Peixe doente! Ajudem pf!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
dora_mendonca
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 11:59 am

terça mar 04, 2003 1:19 pm

Olá!
Tenho três peixes num aquário de 60l.
São de água fria.
Dois são vermelhos e o que está doente é um telescópio negro.

:cry:
Este último é todo negro e, hoje quando o fui ver, estava com uma camada branca junto ao crânio. Como uma camada de algodão.

Que hei-de fazer?

Nos de água quente sei que poderia colocar sal na água e aumentar a temperatura, além de colocar o produto apropriado. Mas neste de água fria não sei se posso fazer o mesmo!

Ele já está isolado dos outros peixes.
Aparentemente os outros não têm nada mas que cuidados deverei tomar?

Obrigado

Dora
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

terça mar 04, 2003 3:23 pm

- Boa tarde

- Pelo que descreves o peixe está a ser atacado por parasitas da pele ou fungos. Uma das possíveis curas é o tratamento mycopur da Sera.
- Após o tratamento é conveniente mudar a água do aquário.

- Cumprimentos:...
Vitor Nogueira.
Bxisto
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 3:52 pm

terça mar 18, 2003 6:34 pm

Apesar de ser um aquário de agua fria podes colocar sal na mesma. A doença que descreves poderá tratar-se de ictio. No meu aquário de agua fria ja tive 2 "tipos" de ictio. Num as bolhas são mais pequenas que noutro.
O que podes fazer é comprar um produto que eu já comprei muita vez e que resulta sempre. Trata-se de um produto com um nome muito esquisito mas que costumam chamar "saquinhos de chá" lol. Isso deve resultar
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

terça mar 18, 2003 9:20 pm

dora_mendonca Escreveu: Como uma camada de algodão.
Parece ser de facto uma infeccao por fungos (saprolegnia, achyla...)
Normalmente essas infeccoes ocorrem nao sozinhas mas como segundo round de uma infeccao ja existente.
A Saprolegnia e Achyla estao em quase todos os aquarios. A solucao para prevenir o seu aparecimento e a correcta manutencao do aquario:
:arrow: bem reciclado;
:arrow: uso de filtro apropriado -os peixes de agua fria necessitam de bons filtros, ao contrario do que normalmente apregoam ao vende-los e sim, podes usar carvao;
:arrow: mudancas parciais e frequentes de agua;
:arrow: limpeza correcta do areao (se o tiveres) - fazem muita porcaria que se acumula.

Deves tratar todo o aquario e nao so o peixe doente.
Ha muitos produtos a venda no mercado. Uns mais caros e outros mais baratos. Por experiencia propria, os mais caros sao realmente os melhores. :o Ha o DessaMor liquido ou o Furamor-P nas tais "saquetas de cha", por exemplo. Todos estes tratamentos duram oito dias e as instrucoes devem ser seguidas a risca.

Espero que o teu peixe melhore.
:(
Maiato
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 1:43 pm

terça mar 18, 2003 11:12 pm

Dora, o que o Blowfish te indicou é realmente bom, mas ,falo por mim, é dificil de encontrar eu normalmente uso produtos SERA ,penso que o produto a utilizar no teu caso é o Baktopur (penso que é assim que se escreve).
Em relação ao sal usa sal marinho integral (no continente têm) para o teu aquário podes pôr uma colher de sopa rasa.

Melhoras para o teu peixinho,

Um abraço,

Pedro
novonisto
Membro Júnior
Registado: segunda jan 06, 2003 10:50 pm

quinta mar 20, 2003 7:04 pm

Boa tarde

Não sei se já é tardia a resposta mas vê a minha resposta dada à Soulgirl,

Cumprimentos

Pedro Nunes
Responder