desova d discus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ser
Membro Júnior
Registado: quinta fev 23, 2006 9:34 pm

sexta mai 19, 2006 12:13 am

ola a tds!! a pouco acavei d vereficar que os meus discus acavaram d desovar! mas o aquario e comenitario e tenho la 1 limpa fundos enorme tem +/- 15 cm!! k deverei faser? corro riscos d o limpa fundos comer os ovos? e se tentar tirar o limpa fundos corro o risco d os discus regeitarem os a postura!! ajudem sff obrigado e comprimentos a tds do forum

nelson caetano
xuxurita
Membro
Registado: sexta nov 28, 2003 5:37 pm

sexta mai 19, 2006 9:23 am

ola!
Para já muitos parabens!!:)
Para mim o melhor a fazer era tirar o limpa-fundos pois quase de certeza que os vai comer, mas não sei muito sobre isso... Boa Sorte!
Pterophyllum
Membro Júnior
Registado: sábado abr 29, 2006 12:17 pm

sexta mai 19, 2006 11:41 am

Boas ...

Muito dificilmente vais ter sucesso com essa desova ... visto estar num aqua comunitário ... se quizeres mesmo tentar criar discus, tens de os retirar desse aqua e meteres num aqua isolado ... só mesmo os discus. e depois ... mesmo que eles nascem ... sabes o que fazer ??? como alimenta-los ?? que cuidados requerem ?? já agora , qual a espécie dos Discus ??? quantas posturas já meteram ?? que idade têm??
ser
Membro Júnior

terça mai 23, 2006 11:38 am

ola pterophyllum!!
bem apos 5 dias ja tenho alguns discus k nasceram aperantam tar bem d saude parte dos ovos fungaram mas para impedir k fungassem todos usei antifungos agr colekei carvao activado para retirara o efeito do antifungos pelo k sei seria progedicial ao aquario manter o antifungos muitos dias. procedi bem? aki vao as minha respostas as tuas perguntas:
nao sei mt bem o k faser e a 1º ves k tenho discus a desovar eles devem ter 8 meses +/- e e a 1º ves k desovam.kuanto a limentacao nao sei a partir d k altura os devo alimentar sei k para ja sao os pais k os alimentao. sei tb k os posso alimentar com artemia viva ou comprada na lojas d animais. kuanto a especie nao sei ja sube mas eskeci o nome podes consultar o meu album da arca e te,m la 2 fotos deles! desculpa pela demora na resposta e obrigado pela ajuda

comprimentos
nelson caetano
ser
Membro Júnior

sexta mai 26, 2006 8:48 pm

boas!!

poix pterophyllum tinhas razao a ninhada dos discos acavou por morrer. mas foram desaparecendo lentamente! tinha la 1 cardume de peixes bebado sera k foram eles k se alimentaram dos pekenos discos!! eu nao sei se eles tb sao carnivoros!! kuando algum discu morre os pais comen?

obrigado pelqa ajuda comprimentos
Pterophyllum
Membro Júnior

sexta mai 26, 2006 9:07 pm

Boas ...
ser Escreveu:bem apos 5 dias ja tenho alguns discus k nasceram aperantam tar bem d saude parte dos ovos fungaram mas para impedir k fungassem todos usei antifungos
Na minha opinião os antifungos não fazem nada! :roll: a não ser em quantidades astronómicas. Dizem os entendidos (Tailandeses) que para um antifungos ter efeito, tens de deixar ver um objecto (por exemplo uma caneta) dentro do aqua a cerca de 10cm. Por aqui tás a ver as quantidades de antifungos que tinhas de depositar no teu aqua de 100L. Agora um aparte ... eu sou criador, mas de escalares, em termos de método de criação pouco muda, só mesmo na alimentação e no peixe, porque os Discus são mais sensiveis e requerem muitos mais cuidados ... sei um pouco de Discus, visto querer no futuro fazer também criação destes ... voltando ao assunto :D
Os melhores antifungos que podes querer são os próprios pais ... são eles que limpam e tratam dos ovos ...
Os ovos que fungaram provavelmente são os que não foram fertilizados pelo macho, visto eles ainda serem um casal novo, com a sua primeira postura, ainda estão muito "verdes".
ser Escreveu:kuanto a limentacao nao sei a partir d k altura os devo alimentar sei k para ja sao os pais k os alimentao. sei tb k os posso alimentar com artemia viva ou comprada na lojas d animais
Sim, durante os primeiros 15 dias cabe aos pais essa tarefa, os alevins alimentam-se do muco dos pais, se vires os teus Discus escurecerem neste período não te preocupes, é normal... passado sensivelmente 15 dias podes começar tu também a alimenta-los, e tens de alimenta-los com artémia recém eclodida. Compra-se em ovos e depois existe um método para eclodir os ovos e nasce uma artémia que mal se vê :o ... muito importante é começar a dar muito pouco de artémia por cima dos pais (podes usar uma pipeta) para eles começarem a pegar ... vais aumentando a dose á medida que vais vendo que eles começam a comer a artémia toda ... tens de alimenta-los num minimo 4 vezes por dia ... depois é até veres que já têm boca para comer outras comidas, principalmente artémia adulta (congelada).

