molly's 3

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
s_magalhaes
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jan 02, 2002 10:58 am

Kajo:

Sempre fica para hoje combinado na C.M. LOURES ás 20.00 H com os peixinhos?

Sofia ;)
Kajo
Membro Júnior
Registado: sábado dez 15, 2001 12:31 am

quarta jan 02, 2002 10:13 pm

Brigado pelo peixes, estão todos vivinhos, felizes da vida e mandam cumprimentos. Brevemente irei mandar-lhe umas fotos do estado actual dos seus peixes para matar saudades :)
s_magalhaes
Membro Júnior

quinta jan 03, 2002 4:25 pm

[quote=Kajo]
Brigado pelo peixes, estão todos vivinhos, felizes da vida e mandam cumprimentos. Brevemente irei mandar-lhe umas fotos do estado actual dos seus peixes para matar saudades )
[/quote]

Kajo:

Tens de me ajudar. Ontem quando saí de ao pé de ti fui comprar um casal de Platy's mas a fêmea veio grávida e agora os meus dois machos Gupy's não a largam sempre atrás dela e eu não sei o que fazer.Acho que a vou devolver....? O que achas que faça? Achas que é por ela estar grávida?

Sofia

P.S.: Obrigado por tratares bem dos meus bebés :?
Kajo
Membro Júnior
Registado: sábado dez 15, 2001 12:31 am

quinta jan 03, 2002 11:49 pm

Por enquanto ainda não as devolva até que começe a aparecer sinais de agressividade entre os machos e a femea platy. Como a femea é nova é um pouco normal pois eles não estavam habituados a platy no aquario(territorio)e começaram a "defender o territorio". Mas visto que a femea está gravida ela não irá ficar muito tempo no aquario principal. Penso que tenha percebido, embora o texto esteja um pouco confuso :( .
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 04, 2002 3:59 pm

Juro que isto não é perseguição Sofia :oops: , mas tenho que dizer qualquer coisa :o
Se ainda há pouco dizia que já não queria mais peixes, porque é que foi comprar mais um casal de Platys e ainda por cima com a fêmea grávida? :o Já percebeu que daqui a uns dias vai voltar a ter mais uma catrafada de peixinhos, não já?

Bem...para falar a verdade, se não fosse agora ia ser daqui a pouco tempo, porque platys e mollys são muito proliferos! Por isso não vale a pena culpá-la muito ;)
Quando tive desses peixes, sabe o que eu fazia? Simplesmente não me preocupava com os filhotes e deixava que servissem de alimento aos outros peixes. De vez em quando havia uns que sobreviviam e iam ficando por lá e cresciam. Entretanto os mais velhos também iam morrendo e os novos substituam-nos. :roll:

Quando enverdei por especies mais complicadas, a criação começou a dar mais trabalho mas também mais gozo, e é claro que me passei a preocupar mais em salvaguardar os filhotes. Nessas especie ( por exemplo Discus) era bem fácil arranjar quem os quisesse ;)

Quanto à sua questão dos Gupys, saiba que é vulgar essas perseguições acontecerem. O aparelho reprodutor de Platys e Guppys é semelhante e às vezes os machos destas especies TENTAM copular com as fêmeas da outra especie (veja lá se durante as perseguições aquela especie de 'tubinho' que os machos têm não se move para a frente quando eles estão a passar junto à fêmea).

Boa sorte
s_magalhaes
Membro Júnior

sexta jan 04, 2002 5:04 pm

[quote=PauloC]
Juro que isto não é perseguição Sofia :oops: , mas tenho que dizer qualquer coisa :o
Se ainda há pouco dizia que já não queria mais peixes, porque é que foi comprar mais um casal de Platys e ainda por cima com a fêmea grávida? :o Já percebeu que daqui a uns dias vai voltar a ter mais uma catrafada de peixinhos, não já?

Bem...para falar a verdade, se não fosse agora ia ser daqui a pouco tempo, porque platys e mollys são muito proliferos! Por isso não vale a pena culpá-la muito ;)
Quando tive desses peixes, sabe o que eu fazia? Simplesmente não me preocupava com os filhotes e deixava que servissem de alimento aos outros peixes. De vez em quando havia uns que sobreviviam e iam ficando por lá e cresciam. Entretanto os mais velhos também iam morrendo e os novos substituam-nos. :roll:

Quando enverdei por especies mais complicadas, a criação começou a dar mais trabalho mas também mais gozo, e é claro que me passei a preocupar mais em salvaguardar os filhotes. Nessas especie ( por exemplo Discus) era bem fácil arranjar quem os quisesse ;)

Quanto à sua questão dos Gupys, saiba que é vulgar essas perseguições acontecerem. O aparelho reprodutor de Platys e Guppys é semelhante e às vezes os machos destas especies TENTAM copular com as fêmeas da outra especie (veja lá se durante as perseguições aquela especie de 'tubinho' que os machos têm não se move para a frente quando eles estão a passar junto à fêmea).

Boa sorte
[/quote]

Paulo:
Em primeiro lugar obrigado pelos conselhos. eu bem digo que nao quero mais peixes mas sempre que um morre vou buscar mais dois e a platy gravida (eu nao sabia que ela estava gravida ).tenho é medo que os guppys lhe façam mal porque acho que agora que ela está grávida náo e possivel copular com os outros machos. Acha que eu a devia isolar na maternidade ou esperar até ela estar pronta para ter os bebés?

cumprimentos
sofia ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 04, 2002 9:12 pm

Olá de novo,
É pouco provável que os Guppies façam mal à platy ( ainda para mais sendo fêmea) e é até bem provável que quando se ambiente ao aquário vá ser a platy a atacar as desgraçadas caudas dos machos guppies.
Colocando a Platy na maternidade já, não a vai proteger de nada! Antes pelo contrário vai-lhe causar stress e em última análise ( se estiver lá muito tempo) poderá até matá-la.
O que eu faria era isto:
- Deixava a platy ter estes filhotes normalmente no aquário ( se pudesse, e quisesse, 'salvar' alguns filhotes apanhava-os e colocáva-os na maternidade);
- Anotava a data deste parto, pois a fêmea irá engravidar de novo quase de imediato. Algumas fêmeas chegam a armazenar esperma do macho no próprio corpo e isso dá para várias ninhadas ( sem ser necessário serem fertilizadas de novo por um macho).
- Não me recordo já quantos dias é a gestação de uma platy, mas será fácil encontrar um livro sobre o assunto ( veja nas prateleiras dos hipermercados, até pode ler lá o q lhe interessa - tipo biblioteca - e nem comprar...hehehe);
- Quando estivesse quase no fim do tempo de gestação ( um ou dois dias antes do limite final... e atenção ás fases da lua), colocava-a na maternidade.

Boa sorte
Responder

Voltar para “Peixes”