Aquario novo
Olá sou novo aqui no forum e novo na aquariofilia.
Foi-me oferecido um aquario 40cmx150cmx20cm (Quantos litros serão? 120?), que actualmente irei apenas colocar algumas plantas e guppys, mais tarde irei para os meus preferidos os ciclidios. (preferencialmente o kribensis, que já tive e são lindos)
Gostaria de saber o seguinte
É melhor utilizar motor interno ou externo? (interno é inestético)
Onde encontrar uma loja online com este tipo de material?
Qual o melhor (qualidade/preço) e que motorização deverei escolher.
Estava a pensar colocar um misto de areia de praia (fluvial) e um areão um pouco mais grosso. Que aconselham?
Que lojas aconselham, para comprar peixes e plantas? (Antigamente comprava por encomenda não gosto de comprar os desgraçados que estão na loja)
Que sugestões aconselham a um novato?
Adoro os Discus, mas sei que são dificeis de manter... Que acham?
Foi-me oferecido um aquario 40cmx150cmx20cm (Quantos litros serão? 120?), que actualmente irei apenas colocar algumas plantas e guppys, mais tarde irei para os meus preferidos os ciclidios. (preferencialmente o kribensis, que já tive e são lindos)
Gostaria de saber o seguinte
É melhor utilizar motor interno ou externo? (interno é inestético)
Onde encontrar uma loja online com este tipo de material?
Qual o melhor (qualidade/preço) e que motorização deverei escolher.
Estava a pensar colocar um misto de areia de praia (fluvial) e um areão um pouco mais grosso. Que aconselham?
Que lojas aconselham, para comprar peixes e plantas? (Antigamente comprava por encomenda não gosto de comprar os desgraçados que estão na loja)
Que sugestões aconselham a um novato?
Adoro os Discus, mas sei que são dificeis de manter... Que acham?
-
- Membro
- Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am
olá
vou apenas responder á litragem do teu aqua e sim, sao 120lt brutos!
em relaçao ao materia, acho que deves falar pessoalmente com vendedores, nas lojas, e assim ficas a saber quais os melhores para o teu caso. pessoalmente prefiro um filtro externo, que é o que tenho no aqua de 204lt.
em relaçao ao peixes e plantas para comprar, ha varios foruns onde há pessoas a oferecerem ou trocarem peixes e plantas!!
quanto a lojas de aquariofilia, depende muito da zona de onde és!
se quizeres saber de lojas que eu acho boas na zona centro, manda pm.
bjos
Vanessa
vou apenas responder á litragem do teu aqua e sim, sao 120lt brutos!
em relaçao ao materia, acho que deves falar pessoalmente com vendedores, nas lojas, e assim ficas a saber quais os melhores para o teu caso. pessoalmente prefiro um filtro externo, que é o que tenho no aqua de 204lt.
em relaçao ao peixes e plantas para comprar, ha varios foruns onde há pessoas a oferecerem ou trocarem peixes e plantas!!
quanto a lojas de aquariofilia, depende muito da zona de onde és!
se quizeres saber de lojas que eu acho boas na zona centro, manda pm.
bjos
Vanessa
Os guppys são de água ligeiramente alcalina.
Os ciclídeos são de águas alcalinas ou ácidas ( os discos são ciclídeos).
O areião fluvial normalmente é neutro (não alcaliniza a água ) portanto com este substrato poderá migrar de um Ph para outro sem problemas.
Se optares por iniciar com água ácida e migrar depois para alcalinas recomendaria trocar as pedras ( de neutras para alcalinizantes).
De qualquer modo para teres plantas terás que montar um substrato fértil sob o areião.
Os ciclídeos africanos alcalinos na maioria são incompatíveis com aquários plantados pois comem as plantas e reviram o substrato ( portanto poderãop misturar o substrato fértil com o areião contaminando o aquário) normalmente a montagem de aquários para CAs são do tipo Reef ou seja, substrato + pedras com várias tocas.
Quanto a filtragem eu prefiro filtros externos pois facilitam bem a limpeza. Filtros internos existem 02 tipos : os removíveis e os de placas de fundo, estes últimos não são aconselháveis para nenhum aquário por vários motoivos que não vou citar no momento.
Cosidere os seguintes fatores para a montagem do aquário :
- Aquário plantado 1 w / litro para iluminação
