A saga dos betas continua

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
fraldinhas
Membro
Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras

sábado fev 08, 2003 6:26 pm

Boa tarde,gostaria que me tirassem algumas duvidas,ja estive a ler o topico duvidas sobre betas,mas nao queria acreditar quando hoje fui a uma loja comprar peixes inclusivé betas e reparei que tinham os desgraçados dentro de copos de plastico,Isto é mesmo assim eles teem de estar ali naquele espacinho?Nao se deve comprar um casal pq o macho mata a femea?Um aquario de 15l é pequeno para os dois?Agradeço desde ja as respostas dadas e desculpem a minha ignorancia :oops:
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

sábado fev 08, 2003 6:35 pm

Que me corrijam os experts em Bettas se eu disser asneira, sim? ;)
O macho nao mata a femea. So nao se pode colocar dentro de um aquario com outro macho.
Eu, pessoalmente, sou de opiniao que quanto maior o aquario, melhor e para os peixes. Ja se imaginou a viver toda a vida dentro de um quarto de 3x3?
Quanto aos copinhos... e assim que, infelizmente, muitas lojas tem os betta machos. Nos copinhos e metidos numas prateleiras. Parece um filme de ficcao cientifica (lembram-se do Matrix? :roll: ). Se quiser comprar um macho, tente ir a loja assim q recebem o carregamento destes peixes, ainda antes de os colocarem nos tais copos. E sempre melhor fazer a quarentena em casa do que comprar os desgracados depois de estarem enfiados no recipiente.

Abracos!
fraldinhas
Membro
Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras

sábado fev 08, 2003 7:41 pm

Entao achas que nao vai haver problema em comprar o casal?È que depois de ver aquilo fiquei tao triste que nao tive coragem de os trazer sem antes me informar.E o aqua de que falei é peq.?Eu tenho um comunitario de 110l,sera que os posso juntar ou nao?Mais uma vez obrigado
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

sábado fev 08, 2003 9:34 pm

Os betta podem sobreviver em aquarios pequenos, so que eu nao acho "justo" para os peixes.
Mas um macho betta nao deve ter so uma femea, devem ser muitas.
Logo, se nao tens un grande aqua para colocares essa grande populacao la dentro, podes comprar so um macho e mete-lo no comunitario de 110lt ou no aqua pequeno.
Nao te esquecas que os betta respiram ar (vem a superficie) e podem saltar do aquario (especialmente as femeas).
Alimenta-o(s) duas vezes por dia.
bjs
sergiof
Registado: domingo jan 26, 2003 9:40 pm

sábado fev 08, 2003 9:57 pm

Olá, :D pode comprar 1 betta macho e duas femeas no minimo pois os machos não se dão e só se pode ter um.
Quantos as femeas no minimo 2 porque assim uma faz companhia a outra, pois os peixes não se querem só.
Quanto ao seu aquario pequeno pode muito bem suportar estes 3 peixes que eu recomendo.
Quanto ao seu aquario comunitario,tambem pode colocar lá estes 3 peixes pois como o aquario é maior, melhor estes se vão sentir.
Se pretende criar aconselho que coloque estes no aquario mais pequeno sozinhos pois eles querem pouco movimento em seu redor e com pouco movimento também na circulação da agua. :p
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

sábado fev 08, 2003 10:29 pm

-Boa noite:

- Infelizmente os bettas macho, são vendidos nas lojas da "especialidade" em copos minúsculos, ou em pequenos sacos de plástico; (por algumas até é considerado um peixe de água fria). Esse facto de-se à agressividade existente entre os machos; (terriório defenido para construção do ninho assim como a ornamentação do mesmo... em estado selvagem, afim de atraír uma fêmea para desova). Nos nossos aquários é impossível a coabitação de 2 machos.
-Cabe aos bettas macho a criação e a segurança das crias, a fêmea serve-lhe apenas para a postura dos ovos afim de os fecundar; de forma que após a desova a fêmea deve ser retirada do aquário, porque caso contrário o macho acaba por a matar, é evidente que em estado selvagem isso não aconteçe, uma vez que não existem limitações de vidros.

- Cumprimentos: Vitor Nogueira
jvidia
Membro Júnior
Registado: segunda dez 09, 2002 11:58 am

terça fev 11, 2003 11:26 pm

Boas.

Eu tenho um Betta macho e uma femea num aqua comunitário de 32Lt e está tudo ok.

Mas é uma questão de sorte, pois por exemplo, um colega meu pos num aqua comunitário de 120Lt 2 femeas Betta e elas começaram a dar cabo de guppies e colissas !!

Eu pessoalmente não recomendo femeas sozinhas sem a presença de um macho, pois ficam muito "autoritárias" para com os outros peixes ! ;)

E atenção pessoal, nunca ponham um Betta numa bola ou copo e nunca em agua fria pois os Bettas são originários da Tailandia e como tal são de aguas tropicais !!!

As pessoas das lojas querem é vender as bolas muito bonitas e depois o peixe nem se mexe nelas ! É um crime. x
Combatente
Registado: segunda mar 10, 2003 11:34 pm

terça mar 18, 2003 12:26 am

os Bettas sao anabantideos ou seja respirao ar.e vivem em agua tanto fria como quente e o seu abitat eles tem +/- 8cm de fundura da agua. Eles n gostao de la tar mas subrifivem bem com um aquario de 110l nao ha nenhum problema mete 1 macho e +/-4 femeas ele nao as mata porque sao muitas atam ele qundo as chateia vai a um e depois a outra . mete planta que chege para eles se esconderem. quanquer duvida ja sabem
Responder

Voltar para “Peixes”