reproduçaobe escalares
-
- Mensagens: 3
- Registado: terça mar 28, 2006 11:50 pm
pretendo fazer criação de escalares. preciso de dicas
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 407
- Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
- Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho
Espero que tenha ajudadoSexo:
Primeiro, distinguir o sexo nesta espécie. Aqui é complicado, nada distingue macho de fêmea à excepção de, durante os dias que antecedem a desova, as fêmeas aparentarem uma barriga bem redonda e inchada. O problema é que não há modo de saber se o seu companheiro é macho... pode ser uma fêmea sem óvulos. Só há certeza se os óvulos forem fertilizados mas isso apresento adiante.
Meio ideal para a desova:
O mais habitual é a desova dar-se num comunitário o que implica que a postura terá de ser transitada para uma maternidade. E com ela, talvez os pais... mas isso também é outra história.
É necessário uma folha alta e larga, ideal mesmo é umas quantas echinodorus. Caso contrário poderão ter a desova feita num termoestáto, o que não dá muito jeito...
Há quem simule a folha, recortando uma folha de plástico verde e um pequeno suporte. Embora não tão natural, assegura-se que a desova é feita num meio sem químicos ou algas, etc.. E também evita que se tenha de andar a cortar uma folha de uma planta ou ter de transportar toda a planta para uma maternidade onde irá acabar por definhar ou apodrecer no caso de ser só a folha...
O aqua maternidade convém ter um mínimo de 60L. Não é que não dê para ter a desova num mais pequeno, apenas se torna mais difícil manter as condições da água estáveis. E o outro problema é que, e caso os alevins sobrevivam, teremos colónias de 500 ou mais barbatanudos a crescer sempre um pouco mais todos os dias...
Necessário uma boa bomba de ar com uma ou mais pedras difusoras. Recomendo o uso de uma mangueira difusora (daquelas de borracha) pois libertam bolhas mais pequenas. A emissão de ar deverá estar sob a postura.
A filtragem deverá ser feita por um filtro de esponja. Nada de filtros vulgares que irão sugar os alevins. Sugiro, em alternativa, colocarem umas cerâmicas biológicas, já com as colónias de bactérias desenvolvidas dentro do aqua. A corrente da bomba de ar deverá ser suficiente para filtrar alguma água, ou seja, duas bombas de ar ou uma com duas saídas e caudal suficiente para criar alguma circulação de água no aqua.
Nada de areão. Os alevins enterram-se e acabam por sufocar. Aquário “nú”, apenas.
Quanto à água, parece ser consenso geral os 27º C e 6,7 de pH (arredondando 7,0 mas ligeiramente ácida).
Obrigatório usar um anti-fungos para evitar bolores e sei lá mais o que nos ovos. Mas reduzam a dosagem a um quarto ou menos. É só para evitar e não ter de curar..
Ah.. e termoestáto (lembram.se dos 27ºC?).
Uma luz fraca é essencial. Aqui há dois pontos que discuto mais a seguir, sobre os papás e a luz.
A postura
Os pápas começam a passear muito juntinhos pelo aquário. A mamã apresenta a tal barriga inchada. Cedo escolhem o berço, iniciando a limpeza da folha. Aí, a mamã deposita uns quantos óvos.. uns meros 500 ou 600 . DE imediato, montam defesas, armas em riste e toca a defender a ninhada de tudo.
Se perguntam como iniciar ou provocar este processo, digo-vos que não vi nada que referisse a necessidade de tal. Aparenta ser facílimo darem-se as desovas e, após a primeira, tornam-se comuns, sendo até semanais. Basta que os escalares atinjam a maturidade.
Os pais
Aqui as opiniões divergem, para tornar tudo mais interessante.
Os pais são muito cuidadosos com os filhotes. Chegam a "engoli-los" para os colocarem numa nova folha em maior segurança. Quando eclodem, concedem-lhes protecção e é sempre uma imagem muito bonita ver os papás rodeados dos milhentos filhotes.
