Peixe Doente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
roxypower
Registado: quarta mai 24, 2006 1:41 pm

quarta mai 24, 2006 1:48 pm

Olá! Queria pedir ajuda aos mais experientes e ver se me podiam ajudar a descubrir o que se passa com o meu peixe. Desde ha 5 dias que ele não consegue manter o equilibrio, nada completamente descontrolado e nos dois ultimos está quase sempre no fundo e deitado de lado. Gostava que me ajudassem se alguem souber o que posso fazer para ajudar o peixe. obrigado
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta mai 24, 2006 5:21 pm

Olá!

Que peixe é ?

Pelo que descreves parace-me um problema que eles às vezes têm na bexiga nadatória (acho que é assim que se escreve :oops: ) mas tb já ouvi falar em problemas do sistema nervoso :roll:

faz uma pesquisa na net para ver se encontras mais alguma coisa sobre isto :?

Desculpa não ter podido ajudar mais :(
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
roxypower

quarta mai 24, 2006 6:49 pm

Pois na loja onde comprei os peixes ja me tinham dito que podia ser isso e que normalmente eles morrem passado 2 ou 3 dias.. Como o meu ja dura ha 5 dias pensei que podesse ser outra coisa! Obrigado na mm pela ajuda!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta mai 24, 2006 7:17 pm

Como a Nyara disse, é a bexiga natatória.
Só não percebo é a atitude da loja, mas enfim...
Encontrei aqui o tratamento que podes fazer ao teu peixinho.
DOENÇAS DA BEXIGA NATATÓRIA: A bexiga natarória é um órgão que se enche de gás e ocupa até 7% do volume corporal do peixe. Sua função é a de manter a flutuação, já que o peso do peixe em água doce é de 107%. Também é órgão receptor de sons e pressão (alguns peixes emitem sons por esse órgão). As causas das doenças são: as deficiências alimentares, alterações bruscas da temperatura e a paralisia da bexiga natatória. Caso sofra uma dilatação exagerada, o efeito hidrostático se faz impossível e o peixe é incapaz de conservar seu equilíbrio na água. O peixe acometido apresenta-se de cabeça para baixo e para frente, não consegue manter-se nivelado e permanece na superfície ou no canto do aquário de barriga para cima, devido a dificuldade de descer ou subir. Atribui-se a dilatação da bexiga natatória a fatores nutricionais. A bexiga natatória pode sofrer também uma inflamação que causa uma doença específica dos ciprinídeos (Tanichthys, Raspora, Danio, Brachydanio, Barbus). Nessa doença desenvolve-se uma lesão inflamatória crônica necrosante. Acredita-se que seja de origem viral. Outra causa é a degeneração da bexiga natatória como consequência de doenças infecciosas (Ictiofonose). É uma doença de bom prognóstico juízo médico acerca da duração, evolução e término de uma doença). Li na Tropical Fish de Nov de 1993 que peixes gordos e pequenos (Ex: GoldFish) são mais propensos às doenças da bexiga natatória. TRATAMENTO: procure oferecer alimentos balanceados e variados e mantenha a temperatura em níveis tropicais. (leia sobre alimentação deficiente e falta de vitaminas no índice de drogas)
Retirado de http://www.acaradisco.com.br/Indicedasdoencas.asp.
Desordens na Bexiga Natatória
O peixe nada de barriga para cima ou de lado. Isto é particularmente comum nos peixes vermelhos devido às formas bizarras dos seus corpos. Flocos consumidos rapidamente incham no intestino do peixe e impedem o peixe de controlar a bexiga gasosa convenientemente. Para ajudar os peixes, alimentá-los com alimentos previamente imersos ou gelatinosos. Vegetais são também bons, ervilhas em particular.

Tal como no apodrecimento das barbatanas, estas desordens podem ser causadas por infecção bacteriana. O tratamento é praticamente o mesmo. Usar antibióticos no alimento se o peixe está a comer, ou adicioná-los à água do tanque de quarentena se os peixes não estão a comer.
Retirado de http://fins.actwin.com/mirror/pt/disease-fw.html.

Ainda tens aqui http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=156

http://us.geocities.com/zaiaramos.geo/doen.html

Espero ter ajudado.

Já agora, não chegaste a dizer que peixe é.
Última edição por Silly_Bublle em quarta mai 24, 2006 7:26 pm, editado 1 vez no total.
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

quarta mai 24, 2006 7:18 pm

Eu uma vez já tive uma Viuva que ficou assim... ela durou mais ou menos uma semana e meia..ás vezes parecia que estava melhor mas acabou por morrer... Se descobrir algo na net transmita-nos.. também tenho curiosidade mas nunca encontrei nada acerca desse problema...

BrunO
roxypower

quarta mai 24, 2006 7:35 pm

Obrigado pela ajuda vou fazer o tratamento indicado nos sites para ver se inda o consigo curar e se dá resultado. Acham que posso fazer o tratamento no aquario onde ele esta com os outros peixes ou que o deva retirar para outro aquario? Tenho o aquario e os peixes ha pouco tempo inda nao domino estas situaçoes lolol obrigado mais uma vez
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta mai 24, 2006 8:33 pm

É conveniente ser em separado, mas se os outros peixes apresentarem os mesmo sintomas, terás de fazer no mesmo aquário.

Ja agora, de quantos litros é o teus aquário?
Que peixes mantens?
Que filtro tens?
Responder

Voltar para “Peixes”