Filtro e bomba de ar. Qualidade da água

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ivaladares
Membro
Registado: segunda ago 08, 2005 11:06 pm

quarta set 13, 2006 11:49 am

Olá. Tenho ouvido muitas coisas sobre filtros e bombas de ar.

Pois bem, tenho um filtro interno, do qual gosto muito e não tenho nada a acrescentar. Faz movimentar a água e limpa também, como é óbvio.

Depois tenho uma bomba de ar. Ora essa bomba de ar injecta ar através de um difusor no aquário. Faz uma "parede" de bolhas de ar no fundo que até poderá ter alguma graça.

Agora a questão é,

Que o ar que é injectado dentro do aquário através da bomba de ar pelo difusor, que ajuda a manter a água "oxigenada". Claro que se o ar que injectar tiver O2... Por outro lado há quem diga que causa stress aos peixes. Ora o aquário é um ambiente pacifico para os peixes, se comparado com os lagos e rios de onde são originários. Portanto, quero dizer que os perigos são controlados.

Gostaria e se possível, que deixassem a vossa opinião sobre o que pensam a repeito da bomba de ar. Obrigado

Agora quanto À qualidade da água. Portanto há sempre os restos de comida que os peixes vão deixando no fundo do aquário. Há depois também as necessidades dos peixes. E tudo isto misturado sei que ao fim de algum tempo polui a água. Daí ser conveniente fazer mudas de água parciais de x em x tempo e finalmente mudar por completo, Certo?

Ora existirá outro meio mais eficaz para neutralizar o que poluiu a água. Exise aquele "químico" que limpa a água de cloro e metais pesados em instantes. mas também se deixarmos a água repousar durante algum tempo o cloro se evapora embora não seja tão eficaz.

Por outro lado há as plantas que também têm uma função previligiada, que é não só criar esconderijos, como também manter o equilibrio biológico.

São estas as minhas dúvidas. Obrigado
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quarta set 13, 2006 12:36 pm

primeiro em relação a bomba, eu não a acho necessaria um avez que o filto oxigena a agua o suficiente!
Agora quanto À qualidade da água. Portanto há sempre os restos de comida que os peixes vão deixando no fundo do aquário. Há depois também as necessidades dos peixes. E tudo isto misturado sei que ao fim de algum tempo polui a água. Daí ser conveniente fazer mudas de água parciais de x em x tempo e finalmente mudar por completo, Certo?
errado,so se muda a agua toda se mudar de aquario uma vez que isto implica deixar outra vez o aquario a ciclar! é necessaroa fazer trocas parciais de agua todas as semanas ai uns 20% e quando se faz esas trocas fazer ingualmente uma sinfonagem do fundo de modo apanhar os detritos!

quanto ao cloro deixar o recipente onde a agua s econtra ai uns 2/3 dias aberto o cloro vai evaporar-se e é sim eficaz!
Vamos fazer amigos entre os animais.
ivaladares
Membro

quarta set 13, 2006 7:35 pm

boas

Julgo que o Paulo me aconcelha a adquirir um aspirador de fundo em que em cada muda dos tais 20% aspire o fundo, certo?
Mas repare uma coisa, essa percentagem não trará desiquilibrios ao meio biológico, ao próprio habitat? sei que é necessário mudar a água mas temos um filtro que além de limpar oxigena.
paulop
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 10:44 pm

Julgo que o Paulo me aconcelha a adquirir um aspirador de fundo em que em cada muda dos tais 20% aspire o fundo, certo?
eu e qualquer pessoa, alias ao sinfonar o fundo ja está a fazer a muda da agua ;)
Mas repare uma coisa, essa percentagem não trará desiquilibrios ao meio biológico, ao próprio habitat?.
por isso que é necessário ter cuidado com os parametros da agua que se vai meter no aqua!e quando se mete essa agua esta deve ser metia de uma forma gradual tipo com um garafão a verter para o aqua com um tubo daqueles da bomba de ar, de modo que as mudanças não sejam bruscas nomeadamente a temperatura....
sei que é necessário mudar a água mas temos um filtro que além de limpar oxigena
sim mas o filtro não é de limpeza eterna, aliás até este mesmo filtro tem que ser limpo (com a agua que sai do aqua), de semana a semana ou mais, depende do filtro!
ivaladares
Membro

quinta set 14, 2006 8:30 pm

Obrigado. Ao meu filtro mudei à bem pouco tempo o carvão. Mas sei que tenho que o ir limpando.

Foi o que pensei com esse aspirador de fundo.

Obrigado
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

sexta set 15, 2006 7:27 pm

O paulo está com razão, porém, só gostaria de acrescentar uma coisa :
As bactérias existentes no aquário (biologia) estão lá para "comer" a amônia e se comem também excretam substâncias que não nitritos e nitratos, menos prejudiciais aos peixes porém prejudiciais em altas concentrações.
A troca parcial de água (TPA) tem junstamente a função de remover parcialmente estes nitritos e nitratos deixandua suas concentrações baixas.
O sifonamento de fundo é importante para evitar que materiais orgânicos em decomposição contaminem a água ao ponto da biologia não conseguir limpar.
Quanto ao carvão ativado, ele não é fundamental na filtragem e mesmo desnecessário em um aquário, considere ele como uma "ferramenta" para remoção de algum componente que "apareceu" como : tintura solta por troncos novos, compostos de medicação usada no aquário ( após o fim do período de tratamento) ou ainda algum odor da água causado por algum "descuido" com a manutenção. De resto, o carvão é desnecessário.
Oxigenação adicional com injeção de ar não é necessária em um aquário sem problemas, apenas é recomendávem em aquários que estiverem em tratamento (medicamentados) ou quando a temperatura está muito alta.
ivaladares
Membro

segunda set 18, 2006 12:41 am

. Já sei franz, sabes tudo a meu respeito. kanguro, ip bla bla bla

Então isso quer dizer basicamente o que que eu não preciso de um filtro?
é só água num aquário e ir mudando? no fundo o filtro só serve para movimentar a água para não ficar estagnada?

As plantas têm um papel importante e já adquiri mais umas. estou à espera do musgo de java que se funcionar, vai ainda mais aumentar a qualidade da água.
paulop
Membro Veterano

segunda set 18, 2006 8:35 am

ivaladares Escreveu: Então isso quer dizer basicamente o que que eu não preciso de um filtro?
é só água num aquário e ir mudando? no fundo o filtro só serve para movimentar a água para não ficar estagnada?
não o que o franz quiz dizer é que para além de teres o filtro tens que fazar na mesma as TPA's, o filtro movimenta a agua mas também filtro esse é o seu pricipal papel!
Responder

Voltar para “Peixes”