- Aquário sem plantas em torno de 0,5 w / litro
- Aquecimento 1 w / litro mínimo
- circulação do filtro 5 x / hora o volume do aquário.
Quanto aos discos ( Symphysodon sp. )
àgua "mole"
Ph entre 6,6 e 6,8
Temperatura de 29 C
Considero peixes bem resistentes desde que mantidos estes parâmetros.
Os ciclídeos são de águas alcalinas ou ácidas ( os discos são ciclídeos).
O areião fluvial normalmente é neutro (não alcaliniza a água ) portanto com este substrato poderá migrar de um Ph para outro sem problemas.
Se optares por iniciar com água ácida e migrar depois para alcalinas recomendaria trocar as pedras ( de neutras para alcalinizantes).
De qualquer modo para teres plantas terás que montar um substrato fértil sob o areião.
Os ciclídeos africanos alcalinos na maioria são incompatíveis com aquários plantados pois comem as plantas e reviram o substrato ( portanto poderãop misturar o substrato fértil com o areião contaminando o aquário) normalmente a montagem de aquários para CAs são do tipo Reef ou seja, substrato + pedras com várias tocas.
Quanto a filtragem eu prefiro filtros externos pois facilitam bem a limpeza. Filtros internos existem 02 tipos : os removíveis e os de placas de fundo, estes últimos não são aconselháveis para nenhum aquário por vários motoivos que não vou citar no momento.
Cosidere os seguintes fatores para a montagem do aquário :
- Aquário plantado 1 w / litro para iluminação
- Aquário sem plantas em torno de 0,5 w / litro
- Aquecimento 1 w / litro mínimo
- circulação do filtro 5 x / hora o volume do aquário.
Quanto aos discos ( Symphysodon sp. )
àgua "mole"
Ph entre 6,6 e 6,8
Temperatura de 29 C
Considero peixes bem resistentes desde que mantidos estes parâmetros.
Olá diasje,
Me desculpe pois não sou de Portugal e portanto estou familiarizado apenas com um destes nomes que tu mencionastes , o Kribensis ( Pelvicachromis pulcher ) que é um ciclídeo africano porém não muito agressivo e precisa de um território pequeno ( Ph 7 temp. 25ºC territorial), quanto ao baiacu ou por aqui chamado pelo nome de Puffer, acredito que esteja se referindo ao "figura 8" ( Tetraodon steindachneri ou Tetraodon palenbangensis ) este necessita de parâmetros parecidos de dureza e Ph, porém o Tetraodon "Green Spotted Puffer" palenbangensis necessita de uma dureza um pouco maior e um Ph em torno de 8,5 porém ambos são peixes territorialistas, isto quer dizer que a densidade de peixes no aquário deverá ser pequena pois eles irão determinar um espaço como domínio.
Se optar por estes peixes (desconheço os outros citados) eu aconselharia uma montagem com bastante cavernas e com substrato neutro ( o areião sque tu querias), algumas plantas também são possívei, provavelmente estes peixes irão escolher uma "casa" e irão tomar conta do território no entorno.
Isto vale para estes peixes porém tu deverás verificar a necessidade dos outros
Me desculpe pois não sou de Portugal e portanto estou familiarizado apenas com um destes nomes que tu mencionastes , o Kribensis ( Pelvicachromis pulcher ) que é um ciclídeo africano porém não muito agressivo e precisa de um território pequeno ( Ph 7 temp. 25ºC territorial), quanto ao baiacu ou por aqui chamado pelo nome de Puffer, acredito que esteja se referindo ao "figura 8" ( Tetraodon steindachneri ou Tetraodon palenbangensis ) este necessita de parâmetros parecidos de dureza e Ph, porém o Tetraodon "Green Spotted Puffer" palenbangensis necessita de uma dureza um pouco maior e um Ph em torno de 8,5 porém ambos são peixes territorialistas, isto quer dizer que a densidade de peixes no aquário deverá ser pequena pois eles irão determinar um espaço como domínio.
Se optar por estes peixes (desconheço os outros citados) eu aconselharia uma montagem com bastante cavernas e com substrato neutro ( o areião sque tu querias), algumas plantas também são possívei, provavelmente estes peixes irão escolher uma "casa" e irão tomar conta do território no entorno.
Isto vale para estes peixes porém tu deverás verificar a necessidade dos outros
Obrigado por responder, bem cá vai:
Acará Azul - Aequidens pulcher

