ajuda-manutenção do aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
bolhinhas
Membro Júnior
Registado: domingo out 08, 2006 6:14 pm

sexta nov 03, 2006 7:45 pm

Montei o mau aqua de 60litros há umas semanas.Coloquei as plantas e ao fim de algum tempo umas 2 semanas coloquei 3 corydoras.Agora as folhas estão a ficar com algas ou limos não sei bem, o que devo Fazer? e também tem umas bolhinhas á superfície da água é normal?Mais uma pergunta - comprei os testes 5em 1 da JBL mas ás vezes não sei bem se faço bem os testes porque a fita ás vezes não tem as mesmas cores do que na tabela.Será que deixo muito tempona água o NO2 por exemplofic amarelado e na tabela nem existe essa cor.
Já agora de quanto em quantotempo devo ver os parametros da água e fazer TPA.
O que se pode fazer para baixar o PH está´entre 7.5 e 8.0 ´emuito alto?
999-JMA
Membro Júnior
Registado: sábado abr 13, 2002 10:36 pm

domingo nov 05, 2006 3:39 pm

Olá Bolhinhas

Ao que pareçe é que tu ainda és um macarico em ralação á aquofilia.

Em relação á tua duvida sobre quanto em quanto tempo se deve medir a
agua, aconselho-te pelo menos 1 x por semana. Em relação ao PH existe bastantes produtos no mercado para esse fim, mas deves ter em atenção que o PH deve ser o mais possivel entre 6.2 e o 7.4 variando esse conforme os peixes que introduzires no aquario, quanto mais baixo for a numeração mais acida é a agua e quanto mais alta for mais alcalina será.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

domingo nov 05, 2006 10:21 pm

as plantas estão a ficar com algas?!de que côr?! bem quanto a esses testes o problema que falas da cor deve ser porque escorre a cor do teste de cima faz o seguinte metes a fita na agua tiras(esperas ai uns 2 segundos dentro da agua) depois pegas na fita pões na horizontal e das uma "sopradela", ou então pegas na fita e encostas num guardanapo so para tirar a agua e esperas um minuto...quanto as tpa's! bem eu no teu lugar fazia todas as semanas...para baixar esse ph podes fazer com tpa's...qual o ph da agua que pões no aquário?!
Vamos fazer amigos entre os animais.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda nov 06, 2006 8:23 am

As algas pode ter a ver com as horas de luz que o aquário recebe.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
bolhinhas
Membro Júnior

quarta nov 08, 2006 2:40 pm

A água da torneira sai com PH 6.5 +-.
Depois a do aquário está 7.5 8.0 será normal subir.
Eu tenho um tronco 2 anúbias élodeas e uma pedra ás riscas brancas e pretas que comprei numa loja de aquariofilia.Disseram-me noutra loja que pode ser dessa pedra se ela for calcária.Se for o caso enganaram-me na 1ª loja.
O que acham?
O sr. da ultima loja disse p tirar a pedra e deixar secar e depois expremer limão por cima. Se ficar molhada tipo com água está tudo bem com a pedra se fizer efervescência é pq. a pedra é calcária e é essa a razão do PH subir. Mas tb me disse que o mais grave é se tiver níveis de amónia que o PH se os peixes se ambientarem não é o mais grave.
O que acham?
bolhinhas
Membro Júnior

quarta nov 08, 2006 2:47 pm

Quanto a ser maçarico sou.E é por isso mesmo que peço ajuda a quem entende mais do que eu.
bolhinhas
Membro Júnior

quinta nov 09, 2006 12:23 am

Estive a fazer os teste á águ da torneira dá:
NO3 - 0
NO2 - 0
GH - entre 0 e 2
KH - 2
PH - 6.5
Depois medi os parametros da água do aquário

NO3 - 0
NO2 - 0
GH - 2
KH - entre 5 e 7
PH - entre 8.0 e 8.5

Será normal esta subida do PH?
E os outros valores estão aceitáveis??
Quem quiser responder agradeço e os meus peixes tb.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta nov 09, 2006 1:36 am

Experimenta tirar a pedra e faz o teste á pedra.
Cá para mim, deve ser a pedra que é alcalina.
Não é normal essa subida.
bolhinhas
Membro Júnior

sexta nov 10, 2006 10:01 pm

Já retirei a pedra. Agora p estabilizar oph do aqua basta fazer uma TPA?
Ainda não fizo teste á pedra tem que estar bem seca não é ?Concordm com o sr. da loja que o mais importante até á o nível de amónia e não o ph?ele diz que desde que os peixes se ambientem ao ph não há grande problema o pior é a amónia que é o Mesmo que o NO3?
bolhinhas
Membro Júnior

sexta nov 10, 2006 10:14 pm

Já vi que não é igual amónia e nitritos.Quer dizer que provavelmente tenho que comprarum teste específico para amónia?
Silly_Bublle
Membro Veterano

sexta nov 10, 2006 10:24 pm

Eu tenho um kit com 4 testes, o do pH, amonia, nitritos e dureza.
O teste de amonia é o NH3/NH4.

Tens que ter a pedra seca, para fazeres os teste ou com gotas de limão ou com vinagre.
Sim, importante é o nivel de amónia, pois se tiveres niveis de amónia altos, os peixes morrem.
Para estabilizar, basta fazer uma ou mais tpa's e fazeres o teste para saberes os niveis.
bolhinhas
Membro Júnior

sexta nov 10, 2006 10:33 pm

Eu tenho teste com NO3, NO2, GH, KH, pH não dá p ver amónia tenho que comprar um específico sendo assim.Entao aconselhas agora depois de tirar a pedra fazer uma TPA e depois voltar a medir os níveis dali a quanto tempo?agora estou a falar em relação ao pH porque o outro teste ainda tenho que comprar.
obrigado.bom fim de semana a todos
Silly_Bublle
Membro Veterano

sexta nov 10, 2006 10:42 pm

Fazes uma tpa e no dia a seguir medes.
bolhinhas
Membro Júnior

terça nov 14, 2006 10:18 am

No fim de semana fui á loja e o sr. fez os testes á água do aquário.E diz que está boa , não está contaminada e os valores ñ estão maus.Ele diz que com a comtinuação dos peixes no aquário com a ciclagem a tendência é o PH descer e talvez não tenha descido ainda pq eu tenho mudado todas as semanas um pouco de água e segundo ele isso faz-se quando a água começa a ter um ph mauito baixo.Que devido ao ciclo que acontece é que vai fazendo o PH descer e é preciso cuidado p não descer muito.Como eu tenho feito as TPA's todas as semanas ainda não deu para baixar?Será que me explicou bem?ALguem sabe dizer-me.
Em relação as algas das pantas comprei um Plecos, que apesar de saber que vai crescer muito, estou muito satisfeita pois as plantas estão limpinhas ao fim de um dia.
Peço desculpa se sou chato mas quem está a começar tem mesmo k perguntar para não fazer muita asneira.
bolhinhas
Membro Júnior

terça nov 14, 2006 10:19 am

Em relação á pedra fiz o teste com o limão e não é calcária.
Responder

Voltar para “Peixes”