Olá! dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

domingo jan 07, 2007 4:57 pm

Olá!

Sou novo aqui no forum, espero gostar deste passatempo, e da vossa companhia!!
;) :)

Então é assim: eu tenho um aquário de 30 litros, 50x25x25 (c x l x a) com 4 peixes, 1 neon e 3 alevins de guppy, nascidos no meu aquário.

Eu gostava de mudar o visual so aquário, ou seja, gostava de colocar um tronco no aquário. Eu vejo nas lojas de animais a vender troncos de madeira para aquário, mas não sei se é seguro colocar no aquário, uma vez que li noutro site que podia deitar substâncias para a água (não sei se inofensivas ou prejudiciais) que mudavam a cor da água para amarelo.

Não sei se é verdade... podem-me ajudar??

Se for necessário posso colocar aqui neste tópico fotos do aquário, um pouco antigas.

Tiago
anim_a
Membro Veterano

domingo jan 07, 2007 5:11 pm

Aqui estão algumas fotos, antigas, do meu aquário:

As plantas:
Imagem

Os peixes antigos:
Imagem

O aquário:
Imagem

Imagem

Imagem

Uma foto mais recente do aquário, já estava a maternidade colocada com os alevins de guppy.
Imagem

Tiago
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

domingo jan 07, 2007 8:53 pm

podes colocar o tronco caso seja ESPECIFICO PARA AQUARIO.. de qualquer maneira teras que o desifectar e deixar de molho para largar essa coloraçao... é claro que tens uns que largam mais "tinta" do que outros.. mas nao te preocupes se no teu aquario ainda largar tinta depois do teres posto de molho.. é normal e irá deixar de largar tinta ao longo do tempo

Se bem que esse aquario já é pequeno.. se lhe queres tirar ainda mais espaço colocando um tronco :|

para preparares o tronco teras de o ferver varias vezes e deixar de molho num recipiente e mudas a agua todos os dias até vires uqe ja nao larga tinta.. podera ser3 dias como uma semana.. leva o seu tempo ;)
marta_s
Membro
Registado: quinta jul 20, 2006 11:13 am

domingo jan 07, 2007 9:05 pm

Em principio, se é comprado na loja já deve vir tratado. Nos primeiros tempos pode te deixar a água com uma tonalidade mais amarelada o pH pode descer um pouco. Na minha opinião não devias manter um neon sozinho pois são peixes de cardume e gostam de se sentir acompanhados por outros da mesma espécie, se bem que com esse aquário também não tens espaço para muito
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo jan 07, 2007 9:52 pm

Os "troncos" pelo menos os meus não são tratados.
São madeiras que a sua degradação na água é praticamente nula.
Da minha experiência se forem mantidas sempre debaixo de água ficam com o mesmo aspecto em que foram compradas após 20 anos (infelizmente não as tenho a mais tempo).
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
anim_a
Membro Veterano

segunda jan 08, 2007 7:52 pm

Olá!!

Muito Obrigado por todas as sugestões ;)

AndreCardoso, eu estava a pensar em tirar a rocha artificial e colocar o tronco, e assim o espaço ocupado pela decoração seria o mesmo, a não ser que o tronco fosse maior que a rocha.

Obrigado pelas dicas sobre a preparação do tronco ;)

marta_s, eu tenho só um neon não porque o aquário é pequeno mas sim porque eu quando comprava neons comprava sempre uns 3/4, mas tanto lutavam que no final apenas um sobrevivia.

Nos primeiros tempos que tive neons comprei 2 e so um sobreviveu.
Mais tarde comprei mais 2/3 mas morreram todos os novos, ficando só o mais antigo. (aquele da foto que postei aqui neste tópico). Depois meti mais 3/4 e o antigo morreu e alguns dos novos também morreram e só ficou o que está agora vivo, que já vive á muito tempo sozinho.

Não sei se perceberam nem se é uma boa justificação, mas da experiência que tenho com neons eles so lutam!! Não parecem nada sociais...

Aquapet obrigado pelas dicas.

Eu agora vou ter de pensar mais sobre se hei-de ou não colocar o tronco... eu acho que ficava bem, mas também gosto da rocha...
Que dizem?? Já tiveram algum tronco no aquário??