A minha opinião é a seguinte ... o mais difícil na criação não é ve-los sair dos ovos a nadarem ... é conseguires mantê-los até serem juvenis, e terem num minimo 5cm... se queres que te diga sinceramente, muito dificilmente irás ter sucesso de criação com os teus Discus, tens de ter muito boas condições, e num comunitário é quase impossível ... tens muito problemas, o filtro, os outros peixes etc ... para teres sucesso, tinhas de muda-los para um aqua de criação(sem areão, plantas etc.) totalmente vazio, só com aquecedor, filtro preparado para criação e peixes(casal de Discus). A criação tem muito que se lhe diga e não é tão fácil como muitas pessoas pensam (ainda por mais de Discus) ... desejo-te sucesso na tua nova aventura, não me leves é a mal por estar a dizer-te isto, mas é a realidade ... e eu estou dentro dela :D

Fica Bem
Filipe Santos

PS: Vai dando desenvolvimentos...
Pterophyllum
Membro Júnior

sexta mai 26, 2006 9:18 pm

Boas :cry:

Desculpa mas nem sequer tinha visto a tua última mensagem :lol:
ser Escreveu:poix pterophyllum tinhas razao a ninhada dos discos acavou por morrer. mas foram desaparecendo lentamente! tinha la 1 cardume de peixes bebado sera k foram eles k se alimentaram dos pekenos discos!!

Pois ... tanto pode ter sido os bêbados como os alevins terem sido sugados pelo filtro,, como terem-se perdido dos pais e acabado por morrer por falta de comida, por muita coisa mesmo ... :roll:
ser Escreveu:eu nao sei se eles tb sao carnivoros!! kuando algum discu morre os pais comen?
Não se trata de serem carnivoros (tanto que eles são peixes :lol: ) ou não ... trata-se de instinto, e é bem possível eles comerem... mas acredito mais que para comerem por falta de condições da água, tinham logo comido os ovos .... é que eles se souberem que a água não está em condições de criar os seus filhos preferem fazer um "aborto" e comer os ovos ... mas não se tratou do caso, porque eles chegaram a nascer, e depois de estarem a nadar já não os comem... como disse ... e só não digo impossível porque "nada" é impossível, mas digo quase impossível teres sucesso num aqua comunitário, eu pelo menos não conheço ninguém que tivesse sucesso em criar (nascer e viver até juvenis ou adultos) em aquas comunitários ... e conheço muita gente deste ramo, incluindo criadores de Discus.
ser
Membro Júnior

sábado mai 27, 2006 5:20 pm

boas!!

bem fikei mt surprendido kuando ia para alimentar os peixes e deparei com mais 1 desova dos meus discos!! bem ke eide eu faser para que as provavlidades d sobreviverem seijam maiores!!! ja retirei tds os peixes do aquario!! agr estao sos! mas o aquario esta 1 pouco sujo no areao!! e esta a presisar de 1 manuntencaosita!! sera arriscado estar a mexer no aquario uma vez k eles devoram, gostaria d saber se o pooso faser!!! e agradeco todas as dicas k posssam dar!!!e todas as dicas k ja forem dadas anteriormente obrigado!! comprimentos a todos

nelson caetano
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

terça mai 30, 2006 10:45 pm

Olá faz algum tempo que não aparecia por aqui e achei este tópico interessante.
Gostaria de deixar minha experiência na criação de discos.
Após a eclosão leva-se uns 4 dias até que os peixinhos nadem livres.
Durante este tempo, alguns mais adiantados saem nadando e os pais os pegam com a boca e os depositam junto a ninhada.
Isto só deve parar de acontecer quando TODOS os peixinhos nadarem livres.
Imigine então 15 ou 30 peixinhos nadando para lados diferentes e os pais indo pega-los ! Portanto é impossível a criação de discos em aquários comunitários, com certeza os outros peixes do aquário irão come-los até o último.
Um casal novo demora em torno de umas 10 desovas até aprender a alimentar os peixinhos, normalmente perde-se todas as desovas neste período. Há maneiras de se azer a criação artificial dos alevinos, para isso deve-se separar a desova (com o suporte) antes de eclosão e fazer aeração lenta, após os peixinhos nadarem livres a alimentação se dá com náuplios de artêmia podendo-se utilizar gema de ovo em pó como suplemento. Este processo é bem trabalhoso. Também se consegue sucesso transferindo os alevinos para outro casal mais experiente que esteja com uma ninhada, porém, a diferença do nascimento não deve exceder uns 3 dias.
Quando da desova a adição de um fungicida é Muito importante para se conseguir salvar o máximo de alevinos, mesmo porque o fungo que vai se forando pode cobrir os ovos saldáveis e quando o alevino nasce não consegue de desvencilhar desta camada.
Responder

Voltar para “Peixes”