Limpa-vidros siamês

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
filipafonseca
Membro Júnior
Registado: quinta out 17, 2002 10:24 am

terça jan 21, 2003 11:09 am

Olá!
Tenho um limpa-vidros siamês que no início era muito calmo e pacifico, mas agora, ao fim de 3 meses no aquário tornou-se um pouco agressivo.
Não me apercebo que ele faça mal a algum peixe, no sentido de os ferir, mas faz verdadeiras perseguições quando algum deles desce um pouco mais para o fundo. Nada atrás deles a grande velocidade, deixando tudo em reboliço. Isto acontece essencialmente com as mollies, os guppies e o plecostumos.
Bom, o que eu queria saber é se alguém sabe algum truque para o apanhar, porque ele esconde-se debaixo do filtro (interior), mal vê a rede, eu não o consigo tirar do aquário...
Gostaria também de saber a vossa opinião, se o devo ou não tirar de lá, uma vez que ele não fere ninguém, mas com certeza causa muito stress!!!
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

terça jan 21, 2003 11:21 am

podes tentar com a luz apagada, talvez seja mais fácil agarrar
jvidia
Membro Júnior
Registado: segunda dez 09, 2002 11:58 am

terça jan 21, 2003 10:25 pm

É mesmo um limpa vidros siamês ou um destes

http//aquaworld.netfirms.com/Cyprinoidae/Other/Gyrinocheilus_aymonieri.htm

Olha que estes do link, são os limpa vidros clássicos, mas crescem muito (máx 27cm !!) e ficam violentos limpando os vidros e os outros peixes tb.

De qq forma os limpa vidros siameses, tb conhecidos como raposas voadoras tendem a ficar um pouco agressivos.

Os limpa vidros mais pacificos , e para mim os mais giros, são os Otocinclus.

;)
filipafonseca
Membro Júnior

quarta jan 22, 2003 9:35 am

É de facto um limpa-vidros igualzinho a esse da foto!
Obrigada pela sugestão da luz apagada, mas não me parece dar resultado, pois assim que apago a luz ele também se esconde debaixo do dito filtro!!!!
rsaraiva
Membro Veterano

quarta jan 22, 2003 9:58 am

podes apagar as luzes e deixar os peixes adormecerem :)
se estás assim com um problema tão grande :) pega numa embalagem de comida, faz um buraco grande na tampa e coloca-a deitada debaixo do filtro ... apaga a luz e com um bocado de sorte ele até vai gostar da ideia de ter um abrigo novo ... depois de ele estar lá dentro é uma questão de tirares a embalagem de duas formas, ou metes o braço devagar dentro do aquário, tapas o buraco com um dedo e tiras a embalagem ou atas previamente um fio à embalagem e depois puxas quando ele estiver lá dentro ... eu prefiro a do dedo.
filipafonseca
Membro Júnior

quarta jan 22, 2003 10:20 am

Obrigada, mais uma vez, vou experimentar...
Não é que seja um problema grande, eu é que não tenho a certeza se será saudável para os outros peixes, terem que andar a fugir dele!! Tenho receio que ele me possa trazer problemas, pois tive 2 guppies machos que apareceram sem caudas e quando os vi, quem andava de volta deles, era ele, precisamente, e a bótia palhaço, nunca percebi quem foi o culpado... Se eu tivesse a certeza que as perseguições não fazem mal, até o deixava ficar lá.
rsaraiva
Membro Veterano

quarta jan 22, 2003 10:28 am

geralmente os peixes gostam de viver em cardumes, se tiveres vários peixes de cada especie eles não costumam chatear os outros. se tiveres meia duzia de guppies e um bótia ou um tigre, eles não descansam enquanto os guppies não morrerem todos :( se tiveres vários botias ou tigres eles não tocam nos guppies. é um instinto de sobrevivencia. um peixe sozinho vive em stress por ser o unico e tenta manter o seu espaço a todo o custo.
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

quinta jan 23, 2003 3:45 pm

Ola!

Tenho um Gyrinocheilus aymonieri que estava constantemente a perseguir os outros peixes do aqua. Tinha o comunitario todo em stress.
Mudei-o, como medida de emergencia, para o aquario maternidade. Agora partilha-o com uns avelins de guppy e dao-se todos muito bem.

BlowFish 8)
Responder

Voltar para “Peixes”