O problema é que em situações de stress, os escalares acabam por comer os ovos Digo ainda que é vulgaríssimo fazerem das primeiras ninhadas, petisco sem motivo aparente.
Aqui surje a dúvida.. colocar ou não os pais no aquário maternidade? Deixo à vossa consideração mas avanço que os alevins desenvolvem-se perfeitamente sem eles. É mais seguro mas perde-se a "imagem bonita".
Quanto aos papás e à luz, aqui surge o problema. Como disse, os escalares comem os ovos e alevins em situações de stress. Caso se opte por ter os escalares junto da postura, deve-se usar uma luz fraca PERMANENTEMENTE ligada. Há quem discorde mas no escuro, eles não vêem os "putos" e enfim.. o resto já sabem.
Ainda neste ponto, é necessário ter o aquário coberto com um pano. Quem tem escalares sabe que os bichos são muito reactivos ao que acontece do outro lado do vidro. Basta entrar alguém na sala do aqua que ficam logo junto ao vidro a ver o que se passa. Também existe a situação de ligar/desligar luzes da sala. tudo isto provoca stress e stress.. bem, e mais uma vez, já sabem. Portanto, há que ter um pano que "cegue" o aquário.
Sem papás, basta ter a luz ligada durante as horas normais ou, caso tenham luz ambiente suficiente na sala, nem é necessário.
Os ovos
Para ver se os ovos estão em bom estado e fertilizados, basta ver a cor:
Branco: não fertilizados - esqueçam, não há nada a fazer. O provável é não haver escalares macho no aqua.
Cor de rosa ou acastanhados - temos festa!
Duas considerações, atenção que a desova resulta sempre em ovos rosados. Só ao fim de 2/3 dias é que eles podem ficar brancos.
Ovos brancos são sinal de fungos
Ovos castanhos não, mas poderão vir a ser...
A eclosão
Primeiro, e ao fim de uns 3/4 dias, os ovos caem da folha. Poderão já se notar os olhos dos alevins e, topem só, a cauda do bicho fora do ovo.
Durante uma semana deverão andar pelo fundo, meio aparvalhados com o mundo que os espera. Não saberão nadar e demorarão pelo menos uns 10 dias a porem-se "de pé"...
Depois? Depois é sempre a comer e sempre a crescer...
A alimentação
Ao fim de uns 3 dias após a eclosão poderão fazer uma infusão. Um exemplo (e acho este um excelente conselho por parte de um Sr Rui, da Loja Ruimar, que não conheço, mas que é reconhecido no ramo)., poderão introduzir uma casca de banana dentro de um copo com água durante 24h. Depois removem a casca e introduzem o "sumo" do copo no aqua. Aparenta ser um excelente alimento para alevins ovíparos.
Ao fim de 10 dias, a artémia viva, ainda em ovo ou muito pequena parece ser uma boa solução. Não parece ser muito difícil criar artémia em casa, mas prometo uma futura pesquisa. Depois desta fase, típica comida de alevim.
Mudas de água
Só ao fim de 10 dias da postura. Os pequenotes são extremamente sensíves a mudanças bruscas. Daí a minha sugestão dos 60L ou mais. Aqui também têm o problema dos pais terem de aguentar 10 dias num aqua sem filtragem mecânica e muito pouca biológica.
Depois deste período, então, e progressivamente, poderão mudar até 25% da água e diariamente. Lembrem.se que eles serão cada vez maiores e que irão fazer cada vez mais lixo. Mas também poderão colocar um filtro quando eles crescerem um pouco.
Boa Sorte com os vossos escalares.
P.S. Atenção que o modo de reprodução muda drásticamente de espécie para espécie, a ponto de até nem ser possível fazê-lo em cativeiro.
A metodologia que aqui apresentei é SÓ para ESCALARES!