Queria pedir-te ajuda porque sinceramente já não sei mais o que fazer com o meu aquário.
Vou contar tudo para que possas ter uma boa percepção da situação.
Comprei um aquário de 52cm, com aproximadamente 30lt, em que introduzi a água, termostato e filtro interior. Passados alguns dias, adicionei 3 peixes de água fria com a água a 20/21º. No dia seguinte eles estavam bastante mal, a nadar de lado e acabaram por morrer. Por ignorância minha não tinha verificado o ph que estava super alcalino.
Retirei os peixes, estabilizei o ph e passados mais alguns dias, adicionei mais 4 peixes de água fria. Passados uns 20 minutos de os ter colocado começaram a ficar bastante aflitos e retirei-os de imediato e coloquei novamente na água do aquário da loja...no dia seguinte quando cheguei perto deles estavam bem. Acabei por ficar com esses peixes, e comprei um aquário globo de vidro, em que coloquei água já sem cloro, ph neutro e temperatura ambiente. Esses peixes estão ainda hoje bem de saúde.
O outro aquário...o de água quente ficou parado e após ler bastante sobre a iniciação à aquariofilia, comprei um produto da JBL, Denitrol, que segundo me informei seria indicado para estabelecer o ciclo biológico, adicionando bactérias necessárias para os peixes. Esse tratamento teve a duração de 9 dias, e durante esse período mantive a temperatura a 26º, o filtro interior a funcionar e uma bomba de ar com um tubo ligado a uma anfora com pedra difusora para produzir o oxigénio.
No sábado fiz o teste da amónia e de nitritos e nenhum deles apresentava níveis incorrectos. Estavam neutros os dois.
Embora a marca (JBL), dissesse que se podia introduzir peixes a partir do 3º/4º dia, apenas o fiz no oitavo dia (neste domingo), com 3 guppys.
Ontem à noite(segunda-feira) quando cheguei 2 dos guppys estavam mortos no fundo do aquário. O outro embora estivesse vivo, estava quase sempre no canto superior direito ao pé do termostato. Mas parecia bem, nadava normalmente e dava as suas voltinhas pelo aquário todo. Ainda ontem à noite, reparei que o ph estava mt alcalino e pensei q poderia ser essa a causa da morte dos 2 guppys e adicionei o ácido correspondente. Mais tarde verifiquei que estava já neutro. Ainda na noite de ontem, por não estar a ver nenhum outro motivo sem ser o nível de ph para terem morrido os guppys, comprei mais 2 e meti-os no aquário com a água a 26º/26.5º.
Hoje, qual n foi o meu espanto, quando chego ao pé do aquário e vejo que todos os guppys estavam mortos no fundo, inclusivamente o que tinha sobrevivido da primeira vez. Estavam os 3 no fundo aquário.
Fui logo de imediato ver o ph e continua neutro!!!!!

Não sei mais o que fazer!! Peço ajuda!!
Poderiam os guppys estar doentes? Mas é estranho que seja isso, pois os primeiros foram comprados numa loja e a segunda remessa já foi noutra.
Achas que esta não é a melhor especie para iniciar o comunitário??
Disseram-me que esta não é uma boa altura para comprar guppys...isto é verdade???
Poderei ter mais sorte com outro tipo de peixe?????:roll:

PS: O meu aquário tem plantas artificiais de plástico e o areão é daquele próprio para aquários e são pedras coloridas.
Please HELP!!!