E quanto ás espécies de peixes, não conheço assim muitas... podiam-me ajudar a escolher as melhores espécies para o meu aquário??
Eu tenho actualmente 3 crias de guppy com uns 3 meses e 1 neon, gostava de colocar mais peixes...

Obrigado

Tiago ;)
marta_s
Membro
Registado: quinta jul 20, 2006 11:13 am

segunda jan 08, 2007 9:28 pm

Eu tenho um tronco no meu aquário. fica muito giro e sinceramente sempre preferi ttroncos a pedras para decoração de aquários. tenho um tronco de videira e fui eu que o preparei, depois com as plantas que conjugei penso que ficou com um efeito bonito. quanto a mais espécies, se quiseres continuar dentro dos viviparos tem platys, mollys, espadas.... não são muito exigentes e são faceis de se reproduzir
anim_a
Membro Veterano

terça jan 09, 2007 2:22 pm

Olá!!

Eu estava a pensar em colocar kribensis, porque gosto da espécie e pôe ovos e não matam as crias.

O que acham?

Tiago
anim_a
Membro Veterano

terça jan 09, 2007 2:22 pm

Olá!!

Eu estava a pensar em colocar kribensis, porque gosto da espécie e pôe ovos e não matam as crias.

O que acham?

Tiago
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça jan 09, 2007 6:18 pm

num aquário com o calibre do teu, não aconselho muito e a pores não podes ter mais que um casal...e mesmo outros peixes duvido muito....os kribensis são extremamente territoriais!
Vamos fazer amigos entre os animais.
anim_a
Membro Veterano

terça jan 09, 2007 7:20 pm

Olá!

Mas não existe mais nenhuma espécie de peixe que ponha ovos e que seja pequena como os guppys?? E que seja também de fácil reprodução??

Paulop eu vi um tópico antigo onde tu mostravas uma foto do teu aquário, quantos litros é que ele tem??

Tiago[/b]
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça jan 09, 2007 8:43 pm

doa faceis de criar ha todos os viviparos, molly platy guppy!!no entanto tens um aqua pequeno (tal como o meu) e estas muito limitado não podes ter muitos peixes se os queres ter em condições...o meu tb tem 30 e uns trocos!!
Vamos fazer amigos entre os animais.
Ataris
Membro Júnior
Registado: quarta jan 04, 2006 4:33 pm

quarta jan 10, 2007 3:19 am

Quanto à tua questão, se tiveres relutante em relação ao tronco, podes sempre ir dar um passeio pelo campo e apanhar umas pedras pelo caminho (atenção as pedras calcarias, alteram o ph da agua), dependendo da tua zona, consegues uns basaltos ou uns xistos com umas boas formas e consegues igualmente uns efeitos engraçados de decoração.

Quanto a peixes que ponham ovos, pequenos como os guppys e de facil reprodução, tens as várias espécies de Killis. Procura no site da Associação Portuguesa de Killifilia (www.apk.pt) ou pesquisa no google, mais informações sobre estes peixes.

Espero que tenha ajudado.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta jan 10, 2007 8:45 am

Quanto a peixes que ponham ovos, pequenos como os guppys e de facil reprodução, tens as várias espécies de Killis.
Os killis não são peixes comunitários, ou seja, não são para estar juntos com guppies e neons.

Recomendo que coloque mais gupies e neons de forma a formar dois cardumes.

Depois escolhia peixes de fundo uns para limpar os vidros e outros a comida que chegue ao fundo. Exemplo Otos e Corydoras.

Como REIS do teu aquário podiam ser um casal de kribensis que embora bonitos e facies de reproduzir são DITADORES. Eu gosto de um aquário assim.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jan 10, 2007 3:58 pm

Também acho que deves colocar mais neons para formarem um cardume, mas para isso aconselhava-te a arranjares um aquário maior.
Existe uma regra que quase todos os aquariofilistas utilizam, que é, um litro de água por cada centímetro de peixe.

Em relação ao tronco, podes encontrar nas lojas de aquariofilia, mas mesmo que digam que já vêem tratados convém lavar bem e ferver, antes de colocar no aquário.
Caso optes por arranjar um tronco, no campo, nada de árvores resinosas.
Responder

Voltar para “Peixes”