Lâmpada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
jvidia
Membro Júnior
Registado: segunda dez 09, 2002 11:58 am

quarta jan 08, 2003 12:04 pm

Tenho um aqua de 52cm com uma calha da aquapor de 50cm, com lampada Gro-lux , dizem eles no site !

Perguntas:

1. as gro-lux prestam ?
2. quanto tempo dura a luz, ou seja, devo trocar quanto tempo depois a luz ?
3. que marca me aconcelham para a lâmpada, ou compro = ?

Obrigado.
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

quarta jan 08, 2003 9:58 pm

-Boa noite:

- As lãmpadas flurescentes tipo grow lux são de facto indicadas para aquários e embora existam outros tipos de lãmpadas estas para o teu caso julgo que são mais adequadas.
-A duração das lãmpadas, para uns pode ser até acabar, para mim e outros convém trocar de 6 em 6 meses.
- A marca que aconselho a comprar, é aquela que for mais barata.
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda jan 20, 2003 2:22 pm

a iluminação depende um pouco do que queres fazer com as plantas
no fundo tens 3 tipos de iluminação rosada, branca e azul.
todas elas são adequadas para aquários plantados mas o tom de cor influencia o cresciemnto das plantas
a rosada ( Gro-lux, Aqua-Glo ) fazem as plantas crescer na vertical, a planta é obrigada a procurar a luz e por isso cresce na vertical rápidamente.
a azul ( Power-Glo ) faz a planta crescer horizontalmente, vais ter plantas com folhas bem maiores mas mais baixas.
a branca ( 10000ºK ) é neutra, a planta tem um crescimento normal, vertical e horizontalmente mas não tão rápido com se o provocares com um dos outros dois tipos de iluminação.
kya
Membro Júnior
Registado: domingo jun 30, 2002 9:25 pm

terça jan 21, 2003 11:12 pm

olá pixoal! já ah algum tempo k na meto aki nada...

mas em relação a isto das lampadas tenhu uma duvida.. eu tb tenhu um aqua da aquapor de 62 cm e só tem uma lampada.. li k para um aqua fx eh necexario ter no minimo 0,7w/L por isso uma lampada de 15W k eh fornecida (e na sei de k genero eh.. tvx xeja gro-lux k as plantas krescem na vertical) eh insuficiente right?

Mas para mudar a calha para uma maior komo faço??

não estou mesmo a ver.. espero que me ajudem!
kya
Membro Júnior
Registado: domingo jun 30, 2002 9:25 pm

terça jan 21, 2003 11:13 pm

olá pixoal! já ah algum tempo k na meto aki nada...

mas em relação a isto das lampadas tenhu uma duvida.. eu tb tenhu um aqua da aquapor de 62 cm e só tem uma lampada.. li k para um aqua fx eh necexario ter no minimo 0,7w/L por isso uma lampada de 15W k eh fornecida (e na sei de k genero eh.. tvx xeja gro-lux k as plantas krescem na vertical) eh insuficiente right?

Mas para mudar a calha para uma maior komo faço??

não estou mesmo a ver.. espero que me ajudem!
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quarta jan 22, 2003 9:26 am

A iluminação depende do tipo de luz que usas e do tamanho do aquário.
Para aquarios de 40 cm de altura a relação é mais ou menos a que referiste 0,5w/L se usares uma lampada normal, mas se usares uma 10000ºK já só precisas de 0,3~0,4w/L.
Se o teu aquário tiver 50cm de altura precisas de mais w/L porque tens mais altura de água e precisas de mais potencia para iluminares todo o aquário. Se tiveres um aquário com muitas plantas vais precisar de ainda mais potencia porque umas irão fazer sombra a outras.
Para o teu aquário, que dizes ter 62cm, deve ser um 62*35*40 +/- com qq coisa como 65L uteis de água, acho que 25W é suficiente mas o que deves encontrar é uma lampada de 15W e por isso deverias usar duas e um periodo iluminado um pouco mais curto para compensar o excesso de luz ( os 5w a mais ).
Sobre o trocares a calha não te sei ajudar, depende muito do teu aquário, provavelmente a calha vem dentro da tampa superior e não podes trocar. Podes sim tirar a tampa e comprar uma calha dupla para pores em cima do aquário com uma tampa de vidro que arranjes .... bem agora é uma questão de inventares um pouco )
Vê o meu album, está lá um aquário plantado de 180L (+/- 150L uteis de água ) que tem apenas 2*30W 10000ºK 12h por dia.
Responder

Voltar para “Peixes”