continente.
é melhor te informares porque ha peixes que precisam de mais luz do que outros apesar de com guppys, platys ou neons nunca tive nenhum cuidado com isso.
Eu uso areão e os peixes sujam muito para limpar uso um aspirador proprio que comprei no continente.
é melhor te informares porque ha peixes que precisam de mais luz do que outros apesar de com guppys, platys ou neons nunca tive nenhum cuidado com isso.
-
- Membro Veterano
Não precisas dessa lampada.
Os peixes não necessitam desse tipo de lâmpadas.
Podes comprar uns peixes-gato(os Corydoras) para te comerem os restos de comida que ficam no areao, mas convém comprares sifão(é o tal "aspirador" que o PVIdigal falou).
Antes de colocares o areão convém fervê-lo. Aliás como tudo o que colocares no aquário, menos as plantas.
Quando tiveres o aquário a ciclar convém fazeres mudas parciais da água, para aí uns 20%.
Tal quando tiveres os peixes.
Quanto ás algas existem os vulgarmente chamados limpa-vidros, que te comem essas algas.
Mas tens que ter cuidado, pois alguns deles crescem muito.
Aconselho-te o Otocinclus affinis.
Investiga bem os peixes, em relação ao Ph que necessitam, se as várias especies que colocares no aquário podem estar juntas e também até quanto crescem.
Os peixes não necessitam desse tipo de lâmpadas.
Podes comprar uns peixes-gato(os Corydoras) para te comerem os restos de comida que ficam no areao, mas convém comprares sifão(é o tal "aspirador" que o PVIdigal falou).
Antes de colocares o areão convém fervê-lo. Aliás como tudo o que colocares no aquário, menos as plantas.
Quando tiveres o aquário a ciclar convém fazeres mudas parciais da água, para aí uns 20%.
Tal quando tiveres os peixes.
Quanto ás algas existem os vulgarmente chamados limpa-vidros, que te comem essas algas.
Mas tens que ter cuidado, pois alguns deles crescem muito.
Aconselho-te o Otocinclus affinis.
Investiga bem os peixes, em relação ao Ph que necessitam, se as várias especies que colocares no aquário podem estar juntas e também até quanto crescem.
Com um filtro de 1000lt/h bem posicionado não deves ter probemas com o estado do areão.
Quanto á lampada não me parece que devas usar mas deixo aqui o link para quem souber defacto de iluminação.
http://www.exo-terra.com/ES/products/re ... _50_i.html
Quanto á lampada não me parece que devas usar mas deixo aqui o link para quem souber defacto de iluminação.
http://www.exo-terra.com/ES/products/re ... _50_i.html
-
- Membro Veterano
[quote]As lâmpadas mais comuns são as fluorescentes, mas podem ser de outros tipos, informe-se numa loja acerca de qual as ideais para o seu aquário. A potência das lâmpadas deve ser de 0,5 watts por cada litro de água. A iluminação deve ficar ligada no início apenas 8 horas por dia. Para facilitar e automatizar o ligar/desligar, é muito útil uma tomada com temporizador, que se vende em qualquer casa de artigos eléctricos.[/quote]

-
- Membro Veterano
oki, acho que já percebi a maior parte das coisas... será que este aspirador de areão é suficiente para o meu aqua?!
Tetratec gc50 - diz que é para aquários com 200 litros...
Qero comprar tudo 1º e só depois os peixes... para o aqua estar impecável kd eles vierem...
Só mais uma perguntinha... os peixinhos sujam muito a água... é k a tartaruga sujava mesmo muito... mesmo com o filtro externo mudava a água várias vezes... esta semana vou tentar tratar do areão e das matérias filtrantes... o que é que vocês utilizam para colocar no filtro?
Beijinhos.
Joana.

Qero comprar tudo 1º e só depois os peixes... para o aqua estar impecável kd eles vierem...
Só mais uma perguntinha... os peixinhos sujam muito a água... é k a tartaruga sujava mesmo muito... mesmo com o filtro externo mudava a água várias vezes... esta semana vou tentar tratar do areão e das matérias filtrantes... o que é que vocês utilizam para colocar no filtro?
Beijinhos.
Joana.
-
- Membro Veterano
Eu no filtro tenho a esponja e carvão.
É esse mesmo, o aspirador.
Os peixes não sujam muito a água, mas depende da quantidade de peixes que tiveres.
Convém deixares o aquário a ciclar durante um mês, mas também existe um produto que são bacterias que colocas na água para arrancar o ciclo e em 2 ou 3 semanas já tens o aquário pronto para povoar.
Caso não tenhas o produto, mete um pouco de comida de peixe ou mesmo a que tinhas da tartaruga, para arrancar o ciclo.
É esse mesmo, o aspirador.
Os peixes não sujam muito a água, mas depende da quantidade de peixes que tiveres.
Convém deixares o aquário a ciclar durante um mês, mas também existe um produto que são bacterias que colocas na água para arrancar o ciclo e em 2 ou 3 semanas já tens o aquário pronto para povoar.
Caso não tenhas o produto, mete um pouco de comida de peixe ou mesmo a que tinhas da tartaruga, para arrancar o ciclo.
-
- Membro Veterano
estava a pensar colocar algumas plantas no aqua, mas n muitas... pk n gosto de ver os aquarios mt cheios... como sei a kuantidade de substrato necessário?! se colocar as plantas, p.e., de um lado, só tenho de colocar o substrato aí ou tenho de pôr pelo aqua todo?!
bgd pela ajuda...
Beijinhos.
Joana.
bgd pela ajuda...
Beijinhos.
Joana.
-
- Membro Veterano
Eu coloquei as minhas sem substrato, plantei-as directamente no areão e não utilizei qualquer tipo de substrato.
Estão saudáveis e já têm muitos rebentos novos.
Há quem use turfa como substrato e , se não me engano, colocam só no sitio onde vão plantar a planta.
Se tiveres falta de nutrientes na água, existe um produto da nutrafin para isso.
Eu tenho 1 fetos de java, musgo de java e 2anúbias anãs e 1 anúbia afzelii, num aquário de 50litros. São plantas que se desenvolvem com pouca luz e são resistentes.
Estão saudáveis e já têm muitos rebentos novos.
Há quem use turfa como substrato e , se não me engano, colocam só no sitio onde vão plantar a planta.
Se tiveres falta de nutrientes na água, existe um produto da nutrafin para isso.
Eu tenho 1 fetos de java, musgo de java e 2anúbias anãs e 1 anúbia afzelii, num aquário de 50litros. São plantas que se desenvolvem com pouca luz e são resistentes.
-
- Membro Veterano
desculpem lá estas perguntas todas, mas antes de comprar os peixes e antes mesmo de comprar o resto das coisas que fazem falta quero ter o máximo de informação possível...
Mais uma vez obrigada pela ajuda...
Beijinhos.
Joana.
Mais uma vez obrigada pela ajuda...
Beijinhos.
Joana.