Peixe Jóia - Hemichromis bimaculatus

Kribensis - Pelvicachromis pulcher

Baiacu Verde Pintado - Tetraodon nigroviridis

Baiacu - Tetraodon steindachneri

O que desejo é um aquario colorido, mas não desejo algo muito banal, por isso escolhi estes meninos, se por algum acaso acharem que não é correcto dêm a vossa opinião.
Vou pesquisar mais sobre estes meninos.
Franz, o Puffer que me indica é bem bonito, e talvêz opte por ele. O meu aquário tem 100x40x30 por isso não posso exagerar nos peixes territoriais. Será que posso colocar alguns barbos tigres e alguns neons ou guppys?
No sabado em principio irei para a zona do Meco, a um riacho que eu conheço, para apanhar alguma areia, plantas, e uns troncos.
Algumas plantas que vi aqui na net e gostei:
Pistia stratoites
Echinodorus macrophyllus
Cabomba
Kæmpe Vallisneria
Hjerte Anubias
Langbladet Anubias
Lille Cryptocoryne

Baiacu Verde Pintado - Tetraodon nigroviridis

Baiacu - Tetraodon steindachneri

O que desejo é um aquario colorido, mas não desejo algo muito banal, por isso escolhi estes meninos, se por algum acaso acharem que não é correcto dêm a vossa opinião.
Vou pesquisar mais sobre estes meninos.
Franz, o Puffer que me indica é bem bonito, e talvêz opte por ele. O meu aquário tem 100x40x30 por isso não posso exagerar nos peixes territoriais. Será que posso colocar alguns barbos tigres e alguns neons ou guppys?
No sabado em principio irei para a zona do Meco, a um riacho que eu conheço, para apanhar alguma areia, plantas, e uns troncos.
Pistia stratoites
Echinodorus macrophyllus
Cabomba
Kæmpe Vallisneria
Hjerte Anubias
Langbladet Anubias
Lille Cryptocoryne
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm
boas...eu já tive baiacus,mas não sobreviveram muito,poderiam-me dizer a temp.,a densidade e o ph ideias??
pelo que vi anteriormente eles são muito territorias...
tambem gostaria de saber se se dão bem com plantas...
pelo que vi anteriormente eles são muito territorias...
tambem gostaria de saber se se dão bem com plantas...
korrodi
Realmente também acho difícil sucesso na manutenção dos puffers em aquários, os que já vi com maior longevidade são os dwarf puffers.
Achei um link interessante para tu : [url]http://www.pufferfish.co.uk/aquaria/spe ... /index.htm[/url]
diasje
Se optares pelos baiacús figura 8 poderás também ter os jóia, os kribensis e o acará azul. Todos poderão ser mantidos em Ph 7 com temperatura de 25ºC.
Guppys provavelmente serão alvos de ataques neste aquário.
Neons nem pensar, são peixes de água ácida.
Os Barbos tigre são os Barbus lateristriga ( não é ? ) bem quanto aos parãmetros de água são compatíveis porém, adultos, chegarão a 20cm e necessitarão de uma aquário maior ( + - 250 Litros)
Outra opção seria : Archocentrus sajica
Realmente também acho difícil sucesso na manutenção dos puffers em aquários, os que já vi com maior longevidade são os dwarf puffers.
Achei um link interessante para tu : [url]http://www.pufferfish.co.uk/aquaria/spe ... /index.htm[/url]
diasje
Se optares pelos baiacús figura 8 poderás também ter os jóia, os kribensis e o acará azul. Todos poderão ser mantidos em Ph 7 com temperatura de 25ºC.
Guppys provavelmente serão alvos de ataques neste aquário.
Neons nem pensar, são peixes de água ácida.
Os Barbos tigre são os Barbus lateristriga ( não é ? ) bem quanto aos parãmetros de água são compatíveis porém, adultos, chegarão a 20cm e necessitarão de uma aquário maior ( + - 250 Litros)
Outra opção seria : Archocentrus sajica
Novas alterações na fauna futura do meu aquario.

Archocentrus sajica

Dwarf Puffers

Pistia stratoites
Echinodorus macrophyllus
Cabomba
Kæmpe Vallisneria
Hjerte Anubias
Langbladet Anubias
Lille Cryptocoryne

Archocentrus sajica

Dwarf Puffers

Pistia stratoites
Echinodorus macrophyllus
Cabomba
Kæmpe Vallisneria
Hjerte Anubias
Langbladet Anubias
Lille Cryptocoryne
OI !
Eu acho que a fauna está legal com o dwarf puffer são peixes bem interessantes, o único problema que tu talvez tenhas é que são pequenos ( + - 2 cm) e as vezes será difícil localiza-lo no aquário
Eu acho que a fauna está legal com o dwarf puffer são peixes bem interessantes, o único problema que tu talvez tenhas é que são pequenos ( + - 2 cm) e as vezes será difícil localiza-lo no aquário

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm
boas,estive aqui na pet-shop e a especie que tem é o Dwarf Puffers
gostaia de saber os parametros ideias da água +ara este pequenino,já que das outras vezes segui á risca o que vi na net e ele morreu
obrigado
gostaia de saber os parametros ideias da água +ara este pequenino,já que das outras vezes segui á risca o que vi na net e ele morreu

obrigado
Há alguns anos eu tive os dwarf puffers, antes de optar por peixes de água ácidas.
Eles podem sr mantidos em águas entre 25 e 27ºC e Ph de neutro para alcalino.
O único inconveniente é que é quase impossível faze-los aceitar comida seca ou congelada, se pensas em manter puffers ( não só os dwarf como praticamente todos) já leve em conta que terá que servir diariamente comida viva como artêmias, tenébrios, bod worms, etc.
Eles podem sr mantidos em águas entre 25 e 27ºC e Ph de neutro para alcalino.
O único inconveniente é que é quase impossível faze-los aceitar comida seca ou congelada, se pensas em manter puffers ( não só os dwarf como praticamente todos) já leve em conta que terá que servir diariamente comida viva como artêmias, tenébrios, bod worms, etc.